Ensiferum

Oi pessoas queridas!
Essa é a minha postagem número 400! ^^
Eu comentei aqui, especificamente no post que fiz sobre a banda Norther, que estava pensando em post sobre as bandas finlandesas. Mas, abri espaço para falar especificamente do Norther (ver post aqui) pelo pedido de Ron Groo, e hoje farei do Ensiferum, depois do Nelson ter comentado que seria uma boa pauta para post.
Seguindo então o conselho do Nelson e aproveitando o post do Norther é o que farei e deixarei postado para que vcs apreciem pelo menos até meados de terça ou quarta da semana que vem. Os motivos, além da dica do Nelson, também é que ainda não estou contente com a lista das bandas, e para aproveitar Petri Lindroos, um dos meus guitarristas favoritos. ("Visual barbie" Groo, talvez melhore agora com o Ensiferum, hehehehe...)

Ensiferum:



Ensiferum é uma banda de Viking/Folk metal, como já avisei, da Finlândia. Fundada em 1995 por Markus Toivonen (guitarra),  Sauli Savolainen (baixo) e Kimmo Miettinen (baterista). O nome da banda vem do latim, que significa manejador de espada. No ano seguinte, Jari Mäenpää entrou na banda como vocalista e co-guitarrista. Em 1997 lançaram a primeira demo.
Em 1998 Sauli e Kimmo deixaram a banda e foram substituídos por Jukka-Pekka Miettinen (irmão mais novo de Kimmo) e Oliver Fokim. Em 2000 assinaram contrato com a gravadora finlandesa Spinefarm e trabalharam no álbum "Ensiferum" lançado em 2001. No mesmo ano, a tecladista  Meiju Enho passou a integrar a banda.
Em 2003, quando o segundo álbum "Iron" estava pronto, Jari deixou a banda para se concentrar no Wintersun sendo substituído por Petri Lindroos do Norther. Em 2004 foi a vez de Jukka-Pekka deixar o Ensiferum para Sami Hikka e Oliver deixou em 2005 para o lugar de Janne Parviainen.
Em 2007 (se não estou muito enganada) foi a vez de Emmi Silvennoinen passar a tomar conta dos teclados.


Esta é a última formação, restando apenas Markus como formador da banda e podemos dizer que é porta-voz não a toa.
Enfim, passo agora às dicas de sons favoritões meus. Tarefa árdua, porque passei a gostar de muitas músicas do Ensiferum, impossível de escolher algumas, mas farei o meu melhor, começando em ordem cronológica:

"Battle Song" do primeiro álbum "Ensiferum": (primeiro a original do álbum com Jari e depois ao vivo com Petri - para verem que não há grandes diferenças...)




Para a próxima, é só começar um "tatarara, tatarara"... "Iron" do álbum homônimo:



"Lai Lai Hei" do álbum "Iron":



"Ahti" do álbum "Victory Songs":


 

"Victory Songs", do mesmo álbum:



"From Afar" do mesmo nome:



"Twilight Tavern" do "From Afar":



Se gostarem, eu sugiro que comprem ou baixem os álbuns: Ensiferum (2001), Iron (2004), Victory Songs (2007) e From Afar (2009). São simplesmente ótimos, principalmente o meu favorito, Victory Songs. O DVD, 10th Anniversary Live (de 2006) também é algo, para quem gostar do estilo, da banda, para ter mesmo na coleção. Eu já adquiri o meu! Hehehehe...

É isso. Espero que tenham gostado, e já conhecem a banda, que comentem sobre suas favoritas.
Abraços afáveis!

Comentários

Nelson disse…
Parabéns pela marca de 400 post, e que 400° post! Ensiferum realmente é uma banda muito bacana, Battle Song e Victory Song são duas das minhas preferidas deles, Goblins' Dance, Token of Time, One More Magic Potion são ótimas também, enfim, eles tem muitas músicas bacanas, pra quem gosta de Folk Metal é um prato cheio.
Ron Groo disse…
Desculpe o comentário raso... Mas a menina é linda.
Do som não gostei tanto assim.
Manu disse…
Obrigada Nelson! Essa sabia que ia gostar. ^^
Eu adoro Ensiferum, mas destaquei as músicas acima para o post mas as suas tbm poderiam estar aqui. Tanto é que sugeri que ouvissem os álbuns pois querendo ou não fazer uma apresentação com listinha, é sempre complicado.

É Groo, Emmi é muito bonita e parece muito simpática. E sobre o som, folk metal é algo que demorei um pouco para acostumar, mas se tornou um dos estilos que mais gosto, ultimamente.

Abraços aos dois!

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!