sexta-feira, 8 de maio de 2015

Temporada de F1 2015: GP da Espanha no Passado

GP espanhol para mim é um dos mais chatos (na minha opinião e não são obrigados a concordar). Mas, sejamos pragmáticos? O calendário todo está nos levando à muitos zzzzzzzzzzzzzzz's mesmo.

Grande Prêmio da Espanha no Passado:




 Quarta corrida do ano em 2007 ocorreu com pole e vitória do Felipe Massa (Ferrari). À essa altura do campeonato Lewis Hamilton (McLaren) liderava o campeonato sendo apenas um estreante - mas um estreante que não começou em equipe pequena então, assim, até eu lideraria.

Pole Position 2007: Felipe Massa (Ferrari)
Vencedores 2007: 1º Felipe Massa (Ferrari), 2º Lewis Hamilton (McLaren) e 3º Fernando Alonso (McLaren);


 Novamente como a quarta etapa da temporada, a sequencia em 2008, e abrindo a fase européia da temporada, as equipes estrearam novo pacote aerodinâmico. Foi também a última participação da equipe Super Aguri, à época, uma equipe de motores Honda que tinha como pilotos, Anthony Davidson e Takuma Sato. Apesar da não tão boa fase na Renault, Fernando Alonso fez o segundo melhor tempo na classificação naquele ano. Foi a segunda e última vitória de Kimi Räikkönen (Ferrari), naquela temporada e os Jenson Button (Honda) marcou os 3 primeiros e únicos pontos da equipe no ano.

Pole Position de 2008: Kimi Räikkönen (Ferrari)
Vencedores de 2008: 1º Kimi Räikkönen (Ferrari), 2º Felipe Massa (Ferrari) e 3º Lewis Hamilton (McLaren);


Quinta corrida do ano, o GP da Espanha aconteceu com a vitória já esperada de Jenson Button e sua Brawn GP. Fala-se tanto no ruim ano de Kimi Räikkönen na Ferrari, mas não percebem que nem  o Massa fazia algo com aquele carro - e olha que ele é um gênio, hein?! Para tanto, na quinta, quinta etapa é que ele foi marcar os primeiros pontos pela Ferrari - largando em quarto e terminando em sexto (atrás do Alonso - ainda na Renault - que depois seria a sua desculpa para suas derrotas, afinal, o espanhol "gosta de aparecer tanto que tem que estar na frente" para isso. 

Pole Position de 2009: Jenson Button (Brawn GP)
Vencedores de 2009: 1º Jenson Button (Brawn GP), 2º Rubens Barrichello (Brawn GP) e 3º Mark Webber (RBR) 

 Novamente quinta corrida da temporada, já acostumados a falta de um e retorno do outro, tivemos a primeira vitória do Mark Webber (RBR) na F1 e também a primeira vitória de um piloto australiano em um GP espanhol. Nesta quinta etapa, Jenson Button, que foi neste ano para a McLaren, liderava o campeonato com 70 pontos, enquanto o "rei" (Hamilton) da equipe ocupava a sexta posição com 49.

Pole Position de 2010:  Mark Webber (RBR)
Vencedores de 2010: 1º Mark Webber (RBR), 2º Fernando Alonso (Ferrari) e 3º Sebastian Vettel (RBR)

Novamente como a quinta etapa, o GP espanhol montou um repeteco de pole do Mark Webber da RBR. Ao contrário do ano anterior ele não levou a vitória e onde Jenson Button liderava o campeonato, nesse ano o alemão Sebastian Vettel, companheiro de Mark e último campeão liderava com 118 pontos. 

Pole Position de 2011: Mark Webber (RBR)
Vencedores de 2011: 1º Sebastian Vettel (RBR), 2º Lewis Hamilton (McLaren) e 3º Jenson Button (McLaren) 

No treino classificatório, Hamilton fez a pole position mas assim que marcou tempo parou o carro e foi à pé para os boxes. Não tinha o mínimo de combustível e ele ou a equipe decidiram manter o carro ali o que ocasionou na desclassificação dele, largando em último. Quinta corrida do ano, em 2012 alguns elementos vieram a tona: uma batida entre Bruno Senna e Michael Schumacher no final da reta dos boxes (que causou punição pós corrida ao alemão para o GP seguinte, de Mônaco), um incêndio nos boxes da equipe Williams, em comemoração ao combo do seu piloto venezuelano, Pastor Maldonado: largando na frente + vitória. Maldonado estava "on fire" (link)

Pole Position 2012: Pastor Maldonado (Williams)
Vencedores de 2012: 1º Pastor Maldonado (Williams), 2º Fernando Alonos (Ferrari) e 3º Kimi Räikkönen (Lotus)

 Quinta etapa do ano, marcada pela vitória do dono da casa, o espanhol Fernando Alonso  pela equipe Ferrari, mas a pole acabou no colo de um alemão, o Nico Rosberg da Mercedes.
Nada abichornante no GP, a não ser a constância do Räikkönen nos dois últimos anos com a equipe Lotus e pódios na Espanha. Foi também o último pódio de Felipe Massa pela equipe Ferrari, e também o último da temporada. 

Pole Position de 2013: Nico Rosberg (Mercedes)
Vencedores de 2013: 1º Fernando Alonso (Ferrari), 2º Kimi Räikkönen (Lotus) e 3º Felipe Massa (Ferrari)

Por fim, quinta corrida da temporada no ano mais chato de todos os outros anteriores (com chances altas de perder o posto para 2015), teve apenas pole + vitória de Lewis Hamilton pela Mercedes e na corrida finalmente o primeiro pódio de Daniel Ricciardo (com a punição na Austrália, este foi devidamente computado).

Pole Position de 2014: Lewis Hamilton (Mercedes)
Vencedores de 2014: 1º Lewis Hamilton (Mercedes), 2º Nico Rosberg (Mercedes) e 3º Daniel Ricciardo (RBR). 

Hoje, sexta, 2015 às vésperas da quinta etapa do ano já temos Mercedes liderando com Hamilton (ó, novidade, rapaz! #sóquenão) e Ferraris muito próximas tanto de Hamilton quanto de Rosberg, mas sempre Vettel à frente de Räikkönen. Na sexta sempre há uma ideia de que a McLaren tem achado o rumo do correto. Será que agora vai dar em alguma coisa?

Palpites galera, palpites! 
Abraços mega afáveis!

2 comentários:

Ron Groo disse...

GP da Espanha... Chato desde 1910 aC

Manu disse...

kkkkkkkkkkkk, deveras!