Sobre pesquisas sem noção

Eu sempre vejo muitas pesquisas em que a primeira pergunta que eu faço é: o que isso muda?
Hoje me deparei com seguinte pesquisa, postada como reportagem no Yahoo Brasil:

Mulheres acham homens de vermelho mais atraentes, revela estudo

NOVA YORK, 4 de agosto (Reuters Life!) - Os homens interessados em chamar a atenção de mulheres devem trajar vermelho, cor que, segundo revela uma pesquisa, os torna mais atraentes para o sexo oposto.
Mulheres nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e China disseram ter achado homens retratados em roupas vermelhas, ou emoldurados em vermelho, mais sexualmente atraentes que os que vestiam outras cores, mostrou a pesquisa publicada no Journal of Experimental Psychology.
Andrew Elliot, um dos autores do estudo feito pela Universidade de Rochester, disse que se acreditava que vermelho fosse uma cor sexy apenas no caso das mulheres.
"Nossas descobertas sugerem que o vínculo entre a cor vermelha e o sexo também se aplica aos homens", disse Elliot. "A cor fez uma grande diferença para as mulheres."
Não obstante, as diferenças culturais relacionadas às cores, a constatação de que as mulheres se sentem atraídas por homens de vermelho foi feita em todos os países.
A pesquisa consistiu em sete experimentos, alguns dos quais divididos em duas partes. Cada experimento envolveu um grupo de 20 a 57 pessoas na faixa dos 19 aos 22 anos. Mulheres participaram de todos os experimentos, e homens foram incluídos em um deles como grupo de controle.
As mulheres também associaram o vermelho a um status mais alto, tendência que, segundo Elliot, é análoga ao que é visto entre outros primatas.
"Entre os chimpanzés, o macho de escalão mais alto fica vermelho de forma dramática durante uma competição por primazia", ele explicou. "A cor é um indicativo claro de status. As fêmeas observam isso e fazem todo o possível para acasalar com o macho de grau mais alto disponível."
Os pesquisadores sugeriram que, para os homens, trajar vermelho pode provocar uma mudança de comportamento e que algo tão simples quanto usar uma gravata vermelha pode resultar em um homem sentir-se mais confiante ao fazer uma apresentação de negócios.


Eu ouvi isso numa aula de biologia no cursinho pré-vestibular. O professor botou a teoria dele depois de ver uma garota da sala de vermelho e contou que era a cor muito interessante e enfins. Ele era relativamente jovem, solteiro e a menina da sala era um petisco, um alvo dele visível. Ele usou como cantada e se desse errado, ele falava que era uma curiosidade científica. Claro. Quem nunca deu de esperto? Se brincar ele conseguiu alguma coisa. Ele sempre conseguia diziam as rejeitadas. Para mim tanto fazia, se fosse motivo para sair da sala e tomar uma água eu até achava bom que os professores começassem com brincadeiras desse tom.
Uma professora na faculdade citou algumas teorias sobre o vermelho, associado ao sexo quando se trata da maçã, o fruto proibido. Parece que viajam na maionese, ou na maçã, mas fato é que falaram o mesmo do McDonalds e a cor vermelhinha e amarelinha da marca estimulam a fome. A lata da Coca-Cola e agora da cerveja Brahma se encaixam bem no discurso... Outro exemplo, que os cigarros mais vendidos no mundo tem vermelho no pacote, que nem Marlboro. Daria até uma tese!
Acaba que se falamos desse cigarro lembramos da Ferrari. Tanto o carro quanto a equipe da F-1 são a cereja do bolo para alguns. Sim, o carro é belo. O da F-1 agora é quase rosa... Nem de longe os pilotos são os mais atrativos do paddock. Digamos que ano passado meu discurso seria diferente, com toda a certeza (risos sarcásticos).

As vestimentas vermelhas como algo atrativo também em homens é "novidade" já que em mulheres já foi comentado.
Eu acho legal vermelho, mas tenho poucas, pouquíssimas roupas dessa cor. Uma ou duas camisetas? Que eu lembre, sim.
Adoro ainda mais quando leio reportagens como essa e eles citam primatas para dar um ar científico ao conteúdo. Eu sei que viemos de uma espécie de macacos, mas quantos anos se passaram até que sejamos uma espécie diferente, de estrema distância em termos de evolução, desses seres que se enquadram como primatas de agora? Precisa?! Agimos por alguns instinto, algo no nosso cérebro corresponde positivamente ao vermelho, no caso da reportagem. Pois no caso de um touro na Espanha o vermelho estimula algo também e não é a mesma coisa... ^^
Eu me pergunto se as pessoas se sentem atráidas pelo Papai Noel então. Eu particularmente acho mais chique aquele velhinho com vestes douradas. Também  "os vermelhinhos" ou se preferirem "os socialistas" não estam na minha lista de melhores amigos. 
E pior:
Ao digitar no Google imagens "homem de vermelho" me saiu 1 boa opção. As outras se referiam a bonecos, o Homem-Aranha e outros super-heróis e até isso:


(Se eu fosse paranóica eu juraria que o Google coloca coisas que ele sabe que vai chamar a minha atenção... Mas enfim...) Experimentem digitar "mulher de vermelho" ou para facilitar a vida, cliquem a seguir: link. Se seguir para página 2, 3 a coisa fica excelente para a ala masculina. ^^
Bastasse que alguém respondesse que o vermelho é chamativo. E pronto. Até porque o Google não vai mudar depois dessa alarmante descoberta.
Será mesmo que não tem mais nada importante para ser pesquisado por aí?

Abraços afáveis!

Comentários

Fernando Kesnault disse…
Só lhe digo uma coisa Manu. Este negócio de incutir as cores marron e cinza para o homem é horrivel. Eu particularmente, detesto estas duas cores. Não caem bem em ternos, calças e camisas para mim. Gosto de cores fortes e o vermelhho esta incluso nesta. Então sou atração prá mulherada?? hahha. Mas, devo lembrar que as cores vermelho e amarelo (que eu mais gosto junto com o laranja) são cores que trazem sorte e felicidade na cultura chinesa e mesmo asiatica do sudeste e regiões limítrofes. Veja nas lojas que vendem shorts e bermudas masculinas o tanto que é difícil encontrar cores vibrantes como vermelho, amarelo e laranja. Salvo, raras exceções encontramos. Eu tenho nestas cores e sempre estou a procurar e mesmo porque o Brasil tem sol o tempo todo então tem que ter cores vibrantes e não tristes como o cinza, verde escuro e marron, deixa para os países frios e nublados.
Ron Groo disse…
Será por isto então que a figura do bombeiro faz tanto sucesso com a mulherada em geral?

Mas o contrário também deve de ser verdade, a gente gosta de uma bonita mulher de vermelho... De preto... De amarelo... De azul.... De verde... De roxo.... De laranja... De bege não...
Manu disse…
Bom Fernando, nesse caso concordo. Homem pode usar qualquer cor que quizer. Eu particlarmente nem reparo nisso, a não ser que seja camiseta de time de futebol e no caso aquela do Palmeiras cor de canetinha marca texto, que convenhamos é um terror. A do Corinthians, aquela roxa é outra derrota, mas aí acho que implicância minha com o time mesmo.
De resto vale tudo. Se o cara for legal ou ao menos se sentir bem, vale até camisa florida.

E Groo: pode ser mesmo que bombeiro faz um sucesso considerável. Uma coisa que ouço muito é homem de uniforme, de exército, de bombeiro, polícia, etc, exercem algum atrativo no mulheril. Talvez pela idéia da proteção, quem sabe?

Mas mulher de bege não? É... bege é sem sal, sem açúcar. Eu opto por "homem de camisa florida é dispensável".

Abs p/ vcs!

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!