Tabelas da Oitava Etapa da Temporada 2021

 A primeira rodada na Áustria foi meio...


...No entanto, rendeu resultados "interessantes".
Toda etapa fará isso, de todo modo, então vamos à eles:


Temos poucas novidades em relação às classificações.
Em 8 etapas, Valtteri Bottas não está tão atrás de Lewis Hamilton! 5 a 3 na
Mercedes não deveria ser motivo de pauta de jornalistas e comentaristas clamarem por demissão do finlandês. Basta ver o que acontece na Red Bull, ou na Alpha Tauri
Ou na Williams
Ou até mesmo, na Haas
O nome disso é implicância. Nada mais...

Lando Norris está à frente de Daniel Ricciardo, ainda oscilante demais para o seu ~ suposto ~ padrão. O que acontece na McLaren ainda necessita de mais tempo para entender. 
Na Ferrari, não se espanta que Charles Leclerc esteja 6 a 2 para Carlos Sainz. Creio que o único incomodado com isso seja o próprio Sainz. 
Empate total na Aston Martin e na Alpine
E Antonio Giovinazzi segue superando Kimi Räikkönen na Alfa Romeo

Montei um placar destes, para corridas. Existem diferenças que talvez, valesse a pena analisarmos. Postarei todas, em algum dia da semana, depois do GP da Áustria, num texto comparativo.

Decidi fazer uma planilha com a sequencia, de cada GP para quem ficou na frente de quem, tanto na classificação, quanto na corrida, para perceberem que há um certo, padrão. Postarei também na semana de pausa entre o fim do GP da Áustria e antes do GP da Grã Bretanha, pois teremos aí, 15 dias.


Tivemos mais uma vitória de Max Verstappen, com mais de 30 segundos de vantagem.
O discurso do carro de Lewis não ajudar na disputa, incomoda, pois está longe de ser verdade. Pode ser sim que a RBR tenha algumas cartas na manga, no entanto, o holandês está pilotando muito bem e isso parece escapar dos analistas. Além disso, a Mercedes está ali, bem próxima e pode virar isso tudo, rapidinho. 
Para reforçar que as duas equipes estão muito semelhantes entre si, basta compararmos os quatro primeiros: Se o carro da Red Bull é superior, não sei porque Sérgio Pérez não fez dobradinha com o Max. E se o carro da Mercedes está dificultando a disputa de Hamilton, gostaria de saber qual a explicação para o Bottas, que ficou em terceiro.

Vale lembrar que Bottas foi punido em 3 posições do grid, por ter rodado nos pits no segundo treino livre de sexta. Com a justificativa de que era uma lance perigoso, tiraram dele 3 posições, assim ele largou atrás do Pérez, se desfez mais rápido do Norris do que o mexicano e ainda, conseguiu segurá-lo para até o fim da corrida. 

E claro, voltem à tabela e vejam o quinto lugar, que largou em terceiro. A quanto estava Norris do primeiro colocado? 
Isso, uma volta. Tanto Mercedes quanto Red Bull colocaram 1 volta nos demais. 
Já passa da hora de arrumar uma justificativa mais plausível para o desempenho não tão relativo à um heptacampeão como o que o Hamilton tem apresentado nas últimas 4 corridas. 

Dos demais, precisamos fazer as devidas considerações. Norris, mais uma vez, fazendo uma corrida super boa e dando a letra de ser o melhor além dos 4 pilotos da Red Bull e Mercedes. Sem dúvidas, o que ele tem feito, à despeito de qualquer opinião pessoal, é de se admirar. São 8 corridas com dois pódios (ambos em 3º), quatro vezes fez quinto lugar, e ainda teve um quarto lugar e um oitavo. 

Outros destaques: A corrida de Carlos Sainz foi muito mais consistente que a de Leclerc, escolhido o piloto do dia. Enquanto o espanhol saiu da décima segunda colocação e chegou em sexto, sem comenter erros, Leclerc cavou a própria derrota logo na primeira curva, tirando Pierre Gasly da disputa (outro que sempre faz boas corridas).
Mas, esteve lá, em último, fez duas paradas e concluiu com a tal "corrida de recuperação", voltando à posição de origem, o sétimo lugar. Oras, sejamos sinceros e sinceras: era o mínimo que pudesse fazer, depois do lance logo após a largada, que nem foi para investigação. 

Lance Stroll também merece os parabéns por ter passado para o Q3 enquanto Sebastian Vettel não, e ter ganhado duas posições, além da original: uma, pela punição de Yuki Tsunoda (por ter atrapalhado uma abertura de volta de Bottas, no sábado) e a outra, por ultrapassagem sob Fernando Alonso.

Por falar no Dom Fernando, este fez o nono tempo e na corrida, manteve essa posição. 
Já Tsunoda, largaria da oitava e depois da 11ª posição, completou o top 10, sendo o último a pontuar.

Apesar de não ter pontuado, até Kimi Räikkönen poderia ser piloto do dia, e não Leclerc: o finlandês, com uma Alfa Romeo, fez mais uma excelente largada e saiu da 18ª para o 11ª posição. 
"Ah, mas Russell e Gasly abandonaram..." Ei! Kimito passou Vettel numa das voltas finais e por pouco não chegou em Tsunoda. Também temos que considerar os méritos próprios! 
Por fim, Mick Schumacher conseguindo ficar à frente de Nikita Mazepin, pela sétima vez, e dessa vez, até à frente da Williams de Nicholas Latifi. Well done, Mick!

As decepções ficaram à cargo dos seguintes nomes: O desempenho de Vettel foi aquém, depois de uma sequencia de boas corridas. Esperava-se mais dele, justamente por ser uma pista das quais ele gosta.
Mesmo assim, Seb foi ainda melhor que Ricciardo. Há algo com o australiano que ainda não queremos (ou não podemos?) admitir que está sendo bem ruim para a sua carreira.
Esteban Ocon, que tem dado motivos para a gente questionar a extensão de contrato por mais 3 anos pela equipe Alpine, também não tem feito nada extraordinário, e agora, muito menos. 
E não foi dessa vez que Giovinazzi deu o melhor de si. 

Uma grande pena para Gasly, que como já dito, sempre faz boas corridas. Ser tirado da corrida como foi, logo na primeira volta só não é mais frustrante do que foi com George Russell. Este, fez um pit stop de 18 segundos, e logo em seguida, abandonou a corrida por problemas na unidade de potência. Ele era o oitavo colocado, na volta 36, largou em décimo (pela punição de Tsunoda) e tinha feito o 11º tempo, quase passando para o Q3. 
O pessoal ficou decepcionado. Era a grande chance de George marcar seus primeiros pontos no ano.
Mas acontece, mais do que gostaríamos e geralmente mais com quem não desejamos.

E claro, fechamos os top 10 desse ano, na linha do tempo dessas 8 corridas: 


Em tabela, separadinhos por cores fica mais fácil observar quem é constante e em que posição e quem tem sofrido para adaptar-se ou encaixar-se entre os 10. (Cliquem na foto abaixo para melhor resolução)


Além dos ponteiros, Max e Lewis, outros bem constantes são Norris, Gasly, e em menor escala, Leclerc e Sainz, e também Pérez. 

Sobre as pontuações, começamos com as de Construtores. Mas antes, um adendo: Por alguma razão, a tabela de Construtores tirada do próprio Instagram da F1, colocava a Alpha Tauri com 47 pontos:


Desta vez, após Estíria, apareceu com 46, somando o 1 ponto do Yuki Tsunoda:


Vocês não me alertaram para isso no post passado! Ai, ai, ai, coisa feia! *risos*
Brincadeiras à parte, o erro não foi nosso, foi desatenção mesmo. Devia ter somado um a um e teria reparado logo no post passado. 
A ordem das esquipes na tabela não mudou e realmente a Alpha Tauri estava com 45 pontos: 37 do Gasly e 8 do Tsunoda, até o fim do GP francês. 
Agora arrumadinho, temos algumas contas para fazer. Preparem os dedinhos e sigam comigo, se não estou errando:

► A Red Bull avançou em 40 pontos em relação à Mercedes. Isso é bem significativo, já que as duas equipes estão muito próximas entre si e cada pontinho é valioso para elas. Nesse aspecto a Mercedes precisa acordas para a necessidade de colocar Bottas também motivado na disputa e aproveitar sempre quando Pérez não está rapido - foram 19 pontos do Hamilton, com direito a ponto extra, e 15 do Bottas, totalizando em 34 pontos. A Red Bull fez 25 com Max e 12 com Checo, ficando com 37. Mesmo com P1 e P4, marcaram 3 pontos a mais.  
► No entanto, a Mercedes pode ficar tranquila em relação à parceira, McLaren: são 92 pontos em distância e dificilmente perderão o vice campeonato para eles. O foco segue sendo caçar a RBR. 
► Graças ao Norris, a McLaren respira ofegante, em relação à Ferrari: com 12 pontos de diferença entre elas, em uma corrida e com Leclerc e Sainz pontuando, Ricciardo começará (se já não está) a ser pressionado por melhores resultados.
► Folga para a Ferrari: o quarto lugar nos construtores é deles, a não ser que façam muita besteira daqui em diante. A Alpha Tauri nem chegou na casa dos 3 dígitos, e estão à 62 pontos da Scuderia.
► A Aston Martin está na disputa direta com a Alpha Tauri. A sua dupla, em tese, é melhor, então dá para reverter esses 2 pontos, e passá-los, em breve. 
► O mesmo se aplica a Alpine, mas com um pouco mais de dificuldades: entre ela e a Aston, temos 13 pontos que as separam e em relação à Alpha, são 15. 
► Por fim, apenas a Alfa Romeo tem pontos: 2. Estão muito longe de botar perigo até na Alpine. 
► A Williams e a Haas seguem zeradas. A primeira, quase saiu do zero, com Russell, até a metade do GP em Red Bull Ring. A segunda, não fará isso, tão cedo, a não ser por abandonos de pelo menos, a metade do grid. 

E quanto aos pilotos? Já já comento. Quero, antes disso, trazer as perfumarias: o piloto do dia. 
Tenho feito assim:


Ainda que fique bacana, conciso e bem montado, decidi mudar. Nos próximos dias, depois da segunda corrida na Áustria, posto as fichas das corridas anteriores, com o novo formato - mais detalhadas. Nelas, eu já coloco a porcentagem de votos, os outros pilotos cotados e posição de largada e de chegada de cada um, para facilitar a visualização e ganhar tempo na escrita. A que interessa para essa postagem, a do Leclerc ficou assim:


Ficou até mais bonito (claro que o "modelete"  ajudou, rsrsrs...), mas mais organizadinho assim ficará para as próximas vezes, ok? Me deem o feedback sobre isso!

Comentando sobre os votados, bem... Já emiti minha opinião sobre a escolha do Leclerc, no começo do texto. É uma bobagem também votar em piloto que abandonou a corrida, mas se é por apoio do fandom, entende-se. Ainda vejo com mais olhos, Sainz ter feito bastante e ter recebido apenas 7.2% dos votos. Subjetivo, para todo sempre?!

O layout das voltas rápidas também mudaram. Aquelas fichas com o nome do piloto, a volta e a sequencia dos GPs ficava incompletas. Agora, fiz uma linha do tempo, com todas as informações de cada corrida sem precisar de legenda:



Pronto!
Agora passamos à grade de pontos dos pilotos. Primeiro, a ficha da própria F1:


Reparem que não há setinhas, nem para cima, nem para baixo entre os 10 primeiros colocados no campeonato. Prova que o GP foi médio, todos mantiveram a suas posições desde o GP na França. 
Mas temos as tais continhas, então vamos lá:

► Verstappen abriu 18 pontos contra Hamilton. Até a corrida em Paul Ricard, era um quarto lugar, com 12 pontos. Agora, é a pontuação de um sólido segundo lugar.
► De Hamilton para Pérez, o terceiro colocado, temos uma diferença de 42 pontos. Pérez ainda não chegou nos 3 dígitos: Na disputa interna da Red Bull, o mexicano está 60 pontos atrás de Max.
► Norris está bem próximo de retomar o terceiro lugar: à 10 pontos de Pérez, ele mantém o ritmo bom para segurar também, Bottas, com 12 pontos a menos que o inglesinho da McLaren.
► Sobre as disputas internas, Bottas está à 64 pontos de Lewis. Quase igual à situação da dupla da Red Bull. Já Norris, coloca 52 pontos de vantagem em relação à Ricciardo, o nono colocado. 
► Em sexto, Leclerc, com 8 pontos em relação à Sainz, seu companheiro e sétimo colocado. Comparando Charles com Valtteri, temos uma vantagem de 24 pontos para o finlandês.
► Gasly perde em 13 pontos para Sainz e sua disputa é direta com Ricciardo: apenas 3 pontos separa um do outro. Internamente, na Alpha Tauri, Pierre está bem: São 28 pontos a mais que Tsunoda, o 14º na classificação geral.
► Vettel fecha o top 10. Ricciardo tem 4 pontos de vantagem para ele e ele tem 11 pontos a mais em que Alonso, em 11º.


► A diferença de Alonso para o companheiro, Ocon, é de 7 pontos. Mas em relação à Stroll, são apenas 5 pontinhos.  

* A única troca de posições foi a seguinte: até o fim da corrida em Paul Ricard, Ocon era o 12º colocado. Depois do GP de Estíria, ele perdeu a posição para Stroll, passando a ser o 13º.

► Stroll está com 2 pontos a mais que Ocon que, na última corrida, não marcou pontos e foi o único a cair na tabela. As vantagens de Stroll, param por aí: em relação à Seb, ele segue inferior, com 16 pontos a menos.
► Tsunoda, o 14º, está à 3 pontos de empatar com Ocon, mas à 8 pontos do campeão mundial Kimi Räikkönen. 
► Kimi e Giovinazzi estão empatados, com um ponto cada. 
► Nas quatro últimas colocações estão os zerados e azarados: Russell, Schumacher, Mazepin e Latifi - Williams, Haas, Haas e Williams, completam a ficha. 

Ufa!
Essas tabelinhas, dão trabalho. Espero não ter deixado passar nada. Curtam, comentem e se tiver algo para puxar a orelha, mandem aí que a gente faz devido "Erramos!", logo em seguida. 

Aproveitem, e se já não curtiram o canal do Clube da Velocidade no YouTube e o perfil no Twitter, @ClubePodcast, basta clicarem nos links sublinhados. Ah, estou no Twitter também, caso alguém queira seguir: @Manu_GGomes, além da página do blog, no Facebook.

Amanhã, se der tempo, dou um pulinho aqui com alguns pontinhos pré GP da Áustria. 
Abraços afáveis e cuidem-se!

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