Corrente Musical de A a Z: Opeth

Estive numa "sinuca": cada banda colocada no último post (link). Na ocasião anterior, Opeth recebeu dois votos de pessoas diferentes. Desta vez, fizeram uma bela campanha pela banda. Optei então por fazer essa corrente com o Opeth, se me permitem. Não só por isso, escolhi a banda por ter sido "fomentada" à ouvir pela mesma pessoa que fez a campanha: o Ron Groo. 
Poderá ser o post mais fraco do Corrente até hoje, pois, como disse, é recente meu contato com a banda e posso soar altamente amadora na minha escrita. 

Para compensar essa falta já faço o pedido publicamente ao Ron Groo para fazer um texto de resenha do Opeth! ;)

Prontos? Tentarei fazer as escolhas pautadas nas minhas audições dos álbuns recentemente. 

Banda ou Artista mais bem votado:


♫ Música que mais gosto:


♫ Musica que menos gosto:


Acho precipitado dizer que não gostei do que ouvi. Isso exige mais audições.

♫ Música romântica:

Face of Melinda

♫ Música para dançar

Demon of the Fall

♫ Música que me define:


♫ Clipe Favorito:


Achei interessante o vídeo de "Era":




♫ Melhor álbum:

Comecei a ouvir os discos do Opeth na sequencia de lançamento logo depois da indicação, fazem algumas semanas. Conhecia a banda basicamente de revistas (até pouco tempo comprava todo mês Rodie Crew e tive de parar por falta de espaço para guardá-las #sad). De início achei os primeiros dois bem normais e dentro do que se espera do estilo, mas passei a gostar bastante do que ouvia quando cheguei no terceiro disco: "My Arms, Your Hearse" de 1998, pois gostei de "When" e e bastante de "Credence", "The Amen Corner" e "Demon of The Fall". 
Na sequencia, me interessei bastante pelo quinto álbum de estúdio "Blackwater Park" de 2001, especialmente pela canção "Harvest". "Damnation" de 2003 e "Heritage" de 2011 valem bastante a audição pois são disco bem interessantes e profundos. 
Geralmente as músicas deles são bem longas, com mais de 3 minutos em boa parte delas, algumas chegando a passar dos 10 minutos. As linhas de guitarra são ótimas e as melodias características do death metal. É uma banda sueca que vale muito dar uma chance e apreciar, caso você tenha interesse no estilo. Se não tem, pode ser que você se canse com a extensão das músicas ou com aquelas que são muito pesadas e com guturais (talvez excessivos) que mascaram, muitas vezes a profundidade da execução instrumental.
Como eu disse, minha postagem poderia ser amadora, pois aqui nessa questão de álbum não chego à um veredicto de qual gosto mais. Talvez com o tempo, tenha uma opinião mais redonda sobre a discografia deles. 
Pela mesma razão, não tenho como escolher um disco pior. Os primeiros "Orchid" (1995) e "Mornigrise" (1996) me pareceram triviais, mas com linhas de guitarras expressivas. Ainda assim, são bons para o primeiro contato com a banda, mas não são preponderantes para conhecê-los como um todo. São discos - como em qualquer banda - que contam como os primeiros passos para a maturidade musical, mas que não definem a identidade das bandas de Rock Clássico e Heavy Metal (salvo algumas exceções) como uma regra. 
Os membros da banda atualmente são: Mikael Åkerfeldt nos vocais e guitarras (desde 1990), Martin Mendez no baixo (desde 1997), Fredrik Åkesson nas guitarras e vocais de apoio (desde 2007), Martin Axenrot na bateria e percussão (desde 2006) e Joakim Svalberg nos teclados e vocais de apoio (desde 2011). 

► Mençoes honrosas: 10 mais que não foram citadas

When;
Burden;

Passamos então para as escolhas de vocês, se puderem compartilhar.
Encaminhando as bandas da próxima votação. Sorry, mas Nirvana e Oasis caíram pois iriam para quarta e terceira repescagem, respectivamente. Numa outra oportunidade, eles serão considerados. Teremos cinco escolhas com a letra P:





e


Agradeço desde já a participação de vocês e nos falamos semana que vem. Acompanhem o "Corrente Musical de A a Z" através do link.
Abraços afáveis e até sábado com a F1!

Comentários

Ron Groo disse…
Eu sou louco por the great conjuration.

Vou votar no pink Floyd e pode deixar: vou resenhar.
Manu disse…
Fico no aguardo então! 😉

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!