Slipknot: novos vídeos e novo álbum a caminho

Já comentei sobre a banda Slipknot aqui no blog. Conheci os tais na época do colegial e como uma pessoa que não curte muito máscaras (em especial, palhaços) sempre fui arredia com a banda. Mas após assistir ao primeiro show ao vivo dos caras em DVD, acreditei que devia ser momento de esquecer a aparência e abrir os ouvidos. 
Fiz inclusive uma postagem densa sobre eles logo após a apresentação no Rock in Rio de 2011 - ver aqui
Nesse post eu não mencionei alguns dados da banda. 
São bem reservados, e suas máscaras tem o propósito, não de chocar, mas de mostrar que eles são uma banda de metal de muita fibra, que fazem uma música pesada, com letras pesadas e não se importam com aparência. Tanto que usavam macacões iguais e se definem por números, não nomes e por consequência, nada de rótulos. 
O anonimato foi meio complicado de manter, principalmente para aqueles que são fãs da banda, conheceriam fácil os rostos depois de um tempo de exposição em mídia. Quem não é fã, pode ver os caras assim que uma tragédia baqueou os membros da banda: o baixista Paul Gray foi encontrado morto em 24 de maio de 2010. A perícia divulgou que Paul sofria de problemas de saúde e, uma prescrição médica em combinação de medicamentos como fentanil e morfina para aliviar a dor, acabou levando o músico à uma overdose fatal naquele dia.  
A banda ficou por muito tempo dando declarações tristes e pesarosas e claro, suas identidades foram de alguma forma escancaradas. O vocalista Corey Taylor (mais conhecido deles, pois também pertence a banda Stone Sour) pareceu o mais abalado com toda a situação. Paul tinha esposa, e uma filhinha estava a caminho de nascer quando o acidente aconteceu.
Desde então a banda fez apenas alguns festivais, com o antigo baixista deles, que assumiu o lugar de Paul mediante a concessão da família. Porém nunca se via ele nos shows em respeito a Gray; ele estava lá, mas apenas dando suporte. 
Em 2010 também começava um embate que pela mídia se tornava mais latente: o baterista Joey Jordison dizia que queria novo álbum de estúdio, enquanto Corey reiterava que era preciso tempo até superar o luto de Gray.
Informações desencontradas e picuinhas chegaram ao dia 13 de dezembro de 2013 e Joey foi anunciado como dispensado da banda. As informações continuaram desencontradas, não se sabe o motivo da demissão, não se sabe muitos detalhes sobre e a banda lança, logo depois dessa divulgação, que para 2014 estava sendo preparado um novo álbum de estúdio.

O que é necessariamente importante quando se trata de uma banda? Como sabem, sou fã do Nightwish e por duas vezes a banda trocou de vocalista. Em 2004 demitiram, em carta aberta, a cantora Tarja Turunen. Fãs desesperados choraram copiosamente por anos, porque a "diva" foi "maltratada" pelos integrantes da banda. A imagem da vocalista ficou meio ruim, pois por eles, ela não tinha comprometimento e tudo o mais. Não sou talifã. Sempre gostei do Nightwish pelas belas letras e melodias de Tuomas Holopainen, o tecladista. Minhas músicas favoritas são completas quando Marco Hietala as canta. Não posso fazer nada se houve problemas de comunicação entre os membros da banda. Além disso, Tarja tinha um empresário e marido que como um cara do ramo, queria mais do que uma banda de metal está acostumada. Ele meio que tornou ela uma Beyoncé do metal. Ou seja: uma diva que não combina com a imagem que uma banda de metal parece ter como espaço. Perdeu o sentido quando a última turnê da cantora com a banda, ela trocava de roupa mais de 3 vezes no show e os microfones combinavam com os trajes. Se era vestido vermelho, o microfone era vermelho. De repente ela aparecia com uma saia amarela e lá estava um microfone amarelo. Hein?
A falta de comprometimento só comprovou anos depois, quando ela nem divulgou aos fãs que estava grávida. Soubemos, quando a menina já estava de colo, com quase um ano. Nem a embaixada finlandesa no Brasil sabia (foi por lá que soube que ela era mãe, e eles davam os parabéns) - ela vive com o marido argentino, aqui do nosso lado, na Argentina. Mas essa informação não foi dividida com ninguém, o que meio que comprovava que ela era reservada ao extremo ao não dividir coisas importantes com os fãs (que de certa forma, são loucos por ela). Entendo que privacidade é necessária, mas apenas era bom se ela dissesse que esperava o primeiro filho e divulgasse apenas informações de bem estar dela e do bebê... Mas cada um, cada um.

Vida que seguia. A nova vocal escolhida anos depois não me agradou de primeira, mas amei as músicas então fui acostumando. Fui no show do Nightwish com a nova vocal, Anette Olzon, em 2010. Sonho realizado, tudo belo. Até que em 2012, na nova turnê, nova confusão. Anette ficou doente, foi substituída às pressas por duas vocalistas da banda de abertura. A banda deu ao público duas opções: grana do ingresso devolvida ou show com cantoras reservas que aprenderiam as letras em duas horas. O público escolheu as moças. 
Anette se irritou e em reunião declararam que ela que estava fora da banda.
Picuinhas e mulher se vitimizando novamente, fãs dramáticos e poucos meses depois Anette apareceu com um novo bebê nos braços. Depois de atrasar a gravação  do disco Imaginaerum por causa de uma gravidez, ela engravidou durante a turnê do segundo filho. Obviamente, a vida musical dela teria que ter pausa porque algo pessoal estava em jogo. Toda uma turnê ia ser desmarcada por causa de um descuido. Pois filho, a gente evita e programa. 
Obviamente, uma nova vocalista veio, Floor Jansen (ex After Forever, atual ReVamp) aprendeu o repertório em dois dias e eles finalizaram a turnê. E por mais que elas - as ex vocalistas falem e falem - o importante em tudo é que o que permanece é a música. E se ela permanece e continua sendo produzida com membros novos, mas eficientes... Bem. É isso que importante. Porque as vezes enjoa mesmo os bastidores, e o mais importante é o entretenimento das boas notas ecoando nos ouvidos e fazendo você viajar. 

Fora o baterista do Slipknot, que certamente fez algo que realmente não foi agradável, caso contrário não teria os outros 7 membros favoráveis à sua saída e deixando as picuinhas de lado, Slipknot está preparando a estréia do novo álbum, intitulado "5: The Gray Chapter", que fala obviamente de Paul Gray e as pedras no caminho que a banda enfrentou. O álbum completo tem lançamento marcado para dia 21 de outubro e pelas duas músicas até então divulgadas, vem material bom por aí. 
Eis os vídeos disponíveis. O primeiro, "The Negative One" indica na letra que é para Joey Jordison:



Ontem, lançaram outro vídeo, onde estréia as novas máscaras, o line-up e "identidade" do novo baixista. Aparentemente, por comparação de tatuagens, é o Alessandro Venturella, rodie do Mastodon (ver aqui). A identidade do baterista até agora, não entrou em nada a não ser por apenas rumores.

O vídeo "The Devil In I" saiu ontem e é um vídeo que pode causar umas emoções aos cardíacos ou assustados de plantão. Mas é uma excelente música, vale a pena, conferir:





O novo Slipknot e os preparativos para a nova turnê estão aí - e aparentemente no próximo Rock in Rio terá chances de estarem aqui nas nossas terras novamente.  



No aguardo para ouvir o novo álbum. E vcs, o que acharam?

Fico por aqui. Bom fim de semana a todos!
Abraços afáveis!

Comentários

Ron Groo disse…
Eu imagino o show. No RiR eu achei muito legal.
Manu disse…
Vai ser uma tour interessante Groo. Quem sabe, não dá para ir em algum deles? *Sonhar não custa rsrsrsrs*

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!