segunda-feira, 18 de março de 2013

GP da Austrália 2013: Heart Full of Fire

Depois de uma quase longa espera, finalmente o GP da Austrália saiu. Se não bastasse a off season, o treino oficial foi uma água, com o perdão do trocadilho.
Quem ficou acordado na madrugada de sexta para sábado foi dormir com a sensação de falta. O treino oficial marcado para as 3 da manhã ( horário de Brasília) acabou sendo adiado pela chuva intensa na Austrália. Logo tivemos um pequeno Q1, muita água e um monte de blábláblá sem fim.
A classificação foi o esperado, mais tarde e dividida, mas com os nomes que já poderíamos imaginar.
Mesmo assim não foi assim tão ruim, em vista da falta que eu sentia de assistir as corridas. 
Durante ela, muita coisa podia acontecer e sim, aconteceu coisas boas.
Os pneus são um problema. Nas primeiras voltas já haviam pit stops, o que mostrou que quem souber administrar os tais pode ter mais vantagens. Era premeditado três paradas, mas quem conseguisse a proeza das duas trocas, poderia ter lucros maiores.

Pudemos (felizmente ou infelizmente, dependendo do ponto de vista) ver o rendimento da Mercedes. Rosberg parecia muito além no carro que o novato na equipe, Hamilton. E pra mim ele é novato, e mesmo que tenha chegado em quinto, acho que ali vai rolar muito mais trabalho do que havia na McLaren. Rosberg acabou ficando só na promessa de ser uma daqueles que estariam no pódio, apesar do ritmo um pouco melhor, ninguém sabia ao certo como os pneus se comportariam e ele em si teve de abandonar.

Certas coisas não mudam, como por exemplo, Webber largando mal e querendo fazer algo só no fim da corrida. Uma pena, a RBR com a ajuda dele poderia ser mais uma equipe imbatível, se ele não errasse tanto.

A Ferrari já arquitetou seus pauzinhos. Com as duas Ferraris muito coladas em Vettel, mas sem sucesso de ultrapassar, era preciso uma mudança na estratégia da troca de pneus (que caminhavam para as premeditadas três trocas). Chamaram Alonso primeiro, que atrás de Massa teria possibilidade de saltar na frente de ambos. E como se tratava de Alonso, o plano deu certo: na segunda parada Alonso costurou para estar à frente de Vettel e Massa. 
Mesmo que alguém diga que isso é o que prejudicou Massa em terminar a corrida na frente de Alonso, (o que parece ser a premissa do ano, e eu acho uma bobagem, afinal ele tem é que vencer e assumir a própria insuficiência de vez em quando). Mesmo que ele mesmo tenha dito ao fim da corrida que foi esse o problema dele... eu digo uma coisa só: Quando chegou a vez da terceira parada, o mesmo esquema de antecipar paradas foi feito com ele. E ele não veio à frente nem do Vettel, que dirá de Alonso. Então, se não sabe superar isso, assuma. 
No fim de tudo, "mimimi" não é nem aconselhável nem plausível: largou em quarto e chegou em quarto. Isso, no ano passado, era milagre. Está de bom tamanho. Se quer provar que é bom é só gradativamente ir superando isso.

O que dizer então das McLaren? Meu Deus, não ouvi o nome de Button, e algumas vezes vi Perez sendo ultrapassado. Isso mostra que a equipe está em um patamar desfavorável, e de fato cometeu erros em ter Perez ainda verde, por ali. Este, quase se comportou como uma corrida qualquer na Sauber, ano passado. Primeira corrida do ano sim, mas muito aquém do esperado, embora eu mesma não tivesse muita expectativa.

Das equipes pequenas pouco pode-se comentar, como sempre. Pena que não pudemos ver como a Sauber se comporta esse ano, com Hulkenberg pelo menos, já que o novato Gutierrez ainda parece verdinho.
Delas se destaca a Force India. Sutil pode ser um cara rápido, mas suas façanhas minguaram ao fim da corrida. Foi feito muito, fez apenas duas paradas, mas ele não largou de pneus soft, que ao fim foi usado e não rendeu como deveria, de fato, desgastando rápido. Já seu companheiro, se manteve pelo menos, linear da classificação à  corrida.

Engraçado que se nos treinos quase não se ouvia falar das Lotus. Na corrida, se dependesse de Grosjean, realmente não ouviríamos. O "coitado" classificou bem,  mas largou muito mal, aprendendo ser quase como Webber. Só que ao contrário do australiano, ele não evoluiu no fim.
É por isso que ler que a Lotus entendeu como funcionam os pneus soa meia verdade. Ela entendeu, mas seus pilotos, aparentemente só um somou A +B.
Kimi Räkkönen é daqueles que muita gente tem muito o que dizer. A maioria constrói piadas sobre a personalidade, outras provocam aqueles que gostam dele, outros se acham conhecedores de sua vida. Outros ainda detonam quando vê que todos estão detonando, e estes mesmos, exaltam quando ele vence uma corrida.
No quebrar os ovos, fazer o omelete foi muito fácil. Kimi saiu da sétima colocação para a quinta e logo mostrou um carro melhor que o da Mercedes, já que não admitirão que eu diga que ele é melhor que Hamilton. As Ferraris estavam empacadas atrás de Vettel, mas ele não se precipitou. Levou os pneus soft à décima volta e esse foi o pulo do gato. Pois sua segunda parada foi quando os outros planejavam a terceira e de cara, só Sutil parecia ameaçar sua liderança em algumas partes da corrida. Mas antes mesmo da segunda troca do alemão chiliquento (vide o porquê ficou fora da F1 por um ano), lá estava Kimi deixando ele pra trás.
Um pouco mais e talvez Alonso o ameaçasse, de fato. Porém parece que o dia era mesmo do Kimi:


As manchetes falam em surpresa da vitória do "Homem de Gelo". Podem até atribuir às duas únicas paradas, o bom desempenho da corrida, mas alguns fizeram o mesmo número de paradas e a coisa não engrenou.  Outros fizeram mais e estavam no pódio com ele. A razão de tudo foi um pouco mais do que isso. E acho mais: o homem pode até ser de gelo, mas o coração ficou cheio de fogo.


Abraços afáveis!!!

*PS: A tv Globo já começou com seus fuzuês. Apresentou um novo repórter que se mostrou "o" babaca, cheio de gracinhas e um jeito de falar totalmente irritante. Fora a péssima dicção. Fonoaudióloga nele!!! Ou melhor, façam um novo teste, pois o retardado não conhece de F1. No treino oficial ele conseguiu falar alguns nomes de pilotos totalmente errados, e na corrida mostrou os pneus em um link e não conseguiu pronunciar a palavra "deterioração" de forma correta (falando "deteriorazação" ou algo parecido) e ao invés do tal "macarrãozinho" ele disse "camarão"!!!! Pô meu, está de sacanagem, ou o quê? Já não basta o Galvão e o Reginaldo acharem que quem está desse lado da tv é um débil mental!...
Agora, a transmissão tbm, pra variar tinha que deixar marca. Com a definição da organização da prova em adiar o treino para às 9 da noite aqui, quem só tinha a opção da Globo, ficou vendo Salve Jorge mesmo, porque "ai deles mudaram a tão importante programação!"... ¬¬' Fora isso, o bocoió do novo repórter foi falar com Felipe Massa na hora da entrega dos prêmios do Alonso e do Vettel e cortaram a imagem dos dois pra mostrar a belezura do "reclamão". Eles não conhecem a divisão de tela não?! 
E pelo visto vai ser assim todo o ano, porque o novo abestado repórter só encara o Massa para entrevistar, e no mais os latinos do paddock (diga-se de passagem, que horror de espanhol, hein amigo?!) 
Fiquei pensando: será que a Globo aceita curriculum? o.O

3 comentários:

Pry disse...

Manu querida, eu juro que quando ele disse "camarão" eu pensei: Caramba, what the hell is that? Apelidaram o pneu vermelho de camarão?

Agora que vc falou do macarrãozinho que eu associei o nome à pessoa - no caso, ao pneu.

Quando a gente pensava que não dava pra ficar pior (Oi, Mariana Becker!) encontram esse guri... #tenso

Ron Groo disse...

Foi justo.
Kimi foi o tempo todo constante e mereceu ganhar.

Mas quando vi esta imagem que você usou pra ilustrar o post eu logo pensei: O cara gosta de beber e ao invés de um copo dão um prato pra ele.
Amadores.

Manu disse...

É Pry, se fosse um apelido ao pneu como vc disse, até iria bem. Mas ele pediu atenção ao camarão no pneu, então associei ao macarrão que o Burti tanto falava.
A Mariana era aquele molde típico da pachecada, agora, temos um besta que nem sabe o que está fazendo ali. Bom né? Qd mais se reza, mais assombração aparece. o.O

Groo, se bem que ele deve ser bom de garfo tbm, tenho a impressão hahaha... :D

Abs a vcs!!! \o/