Certezas e incertezas Formulísticas (comentando manchetes)

Há algum tempo não comento as manchetes da F1, então, selecionei algumas.

►Cotado para ceder vaga, Button nega preocupação com rumores de contratação de Alonso: “Não acredito nas notícias” (Reportagem completa, aqui)

O lance da McLaren mostra que quanto maior o time, mais repugnante eles podem ser. Desde 2007 a equipe caiu no meu conceito e no conceito de muita gente, devido às falcatruas e comentários tipicamente do meio - ou seja, recheados de hipocrisia e contradição. Esse parte de que os pilotos não estão rendendo suficientemente e propõe novas caras, soa bem desesperador, ainda mais que estão mudando de motor para a próxima temporada. Enquanto as equipes de F1 tiverem o pensamento de que seus contratados são santos milagreiros, a coisa fica sempre mais complicada. Trabalho tem que ser completo, do "zezinho do café", até o "chefão dos chefões".
E estou com Button, até que as notícias não passem de boatos, pouco podemos opinar. Alonso de volta à McLaren parece possibilidade longe de ser concreta, pois meu ponto de vista sobre o relacionamento piloto-e-equipe de 2007 é bem diferente do quadro pintado na época. O lance ali foi uma intolerância à mesquinharia, falta de profissionalismo e claro, falta de respeito. Duvido que Alonso retorne para lá.
Tudo bem que duvidei que Kimi voltasse à Ferrari, mas em tese, a relação Kimi-Ferrari foi bem mais amena do que aconteceu entre Alonso-McLaren. Em todo caso: Alonso é (com razão, nesse ponto) mais orgulhoso que Kimi.
O rumor se deu por Ron Dennis ter declarado algo como querer ir atrás de pilotos bons para a próxima temporada. O nome de Alonso e Vettel vieram, mas creio que ambos ficam onde estão. Vettel inclusive brincou com a situação, dizendo que ouviu conversas sobre seu contrato em um valor alto e que pediu inclusive a caneta para assinar. (aqui
Particularmente, já que a mudança para motor Honda é fato, então acho que para 2015 seria legal manter os dois pilotos atuais. Em comparação com 2013, essa temporada está boa. Button é um piloto experiente, que já ganhou um campeonato, tem qualidades e é comprometido com a equipe. Magnussen não é de todo mal, embora não seja espetacular. Se há possibilidade de mudanças, talvez seria bom abrir uma vaga para o lugar do Magnussen e deixá-lo mais um tempo como piloto de testes, por exemplo, já que é jovem. Caso não dê certo, fique no "já que não tem, vai tu mesmo!"

►Após polêmica com Hamilton em Spa, Vettel sai em defesa de Rosberg: “Foi um acidente normal de corrida” (Reportagem completa aqui)

E

►Massa vê erro da FIA em não punir Rosberg, mas defende que Mercedes precisa liberar briga pelo título (Reportagem completa aqui)

No primeiro caso, Vettel disse isso, por um simples fato: ele mesmo já bateu em seu companheiro de equipe, que por sinal tinha uma mesma regra de boa conduta interna. No que que deu? Nada, apenas uma aposentadoria do atingido, que todos acham que foi por essa razão, mas esteve na cara que foi apenas providencial. Além disso, Vettel disse que foi um acidente normal de corrida porque ele é um dos poucos pilotos sinceros e sensatos dessa F1, depois do Kimi - mas o finlandês não abre a boca muito para falar, a não ser quando é interpelado. Assim sendo: "acidente normal de corrida" porque foi mesmo. Contra fatos, não há argumentos. Todos os outros que foram favoráveis à Hamilton, no fundo sabem que se forem a favor de Rosberg, podem desencadear uma leva de monstrinhos e a F1 passa a ser corrida de bigas.
Usando as armas hamiltônicas de persuasão, Kimi foi atropelado no pitlane pelo inglês no GP do Canadá em 2008, com sinal vermelho e tudo e não houve sequer uma punição - seja da FIA ou puxão de orelha interno. Shit happens. Mas o estardalhaço foi feito, a piada paira pela forçada polêmica aqui em pleno 2014. Todo ano, se não tem briga interna, não tem casos de quebra de regras ou coisas maiores, tem as polêmicas de pilotinhos de louça.

O segundo caso é risível. O cara acusado pelo Alonso - o chorão mor da maioria - por ter ralado o carro dele em 2007, e ter tido a sutileza de retrucar com um mal educado "Vai cagar!", agora fala em punições por toques. É por essa razão que "contraditório" é um dos nomes do Massa, o piloto de mil nomes e mil caras. Se não bastasse a incoerência (pois cobrar da FIA punições padronadas e justas é piada pronta), ele ainda levanta a bandeira que é necessário manter a briga de título. 
Esse foi o caso, e Rosberg soube bem que "obedecer" não consta na lista de verbos do Hamilton nem se a equipe intimar. Era preciso fazer algo. Fez e deu problema. Mas na boa: se Hamilton quisesse mesmo, ele teria saído do buraco e conseguido chegar na zona de pontuação. Não fez porque o "mimimi" imperou. Pra mim basta: nem precisa dizer mais nada, pois por tal razão não merece caneco.

►Massa exalta “grande piloto” Bottas e diz que companheiro de Williams “pode lutar por título no futuro” (Reportagem completa aqui)

O que é a vaidade não? Quem é ele para dizer tal coisa? Que tipo de credibilidade tem? 
A reportagem fala que Massa é experiente em companheiros de equipe, o que dá entender que tem propriedade para falar de quem quer que seja. Desculpe, mas discordo plenamente. Fora que dizem ter dividido atenção com todos eles desde que pisou na F1: Villeneuve, Schumacher, Alonso e Räikkönen. Dividiu? Ei, todos, forma muito mais bem sucedidos que ele. Schumi é hepta sem nenhuma ajudinha dele. Alonso disputou campeonatos com Vettel na Ferrari, enquanto Massa ficou a ver navios nos quatro anos de convivência. E quando teve a chance de ser campeão, foi Kimi na estréia pela equipe que abocanhou o título em 2007. No ano seguinte foi campeão por 30 segundos. Uau! Talvez ele tenha aprendido do Villeneuve só a mania de falar bobagem e por essa razão, aí sim divide a atenção. ¬¬'
Além disso, ele não exaltou o Bottas como ato deliberado, apenas teve um jornalista esperto no caminho, que o lembrou que o companheiro está à 70 pontos à sua frente nessa temporada. Não teve outra saída se não elogiar - um elogio totalmente meia boca. Até eu falo melhor do Bichinho de Goiaba. 
Era mais que óbvio que Bottas é melhor que ele como piloto. Agora, os números não mentem. Daí Massa trouxe uma novidade: Bottas pode ser campeão no futuro. E se disputar só com ele mesmo, certamente será. Mas vai fazer ele admitir, vai... "Ah, tinha borracha no meu assoalho...", "Ah, a chuva atrapalhou meu desenvolvimento...", "Ah, fulano acabou com a minha corrida...", "Ah, foi a mangueira que soltou..."



►Alonso afirma que Vettel “não é o melhor” e aponta seu eleito: “Na minha opinião, Hamilton é o melhor piloto” (Reportagem completa aqui)

Sei nem o que dizer. 
Fernando Alonso. Eu, Manu. Gasto tanto tempo. Muito tempo. Defendendo a vossa digníssima pessoa. E você... Vai e declara uma coisa dessas?
Não. 
Não...
Mas opinião, né? Igualzinho a... *próximo assunto*

►Massa vê vitória da Red Bull em Spa como 'desafio do balde de gelo' na meta da Williams: “Ninguém esperava” (Reportagem completa aqui)


Meu Deus.
Mas se a meta da Williams é vencer em Monza, já sei quem é que vai. E no país dele, tem gelo e eles são bem acostumados.

►Hamilton questiona avaliação dos incidentes na F1: “As mesmas regras nem sempre se aplicam com exatidão” (Reportagem completa aqui)

Inclusive as que você mesmo cometeu, fófis, nem sempre foram bem avaliadas ou merecidamente punidas. #ficaadica
Todos, todos já foram punidos injustamente na F1e todos já se safaram bonito de algumas punições. Posso até citar casos: Kimi bateu no Magnussen em uma corrida dessas (Mônaco, certo?) e mereceu uma punição e não teve. O Pérez foi punido por bater no Massa, quando foi a primeira vez que ele não teve culpa nas bobagens dele. 
É a assim, Hammy. Não gostou, leva a bola embora para casa.

►Montezemolo anuncia em Monza que deixa Ferrari e Brawn volta para assumir chefia do time, crava revista alemã (Reportagem completa aqui)

Ó, essa bomba é cascuda. Será que esse "presidanta" faria isso pelo bem da nação tifosi? Não sei, não sei...
Mas se for por falta de adeus, começo desde já: Ciao, Montezemolo! Arrivederci! 


Pior do que está, se ficar, já estou anestesiada. \o/

Abraços afáveis a quem fica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!