Temporada de F1 2015: GP de Mônaco no Passado

Antes de começar o post, peço desculpas pelo sumiço. A F1 está em tal nível tal, que a todo momento que penso em me dedicar à ela por aqui, lembro das minhas responsabilidades acadêmicas. Hoje, cheguei ao meu ápice do desconforto: nova pole (que tenho lá minhas teorias de como foi conseguida) de Hamilton, em um local em que ele nunca fez pole, só confirmou ainda mais meu desgosto pelas etapas previsíveis e pela categoria que está respirando por aparelhos na minha vida. Segundo motivo, foi a narração, à tanto tempo chula, nojenta, pachequista e mentirosa, só acrescentou hoje uma gota no copo já cheio: Galvão decidiu dizer que Kimi deve ir se aposentar, só porque Vettel é melhor que ele na equipe. Primeiro que não é a primeira vez que ele fala de um piloto de F1 de forma depreciativa, e certamente não será a última. Segundo que isso não cabe a ele dizer, afinal semana passada eles se pautaram a falar de Kimi só com algumas coisas boas porque se o mesmo avançasse em ultrapassagens iria garantir uma diferença de pontos menor entre Bottas e Massa. Terceiro é que, quantas vezes já não se pediu para que esse distinto senhor calasse a boca e ele continua a dar suas podres opiniões? Quarto motivo e tão ridículo quanto é o comentário dele é que se for por questão de passar temporadas sofrendo com um carro e com a hegemonia de um companheiro, Massa já devia estar aposentado há muito tempo, pois no número de anos de sua carreira na F1, ele só superou o companheiro de equipe uma única vez (e ainda há que se discutir isso...). Parafraseando Galvão na devida proporção justa: Volta para casa Massa.

Mônaco é dada como uma das pistas de tradição que o pessoal mais ama.
Sinceramente, antes de que eu assistisse todas as corridas e tivesse discernimento sobre o que é ou não bom dentro do meu juízo de gosto, pode até ser que Mônaco fosse de fato, uma das melhores etapas, quiçá a melhor. Mas eu a detesto. Primeiro porque acho que quanto mais estreita mais agoniada fico. Mas sim, admito que é desafiante e diferente e portanto algo que mostra quem é ou não habilidoso. Porém ela é para aqueles que errarem menos e se consagrarem. Ultimamente discordo disso e por tal, não gosto de Mônaco: não é os que erram menos, é os que tem uma sorte danada e um carro bem equilibrado. Só depois se percebe que é aquele que errou menos, que a equipe trabalhou melhor, ou o que não tinha concorrência. 
Aí tem todo aquele glamour e não acho que a corrida permanece lá porque é desafiadora. É só por conta dessas festanças todas, que mais uma vez, se nós não estamos lá, porque cobiçar? Longe, muito longe de toda aquela empolgação da festa por conta de uma corrida emocionante: celebrar o quê, numa temporada dessas?
Dêem o caneco para o egocêntrico Lewis e poupe-nos de gastarmos 2 horas de nossos domingos.

Em vista disso, um dia eu reedito essas passagens aqui com o que aconteceu de mais destacável desde 2007. O dia que eu tiver mais tempo ou nadando em dinheiro que nem o Hamilton (porque aí, com dinheiro, a gente arruma tempo que é uma beleza!)

Grande Prêmio de Mônaco no Passado:





Pole Position de 2007: Fernado Alonso (McLaren)

Vencedores de 2007: 1º Fernado Alonso (McLaren), 2º Lewis Hamilton (McLaren) e 3º Felipe Massa (Ferrari)



Pole Position de 2008:  Felipe Massa (Ferrari)

Vencedores de 2008: 1ºLewis Hamilton (McLaren), 2º Robert Kubica (BMW) e 3º Felipe Massa (Ferrari)

Pole Position 2009: Jenson Button (Brawn GP)

Vencedores de 2009: 1º Jenson Button (Brawn GP), 2º Rubens Barrichello (Brawn GP) e 3º Kimi Räikkönen (Ferrari)


Pole Position de 2010: Mark Webber (RBR)

Vencedores de 2010: 1º Mark Webber (RBR), 2º Sebastian Vettel (RBR) e 3º Robert Kubica (Renault)

Pole Position de 2011Sebastian Vettel (RBR)

Vencedores de 2011: 1º Sebastian Vettel (RBR), 2º Fernando Alonso (Ferrari), e 3º Jenson Button (McLaren)

Pole Position de 2012: Michael Schumacher (Mercedes)

Vencedores de 2012: 1º Mark Webber (RBR), 2º Nico Rosberg (Mercedes) e 3º Fernando Alonso (Ferrari)

Pole Position de 2013Nico Rosberg (Mercedes) 

Vencedores de 2013: 1º Nico Rosberg (Mercedes), 2º  Sebastian Vettel (RBR) e 3º Mark Webber (RBR)

Pole Position de 2014: Nico Rosberg (Mercedes) 

Vencedores de 2014: 1º Nico Rosberg (Mercedes) , 2º Lewis Hamilton (Mercedes) e 3º Daniel Ricciardo (RBR)


E 2015? Mudou algo? Claro que não, se pensarmos bem, o esquema é quase sempre o mesmo: equipe de motor Mercedes, as vezes uma Ferrari e nos quatro últimos anos, uma RBR... Dessa vez a RBR vai mal, mas a Ferrari, completa o pódio de 2 carros da Mercedes. Estão vendo que é só uma smobra de que Mônaco é desafiante? É sempre mais do mesmo, só porque muda a ordem, não quer dizer que é a emoção pura... Mas vamos lá; grid de largada de domingo para 2015:

Pole Position de 2015: Lewis Hamilton (Mercedes)
2º N. Rosberg (Mercedes), 3º S. Vettel (Ferrari), 4º D. Ricciardo (RBR), 5º D. Kvyat (RBR), 6º K. Räikkönen (Ferrari), 7º S. Pérez (Force India), 8º C. Sainz Jr. (STR), 9º P. Maldonado (Lotus), 10º M. Verstappen (STR), 11º J. Button (McLaren), 12º N. Hulkenberg (Force India), 13º F. Massa (Williams), 14º F. Alonso (McLaren), 15º F. Nars (Sauber), 16º R. Grosjean (Lotus), 17º V. Bottas (Williams), 18º M. Ericsson (Sauber), 19º W. Stevens (Marussia) e 20º R. Merhi (Marussia).

Vamos torcer por uma boa corrida, pois está difícil... Excelente domingo!
Abraços afáveis!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!