GP do Japão: Sandbagging

Assistir corridas de F1 é bom?
R: Ééééé... (com aquele tom de desprezo na voz)

GP do Japão é sempre bom?
R: Já foi. Suzuka ainda, já teve boas surpresas e guardava sempre algum interessante desdobramento de expectativa. Agora gera a expectativa de ser tão morna e trivial quanto qualquer tilkódromo.

O que é "sandbagging"?
R: Aguarde... 

Você está gostando da temporada 2017?
R: Gostei - mas não amei - até antes das férias de meio de ano. Bélgica, o meu circuito favorito, já deu indícios de que tudo passaria a ser remotamente desagradável dali em diante. 

O que está te desagradando mais?
R: A sombra de competitividade que foi rechaçada por uma simples falácia sobre o talento de um piloto inglês. Me desagrada também a vilania pintada de um piloto normal como qualquer outro, mas que escolhe mal decisões e falas, e isso parece ser o pior dos mundos - mesmo que os grandes já tenham feito isso e não foram julgados da mesma forma.

O que é "sandbagging"?
R: Uia, que pressa...  

Só porque o piloto que escolheu para torcer esse ano está sofrendo uma maré de azar, decidiu dizer que a temporada está uma porcaria?
R: Também. Na verdade é porque ninguém mais está tendo devidos créditos por algumas sombras de talento que outros possam demonstrar porque a F1 está que nem teatro com apresentação de monólogo: só tem espaço para um no palco e aluz foca apenas nele. Está deixando de ser esporte isso, para virar qualquer outra coisa, tipo um seriado com personagem principal e o elenco de apoio sendo mencionado em letras miúdas no fim.

Você não acha que está sendo muito radical com essa postura?
R: Posso até estar extrapolando na emoção, já que é de fato, uma realidade das quais admito que não suporto dois pilotos desse grid atual e um deles está com 59 pontos de vantagem do rival, à 4 corridas do fim da temporada. Mas, sendo sincera, se souber o que é sandbagging, entenderá meu lado...

Ótimo, e o que é esse "treco"?
R: Já procurou no dicionário de inglês? Não? Sim, são sacos de areia usados em barricadas para impedir a passagem de água, mas não é esse o significado que quero empregar aqui. 
... 
Já acabou as perguntas?

Não. O que mais gostou nessa corrida do Japão?
R: Difícil dizer. Depois da largada e do abandono do Vettel, a corrida passou a focar o meio de grid. Por mais que eu seja fã de Räikkönen e estarem filmando algumas vezes quando ele esteve em disputa de poisções, acho isso um desperdício de tempo. Enquanto isso, lá na frente as Red Bulls só sacaneam mesmo a Ferrari, pois uma vitória do Verstappen nem sorriu novamente. Na realidade, um Alonso pode ter sido crucial para a não ultrapassagem do holandês sob Hamilton e isso dificulta a escolha por "algo que mais gostei da corrida". Eu ainda duvido que ele tenha feito de propósito, mas que dá minhocas na nossa cabeça, infelizmente dá. 
No mais, os coadjuvantes foram coadjuvantes: os finlandeses não fizeram muita coisa, Max e Ricciardo só sabem fazer gracinhas em pódios (especialmente Ric) e o resto do resto bateu ou deu uns showzinhos de ultrapassagens. Nada que a gente não esteja careca de ver e não empolgamos por mais de 3 segundos.

Ok, ok, e o que uma técnica de um maquiador da Kim Kardashian tem a ver com corridas?
R: Procurou no Google?!... Não, não é isso... Vou explicar.

Pelo Wikipédia em inglês os significados do termos são o seguinte:

Sandbagging, significa um ato de esconder a força, a habilidade em algo ou manifestar dificuldade de algo ou alguém no início de uma relação, podendo se referir também à:

  • Sandbagging em bilhar e outros jogos, é jogar deliberadamente sob a própria capacidade de enganar os oponentes para aceitar apostas mais altas ou diminuir a classificação competitiva para jogar em um evento futuro com maior desvantagem e, conseqüentemente, ter uma melhor chance de vencer. O termo também é usado para xadrez, golfe e outros jogos desse tipo; 
  • Sandbagging  em casos de luta, seria competir em um suporte de habilidades ou ser classificado abaixo do que é considerado realmente capaz;
  •  Para o Poker, é um jogo lento, jogo enganador;
  •  Sandbagging para escaladas, é a recomendação de uma rota para um alpinista que é conhecido por ser particularmente desafiador na esperança de que ele ache mais difícil do que o esperado;
  •  Em termos de legislação, o processado é processado por violação de uma declaração ou garantia contratual, apesar de ter sabido no momento do contrato que não era verdade;
  •  Em vendas, é quando um retém as vendas de propósito para ajudar a se qualificar para as promoções do próximo mês (ou retém devido à preguiça);
  •  O uso do termo no crivo social, pode ser usado sempre (inclusive agora) como argumento: é quando alguém retém comentários ou informações que possam apoiar a causa ou argumento de outra pessoa, especialmente após um entendimento prévio ou entendimento implícito como suporte fornecido;
  •  Sandbagging usado pela mídia, (todos-os-dias, podem conferir), é a obtenção de uma entrevista ou filmagem de alguém esperando uma peça positiva e depois cortando ou contextualizando isso em uma história negativa;
  •  Sandbagging em luta profissional é onde um lutador que está sendo elevado intencionalmente, desloca seu peso para se sentir pesado, fazendo o outro lutador parecer fraco ou desajeitado;
  •  Já Sandbagging para corridas é a qualificação deliberadamente mais lento do que o que o carro pode realmente realizar.


Podem até dizer que não tem nada disso na F1 e que estou "viajando na maionese" e "pirando na batatinha" pois estou falando comigo mesmo, neste post, que nem o Gollum


Mas na verdade tem muito na Mercedes desse termo, sim senhor. E a equipe está com "sandbagging " com a nossa cara à tempos: Fingindo problemas no carro, fingindo benevolência com seu segundo piloto, não agindo impetuosamente que nem a Ferrari nas decisões, fazendo ceninhas na mídia como se de fato, corroborassem com a imagem de competitividade e neurônicos de mecânicos fritando para fazer da vitória uma grande luta penosa de se alcançar...
O porta-voz, o próprio Lewis mudou subitamente o discurso do "carro com problema"s para "carro fantástico" em questão de dias, e na corrida nenhuma gota de suor saiu de seus poros logo depois do fim. Facilitado ainda pela sorte dos diabos e de alguns pilotos que estão também "blefando" sobre dizer que estão ali para vencer corridas para a sua equipe e "f&%@-se" campeonatos, estamos carregando os sacos de areia para eles, sem percebermos o quanto nos trará malefícios. Estamos comprando uma falsa ideia de entretenimento em nome do vício que temos pela categoria.

"Nem nos maiores sonhos estaria com tanta vantagem..." Pois bem. Quando Vettel fez lá, seu campeonato com uma bela de uma vantagem sobre o segundo colocado, Lewis foi o primeiro a dizer que isso era ruim para o esporte. Agora o jogo virou. Quando a bonança é sua, é fácil tripudiar. 
Com 59 pontos de vantagem, ele fica sentado no carro enfiando os dedos nos olhos num indicativo de emoção. De capacete, é claro. E eu, que via o VT da corrida, desliguei a televisão pois, lágrimas não me comovem. Sandbagging. Puro Sandbagging. 

Abraços afáveis.

Comentários

Mário Paz disse…
Oi Manu, gosto muito de seus textos, e vou dar uns pitacos hoje
Sobre Lewis, minha opinião é a seguinte: Lewis é excelente num carro excelente, ótimo num carro ótimo, bom num carro bom...se ele é ruim num carro ruim ? Não sei, estou esperando ainda ele guiar um carro ruim.
Sinceramente eu sempre gostei do chapa Ricciardo, e tenho implicância com Verstappen e sua arrogância, mas não dá pra negar que o Ric vinha sendo superestimado com adjetivos como por exemplo, gênio, Alain Prost, mago das estratégias. Ele é muito bom piloto, mas infelizmente será engolido pelo moleque.
Foi só eu que fiquei com pena do Palmer ? Achei que o cara ia soltar os cachorros por ser sacado no meio do campeonato e o cara...grava um vídeo de agradecimento à equipe...Planos ambiciosos para o futuro ? Sentar no sofá e comer bastante...sério, eu fiquei compadecido da situação dele, cara luta por muitos anos por isso, suou demais, venceu e perdeu, arriscou a vida, carregou as esperanças de pelo menos seus familiares...tomara que ele arrume logo uma categoria onde possa continuar seu sonho.
Manu disse…
Oi Mário, obrigada pelo comentário, pelo elogio!! E seja bem vindo!!!
Olha, eu tenho minha grande e monumental implicância com Hamilton exatamente pelo ponto em que tocou: como falar do talento dele se ele nunca teve um carro ruim? Ele teve uma sombra disso no primeiro ano do Button na McLaren. Logo, não dou o benefício da dúvida para ele, e acho que ele só é bom porque tem carros excelentes e uma lábia dos diabos.
Gosto do Ricciardo, e também gosto do Verstappen, um mais pela alegria e o outro pela audácia que falta na F1, quando o cara tem coragem de fazê-lo com um carro regular. De fato, Ric tem me decepcionado pois pode mais do que aparenta e faz o trivial. Neste ponto, Verstappen pode "engolir" ele mesmo, pois, para Max, qualquer coisa não é bom. Ele quer o máximo. Se ele parar de falar muito, pode ser um cara das quais eu admirarei no futuro. No momento, é só ok, mesmo que ele fale e faça algumas coisas capciosas de vez em quando.

Não vi o vídeo de Palmer, mas agora que contou me compadeci com ele. Sinto que sei o que ele sente, pois coloquei minhas forças e empenho em uma coisa que foi cortada na raiz recentemente. A F1 é bem cruel, sem sombra de dúvidas.
E vc também não acha que Palmer e Sainz é trocar 6 por meia dúzia?

Abraços!!!
Mário Paz disse…
Oi Manu continuando aqui com a tréplica, o Hamilton somente pilotou na F1 carros com motor Mercedes, isso diz muito...sobre o Max, que dizem estar completamente alheio à minha antipatia por ele kkkkkk, no meu modo de ver foi seriamente prejudicado por Massa na última volta, ele Max certamente usaria seu reconhecido arrojo para um tudo ou nada e Lewis não podia arriscar tudo em função de estar brigando pelo título...Massa aliás está se tornando o Mister Magoo das corridas, atrapalhando os velozes e se envolvendo em batidas de trânsito a todo momento, e nos privou de um emocionante final com sua condução errática...sobre a troca de Palmer por Sainz, tem razão Manu, esse último é um piloto incensado pelo sobrenome famoso, mas que nunca fez nada marcante, tá seguidamente envolvido em confusões, bateu no Japão nos treinos e na corrida, e ao que me consta, não paga os estragos, coisa que o Palmer fazia, pois trazia gordos patrocínios...tá bem interessante lá no outro post a análise do briefing dos pilotos, já vou lá comentar...
Manu disse…
Só posso concordar com tudo, rsrsrsrsrs...

Abs!

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