Temporada de F1 2015: GP da Espanha no Passado

GP espanhol para mim é um dos mais chatos (na minha opinião e não são obrigados a concordar). Mas, sejamos pragmáticos? O calendário todo está nos levando à muitos zzzzzzzzzzzzzzz's mesmo.

Grande Prêmio da Espanha no Passado:




 Quarta corrida do ano em 2007 ocorreu com pole e vitória do Felipe Massa (Ferrari). À essa altura do campeonato Lewis Hamilton (McLaren) liderava o campeonato sendo apenas um estreante - mas um estreante que não começou em equipe pequena então, assim, até eu lideraria.

Pole Position 2007: Felipe Massa (Ferrari)
Vencedores 2007: 1º Felipe Massa (Ferrari), 2º Lewis Hamilton (McLaren) e 3º Fernando Alonso (McLaren);


 Novamente como a quarta etapa da temporada, a sequencia em 2008, e abrindo a fase européia da temporada, as equipes estrearam novo pacote aerodinâmico. Foi também a última participação da equipe Super Aguri, à época, uma equipe de motores Honda que tinha como pilotos, Anthony Davidson e Takuma Sato. Apesar da não tão boa fase na Renault, Fernando Alonso fez o segundo melhor tempo na classificação naquele ano. Foi a segunda e última vitória de Kimi Räikkönen (Ferrari), naquela temporada e os Jenson Button (Honda) marcou os 3 primeiros e únicos pontos da equipe no ano.

Pole Position de 2008: Kimi Räikkönen (Ferrari)
Vencedores de 2008: 1º Kimi Räikkönen (Ferrari), 2º Felipe Massa (Ferrari) e 3º Lewis Hamilton (McLaren);


Quinta corrida do ano, o GP da Espanha aconteceu com a vitória já esperada de Jenson Button e sua Brawn GP. Fala-se tanto no ruim ano de Kimi Räikkönen na Ferrari, mas não percebem que nem  o Massa fazia algo com aquele carro - e olha que ele é um gênio, hein?! Para tanto, na quinta, quinta etapa é que ele foi marcar os primeiros pontos pela Ferrari - largando em quarto e terminando em sexto (atrás do Alonso - ainda na Renault - que depois seria a sua desculpa para suas derrotas, afinal, o espanhol "gosta de aparecer tanto que tem que estar na frente" para isso. 

Pole Position de 2009: Jenson Button (Brawn GP)
Vencedores de 2009: 1º Jenson Button (Brawn GP), 2º Rubens Barrichello (Brawn GP) e 3º Mark Webber (RBR) 

 Novamente quinta corrida da temporada, já acostumados a falta de um e retorno do outro, tivemos a primeira vitória do Mark Webber (RBR) na F1 e também a primeira vitória de um piloto australiano em um GP espanhol. Nesta quinta etapa, Jenson Button, que foi neste ano para a McLaren, liderava o campeonato com 70 pontos, enquanto o "rei" (Hamilton) da equipe ocupava a sexta posição com 49.

Pole Position de 2010:  Mark Webber (RBR)
Vencedores de 2010: 1º Mark Webber (RBR), 2º Fernando Alonso (Ferrari) e 3º Sebastian Vettel (RBR)

Novamente como a quinta etapa, o GP espanhol montou um repeteco de pole do Mark Webber da RBR. Ao contrário do ano anterior ele não levou a vitória e onde Jenson Button liderava o campeonato, nesse ano o alemão Sebastian Vettel, companheiro de Mark e último campeão liderava com 118 pontos. 

Pole Position de 2011: Mark Webber (RBR)
Vencedores de 2011: 1º Sebastian Vettel (RBR), 2º Lewis Hamilton (McLaren) e 3º Jenson Button (McLaren) 

No treino classificatório, Hamilton fez a pole position mas assim que marcou tempo parou o carro e foi à pé para os boxes. Não tinha o mínimo de combustível e ele ou a equipe decidiram manter o carro ali o que ocasionou na desclassificação dele, largando em último. Quinta corrida do ano, em 2012 alguns elementos vieram a tona: uma batida entre Bruno Senna e Michael Schumacher no final da reta dos boxes (que causou punição pós corrida ao alemão para o GP seguinte, de Mônaco), um incêndio nos boxes da equipe Williams, em comemoração ao combo do seu piloto venezuelano, Pastor Maldonado: largando na frente + vitória. Maldonado estava "on fire" (link)

Pole Position 2012: Pastor Maldonado (Williams)
Vencedores de 2012: 1º Pastor Maldonado (Williams), 2º Fernando Alonos (Ferrari) e 3º Kimi Räikkönen (Lotus)

 Quinta etapa do ano, marcada pela vitória do dono da casa, o espanhol Fernando Alonso  pela equipe Ferrari, mas a pole acabou no colo de um alemão, o Nico Rosberg da Mercedes.
Nada abichornante no GP, a não ser a constância do Räikkönen nos dois últimos anos com a equipe Lotus e pódios na Espanha. Foi também o último pódio de Felipe Massa pela equipe Ferrari, e também o último da temporada. 

Pole Position de 2013: Nico Rosberg (Mercedes)
Vencedores de 2013: 1º Fernando Alonso (Ferrari), 2º Kimi Räikkönen (Lotus) e 3º Felipe Massa (Ferrari)

Por fim, quinta corrida da temporada no ano mais chato de todos os outros anteriores (com chances altas de perder o posto para 2015), teve apenas pole + vitória de Lewis Hamilton pela Mercedes e na corrida finalmente o primeiro pódio de Daniel Ricciardo (com a punição na Austrália, este foi devidamente computado).

Pole Position de 2014: Lewis Hamilton (Mercedes)
Vencedores de 2014: 1º Lewis Hamilton (Mercedes), 2º Nico Rosberg (Mercedes) e 3º Daniel Ricciardo (RBR). 

Hoje, sexta, 2015 às vésperas da quinta etapa do ano já temos Mercedes liderando com Hamilton (ó, novidade, rapaz! #sóquenão) e Ferraris muito próximas tanto de Hamilton quanto de Rosberg, mas sempre Vettel à frente de Räikkönen. Na sexta sempre há uma ideia de que a McLaren tem achado o rumo do correto. Será que agora vai dar em alguma coisa?

Palpites galera, palpites! 
Abraços mega afáveis!

Comentários

Ron Groo disse…
GP da Espanha... Chato desde 1910 aC
Manu disse…
kkkkkkkkkkkk, deveras!

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!