Décima Sexta Etapa F1 2017: GP do Japão

Com um pouco de chuva, tempo nublado e umidade digna de desejo por quem vive em regiões secas como eu, o Treino Classificatório do Japão foi previsível até nos incidentes. 
Hamilton completou mais uma pole sem o mínimo de preocupação, provando, mais uma vez, que toda aquela balela de "problemas graves" é só mais um ato "drama queen" do inglês. Hoje ele já veio com aquele papinho desagradável e prepotente de que "o carro está fantástico".
De saco cheio dessa argumentação, programei a gravação do treino. Nem lascando que acordaria de madrugada para ver mais uma ladainha de pole position de Lewis. 
Da mesma forma, agirei assim com a corrida, que provavelmente será assistida via VT. 
Parece mesmo algo bem desprezado da minha parte, mas justifico: para mim é difícil ver grandiosidade nas corridas de LH. Sabendo de sua hegemonia e também considerando que Vettel tem poucas ferramentas para retomar o campeonato, não consigo me desvincilhar do desinteresse. Alguma sombra de Red Bulls ou coadjuvantes mostrarem algum serviço que favoreça o alemão tetra campeão, ainda parece ser contar demais com a sorte. E sorte a gente já sabe de qual lado está.

Para ainda piorar a situação, os finlandeses (os coadjuvantes da qual me referia) - que tem no Japão, uma boa torcida - penaram punições: No treino livre 3, tanto Bottas quanto Räikkönen foram os responsáveis por bandeiras vermelhas. Ambos ajustaram o carro à tempo para o treino classificatório, mas tomarão menos 5 posições de punição do grid. 
Bottas saiu-se melhor na classificação: o mesmo que enfrentava problemas com um pacote aerodinâmico das quais ainda estava lhe dando alguns prejuízos, fez o segundo melhor tempo e largará em sexto. Já, que acidentou-se depois Kimi fez o quinto tempo e larga em décimo e deve tentar uma corrida de recuperação. Fosse outros tempos de GP do Japão, poderia Kimi largar em 17º que venceria a prova com bastante afinco e emoção. Mas isso faz mais de 10 anos que aconteceu e o raio da felicidade não cai duas vezes no mesmo lugar. 
A não ser para a Mercedes que computa com essa pole de Lewis, a décima pole do inglês em 16 etapas. 

Grosjean protagonizou a bandeirada vermelha no finalzinho do Q1. Nada que prejudicasse tanta gente assim e nada que não fosse exclusivamente ruim para ele e para a Haas. 
Outros punidos, com números bem absurdos são Sainz e Palmer, cada um com 20 posições e (como se não desse para piorar mais) Alonso levou 35 posições de punição. Na prática isso nem é visto, pois não há isso tudo de posições para pagar. A F1 precisava reavaliar essas questões de ajustes de carro. Porém, todavia, entretanto, no entanto, a gente sabe que há de se reavaliar um monte de coisas na F1 ainda - mesmo que tenha melhorado em alguns pontos esse ano. Na realidade, dizer essas coisas é chover no molhado.

Falando em molhado: A corrida promete um tanto bom de umidade. Embora isso seja (também) perigoso, a gente sabe que o resultado é o mesmo: vitória de Lewis e mais 9 dedos na taça. 

Fonte: Grande Prêmio

Com mais do mesmo, a gente se despede, na torcida por pelo menos um único momento em toda corrida que garanta nossos aplausos. Um só! Nem é pedir muito...

Abraços afáveis e até segunda!

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