Corrente Musical de A a Z: P II

Conforme combinado no post de quarta (ver aqui, caso não tenha lido ainda), ficou para esta segunda parte contar as minhas escolhas de melhores e piores álbuns das bandas vencedoras da última rodada.
Começando por...



♫ Melhor álbum:

Certamente é "Cowboys From Hell", disco de 1990, que tenho inclusive, uma cópia comigo. Para muitos fãs, esse é o primeiro "verdadeiro" álbum da banda, que teria, sendo esse o quinto trabalho, abandonado de vez o glam rock do começo da carreira com até então o vocalista Terry Glaze. O power metal está dando as caras assim que Phil Anselmo apareceu para substituí-lo em 1987, e foi aos poucos deixando marca na identidade da banda. "Cowboys From Hell" apresenta também traços firmes do thrash, e o que seria o pontapé inicial para estilo chamado de "groove metal" sedimentado no álbum seguinte, o "Vulgar Display of Power", também excelente. 
Os membros são os irmãos Abbott: Vinnie Paul - baterista - e Dimebag Darrell - guitarrista, mais Phil Anselmo, no vocal e o baixista, Rex Brown.
As faixas: 

1. "Cowboys from Hell"  
2. "Primal Concrete Sledge" 
3. "Psycho Holiday"  
4. "Heresy" 
5. "Cemetery Gates" 
6. "Domination" 
7. "Shattered" 
8. "Clash with Reality"  
9. "Medicine Man" 
10. "Message in Blood" 
11. "The Sleep" 
12. "The Art of Shredding"  

♫ Pior álbum:

"Metal Magic" é a minha escolha. Não que seja um álbum ruim, mas álbuns de glam metal na época dos anos 80 era uma praga. Brotou, assim que surgiu o Metal, ganhou certo peso e força nesta década, um sem número de bandas power metal que se embrenharam no glam um tanto diverso daquelas que conhecíamos nos anos 70: muito laquê no cabelo, muita base no rosto e muitas sombras nos olhos, bastante tecidos "brilhentos" e apertados, porém pouco conteúdo musical. Algumas bandas entravam nessa porque teriam acesso fácil ao sucesso via MTV, exposição essa que lançava hits e acançava um mulherio enlouquecido à disposição para escolher à dedo (ou não, rsrsrsrs...). Poucas eram, de fato, bem sucedidas ou capacitadas. 
A sorte do Pantera era que eram influenciados por Van Halen e KISS nessa fase, uma dessas bandas de hard rock com o pé no glam que tinham do que mostrar, mas a identidade deles só veriam com o disco de estréia do Phil Anselmo e anos mais tarde com "Vulgar Display of Power". 
Eu gosto de bandas de glam dos anos 80, confesso, mas algumas, não todas. "Metal Magic" é meio breguinha até no nome, e aposta em algo que Bon Jovi, Poison, Mötley Crüe e afins, já tentavam e eram um pouco mais bem sucedidos, pelo menos com canções que destarte, além de grudentas, eram e são legais de ouvir. 
Certa vez, li uma entrevista da cantora brasileira Pitty numa revista, que dizia "detestar" Pantera pois tinha descoberto que eles tinham começado como "metal farofa". Na mesma época ela aparecia dia e noite na MTV Brasil, também havia aparecido no programa do Faustão e estava neste instante, dando de "truezona" com sermõeszinhos sobre "vender-se" ao mercado por sucesso, justo em cima de uma banda americana tal como Pantera... Não sou tão radical, apenas digo que do "Cowboys Form Hell" em diante, a banda corpo e peso (em todos os sentidos da palavra). (E todo mundo tem de começar de algum lugar certo, Pitty? Então senta lá, com seu "chip novo" e sossegue).

Os membros do Pantera nessa época do "Metal Magic" eram: Terry Glaze no vocal, "Diamond" Darrell na guitarra e vocais de apoio (sim, é o Dimebag antes de se intitular Dimebag), Rex Brown no baixo e Vinnie Paul na bateria. E as faixas:

1. "Ride My Rocket" 
2. "I'll Be Alright" 
3. "Tell Me If You Want It" 
4. "Latest Lover" 
5. "Biggest Part of Me" 
6. "Metal Magic" 
7. "Widowmaker" 
8. "Nothin' On (but the Radio)" 
9. "Sad Lover" 
10. "Rock Out"  

Para o Pearl Jam, a coisa é simples e direta.



♫ Melhor álbum:

Gosto fielmente da discografia do Pearl Jam. O grunge com uma força jamais vista, com uma turma de músicos bem talentosos como essa é difícil de achar, numa evolução para um rock despretensioso e limpo. Tive o grande prazer de vê-los ao vivo e sou grata por esses momentos como verdadeiras bençãos (eles, Metallica, Nighwish...). Para tal, foi difícil escolher um só disco, mas ao contrário do caso do Pantera eu escolho o primeiro álbum deles, "Ten" de 1991. Apesar de ter a cópia do "Vs", "Ten" é um destes discos que se ouve uma canção atrás da outra, sem querer saltar um minuto delas e ainda querer voltar ao começo, sem problemas. As faixas são hinos da banda:

1. "Once"
2. "Even Flow"
3. "Alive"
4. "Why Go"
5. "Black"
6. "Jeremy"
7. "Oceans"
8. "Porch"
9. "Garden"
10. "Deep"
11. "Release"

Com um aproveitamento de todas elas conhecidas inclusive entre os fãs sazonais, só comprova a maestria do álbum. Os membros: Eddie Vedder – vocal, Stone Gossard – guitarra, Mike McCready – guitarra, Jeff Ament – baixo e Dave Krusen – bateria.

♫ Pior álbum:

"Binaural" é um álbum da qual conheço os pedacinhos. Não tem uma canção deste disco, por exemplo, que eu saiba de cor e salteado, então, talvez seja o que tenha menos simpatia. É o sexto álbum da banda, lançado em 2000. É o primeiro com Matt Cameron, que era baterista do Soundgarden - que acabou uns dois anos antes do lançamento do disco. As faixas:

1. "Breakerfall" 
2. "Gods' Dice" 
3. "Evacuation" 
4. "Light Years" 
5. "Nothing as It Seems" 
6. "Thin Air" 
7. "Insignificance"
8. "Of the Girl" 
9. "Grievance" 
10. "Rival" 
11. "Sleight of Hand" 
12. "Soon Forget" 
13. "Parting Ways" 



♫ Melhor álbum:

Não conseguindo decidir qual dos dois, vai os dois: "Dark Side Of The Moon" de 1973 é clichê, mas, faz parte de muita resenha sobre a banda, sem dúvida alguma. É um bom álbum que contém a maturidade deles já bem acertada, já que é o oitavo disco de estúdio da banda. As faixas são conhecidas entre 10 dos 10 rockeiros desse mundo:

Lado A - 1. "Speak to Me" 
2. "Breathe" 
3. "On the Run" 
4. "Time"
5. "The Great Gig in the Sky" 

Lado B - 1. "Money" 
2. "Us and Them" 
3. "Any Colour You Like" 
4. "Brain Damage" 
5. "Eclipse"  

Os músicos: Roger Waters - baixo, vocal  e guitarra,  David Gilmour - guitarra, teclados e baixo, Nick Mason - percussão e bateria e Richard Wright - teclados e vocal.

Acho também, "The Division Bell" um álbum interessante. Mais recente, deve ter sido o primeiro contato com a banda, já que o disco é de 1994, eu tinha lá meus 7 anos e devo ter visto algo deles na TV ou ouvido nas rádios (que ainda naquela época, tocavam música vez ou outra e não só sertanejo, que era, deixado mais às estações AM).
O disco de número 14 deles contém bem menos canções experimentais e psicodélicas como os primeiros, então, tem a minha audição sem deslizes, ainda mais, pela última faixa. Eis:

1. "Cluster One" 
2. "What Do You Want from Me" 
3. "Poles Apart" 
4. "Marooned" 
5. "A Great Day for Freedom" 
6. "Wearing the Inside Out" 
7. "Take It Back" 
8. "Coming Back to Life" 
9. "Keep Talking" 
10. "Lost for Words" 
11. "High Hopes"  

♫ Pior álbum:

Já disse, mas justifico: não gosto da psicodelia do rock e tenho uma grande dificuldade de entender isso. Talvez com o tempo, eu passe a gostar. Sempre detestei punk, mas há sons que tem o pé nessa vertente que me agradam hoje, então é tudo uma questão de esperar amadurecer a ideia, na expectativa de um dia, poder reavaliar músicas, educar e acostumar os ouvidos.
E neste caso de coisas experimentais que me deixam em modo estranheza, minha escolha recai no álbum de 1969, "Ummagumma":

Disco 1 (ao vivo)
1. "Astronomy Domine" 
2. "Careful with That Axe, Eugene" 
3. "Set the Controls for the Heart of the Sun" 
4. "A Saucerful of Secrets" 

Disco 2 (estúdio)
1. "Sysyphus (Part 1)"  
2. "Sysyphus (Part 2)"  
3. "Sysyphus (Part 3)"  
4. "Sysyphus (Part 4)"  
5. "Grantchester Meadows" 
6. "Several Species of Small Furry Animals Gathered Together in a Cave and Grooving with a Pict"
7. "The Narrow Way (Part 1)" 
8. "The Narrow Way (Part 2)" 
9. "The Narrow Way (Part 3)" 
10. "The Grand Vizier's Garden Party (Part 1: Entrance)"  
11. "The Grand Vizier's Garden Party (Part 2: Entertainment)" 
12. "The Grand Vizier's Garden Party (Part 3: Exit)"  

Com isso, finalizo aqui a Corrente Musical de A a Z da letra P. Semana que vem retorno o corrente resguardando as duas bandas que não tomaram votos da última vez, mais duas opções - mesmo que já saiba o vencedor, vou propor -:







Abraços afáveis e bom fim de semana à todos!

Comentários

Ron Groo disse…
Não tenho um predileto do pantera...
Do Pearl Jam é o Yeld.
Do Floyd é difícil, mas fico com o Animals. O pior é, sem dúvida o the final CUT. É melancólico.

E não ouse fazer o próximo se não for do Queen.
Manu disse…
Hehehehehehe... Previa que seria Queen e a tendência é essa, começo a escrever ainda hoje, depois do trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!