Por que frieza emocional é melhor em termos profissionais?

Kimi Raikkonen está sendo criticado pelos Tifosi por não ligar para Felipe Massa após o terrível acidente na Hungria.
É senhoras e senhores! Apesar de alguns sites da imprensa ter divulgado a visita do finlandês pós a corrida da Hungria, Felipe Massa deu entrevista ao Felipe Motta dizendo que seu companheiro de equipe não ligou (ele esperava que ligasse?), mandou uma espécie de postal e visivelmente declarou em tom mimado que a mensagem recebida em vídeo por todos pilotos da F-1, a de Kimi era a mais curta. "Ele é estranho e isso não me atinge".
Massa querido, isso soou bem mimado de sua parte. Um homem feito, quase pai poderia ter dito algo como: "Ele me mandou um cartão para minha recuperação" e ponto. Teria soado feio, mas para um cara que não o atinge essa seria a melhor resposta.
Kimi pode parecer indiferente, mas é a sua atitude profissional o que deve ser elogiado.
Explico porque mais ao fim.
A tal declaração foi o motivo de muitos dos italianos fervorosos acusarem o finlandês de insensível e mal educado.
Algum antropólogo, psicólogo precisa urgentemente fazer parte de empresas de jornais italianas e acompanhar constantemente nosso colega brasuca. A indiferença muitas vezes aparentada por Kimi é sua válvula de escape e mais: característica de sua personalidade.
Nós brasileiros somos seres muito afáveis, de sangue quente, emotivos. Adoramos uma conversa, um bom papo, um churrasco com uma porrada de amigos em volta de uma mesa. Brigamos, choramos, contamos nossa vida a pessoas que conhecemos ontem. Assim também são os italianos.
Sentimento exacerbado é característica que nos assemelha aos tifosi.
Eu, Manu, dona desse blog detesto hospital. Odeio ver as pessoas que e o gosto “entubadas” e ligadas a máquinas. Perdi minha vó em 2002 sem ter me despedido dela por não saber entrar numa sala de hospital.
Chorei tanto que nem imaginam quando ela se foi. Ela era a minha vó, a única que eu conheci, a sábia, a pessoa que eu mais admirava.
Mesmo assim não presenciei seu enterro. Se há algo que detesto mais que hospital é velório. Eu fiquei na porta do lugar... Desolada sentada no chão.
Meu pai menos de um ano depois teve de fazer uma cirurgia contra um câncer. Eu lutei para entrar no quarto onde ele estava. Eu não queria repetir o erro que cometi com minha vó.
Graças a Deus tudo ocorreu bem.
Mas eu não sei lidar com velório.
A mãe da minha amiga morreu não faz muito tempo. Eu chorei na sala de aula, mas nunca disse para ela palavras de consolo, porque eu não dou conta!
Sou insensível? Mal educada?
Se eu fosse piloto de F-1, companheira do Felipe seria. (Foto: Aniversário Felipe Massa - 2008)


Imagino que Felipe tenha alguma inveja atacada pelo Kimi. A atitude "cold" do finlandês nunca incomodou tanto quanto agora é evidente. Ou então essa foto acima vem de uma digna falsidade por parte do Felipe. (Vale ressaltar, tenho fotos dos 2 aniversários do Massa em 2007 e 2008. Ambos há Kimi nelas. E os aniversários do Kimi que não vejo nem sombra de Felipe... Corrijam-me se já viram alguma imagem com os dois, por favor!)

Kimi e Felipe são duas personalidades opostas. Isso é fato!
O caso da Malásia é um bom exemplo: enquanto Felipe berrava por uma viseira transparente para finalizar a corrida, Kimi tomava sorvete fora do circuito sem que ninguém soubesse que sob aquele dilúvio, o problema com o KERS poderia por em perigo sua própria integridade física. Ele teve problema no seu carro, recolheu, pegou um sorvete, uma coca-cola e esperou. Nada poderia fazer.
Quantas vezes, Kimi foi prejudicado por erros dos outros e ele dizia sempre a mesma coisa: "Isso pode acontecer, acontece essas coisas em corridas e não tem como voltar atrás então vamos pensar na próxima corrida". Nunca acusou ninguém, nunca falou pelos cotovelos (conhecemos bem esse tipo que fala demais, não é Rubens Barrichello?) e consequentemente nunca foi injusto.

Digo mais. Acredito que ascensão de Massa na equipe Ferrari deve ser, além de seu visível talento, creditado ao finlandês. O fato de Kimi ser sumariamente preocupado apenas com seu trabalho em pista e indiferente a respeito de quem seja seu companheiro de equipe acarretou com que o Felipe tivesse absolutamente nenhuma preocupação com o companheiro. Kimi nunca preocupou com status na equipe, com posição, nunca reclama nunca palpiteia. Ele faz o que é mandado. Porque a Ferrari teria tanta insatisfação com um perfeito capacho como piloto?
Lembram-se de Cingapura? Alguém viu a cara do Homem de Gelo pós a batida?
Se não lembram eu mostro: (fotos: Cingapura - Kimi Räikkönen - 2008)




E depois de Cingapura, quem estava de escudo para que o Massa sempre estivesse em vantagem contra o Hamilton? Quem "sentou no rabo" como dizem aqui e sozinho esteve no auxílio para a equipe caso o Felipe precisasse?
Alguém comentou? Fizeram o alarde do salvador da pátria?
Não... Porque o Massa perdeu. E se tivesse ganhado? E se a chuva tivesse vindo um pouco mais tarde e os pneus do Glock não tivessem se destruído? Continuariam a lembrar daquele que se sentiu mal sozinho e correu atrás sem reclamar?

A verdade, o VERO italiano, é que as pessoas são sumariamente injustas. E com o Kimi Räikkönen tem sido verdadeiros crápulas.
Um aviso à Ferrari e seus torcedores: 2007 poderia ter sido da Mclaren!Lembrem-se disso!
E quando certo espanhol vier para a scuderia, muita, mas muita gente vai sentir saudade desse finlandês.
E aí eu repito a frase dele mesmo: "I don't care!"
Será que ele não liga mesmo? (foto: Pódio - Brasil - nov. 2007)

Beijos a vcs!

Comentários

Minha amiga, eu não tenho nada mais a acrescentar a seu perfeito texto!
Você foi perfeita Manu!!! Você foi simplesmente perfeita!!!

bjs, Ludy
Manu disse…
Obrigada Ludy!
Poucos entenderão o q a gente sente numa situação dessa!

=*
Andrea disse…
Manu...vc disse tudo, expressou tudo o que eu sinto tbm...obrigada pelo ótimo texto!!!!
Como torcedoras do Kimi sabemos o verdadeiro valor dele, e isso é o que vale!!!!!!!

bjos

Andrea
Manu disse…
Obrigada Andrea!!! Como torcedoras do Kimi a gente sofre...
Obrigada mais uma vez!^^
=*
Unknown disse…
Obrigado Manu!!! As suas palavras lavaram a minha alma. Esse é o agradecimento de um fã do Kimi, leal e guerreiro como vc.

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!