Tabelas da Nona Etapa da Temporada 2021 - parte 2

Depois do GP da Áustria e aquele tanto de punição, abri uma seção de discussão sobre pontos na licença que tomaram boa parte do post de tabelas. Por isso, acabei dividindo em duas partes. A primeira parte está abaixo, ou clicando aqui, vocês poderão ler sobre o placar de classificação, os tempos do "qualifying" e os resultados da corrida. 

A segunda parte, vem agora, começando com um comparativo entre um fim de semana e outro:

Seguindo como uma régua temos 8 pilotos que fizeram, basicamente a mesma coisa de um sábado para outro, foram: Max Verstappen - que fez a pole -, Pierre Gasly - que classificou-se em sexto -, Lance Stroll - que passou para o Q3, fazendo o décimo tempo -, Daniel Ricciardo e Antonio Giovinazzi - que não puderam fazer mais do que o 13º e o 15º melhor tempo, respectivamente.
Esteban Ocon decepcionou muito com o 17º tempo e as duas Haas, Mick Schumacher e Nikita Mazepin, melhoraram os tempos de volta de um fim de semana ao outro, mas permaneceram com os lugares cativos 19º e 20º. 

Esse último caso vale uma exaltação do meu futuro piloto favorito: Mick melhorou o tempo, de um sábado para o outro, em 0.614s. Já Nikita Mazepin foi apenas 0.241s mais rápido.

Da turma dos "mudados", temos especificidades. O primeiro caso a se considerar seria o de Valtteri Bottas que se classificou em segundo, no primeiro GP em Spielberg. Mas, por uma punição, ele largou da quinta colocação, exatamente a posição que conseguiria marcar no segundo momento em Red Bull Ring. É nas corridas que o diferencial do finlandês de voz aveludada precisa de maior destaque.
Seu companheiro genial, Lewis Hamilton, decaiu: De terceiro, perdeu as estribeiras e foi apenas o quarto no sábado seguinte. No comparativo das corridas, também teremos assunto a comentar. 

Lando Norris de quarto para segundo em uma semana foi algo muito notável, embora, não surpreenderia mais: Ele tem feito grandes corridas, uma hora dessas, haveria um espaço do top 3 nas classificações por incompetência de uma ou duas das Mercedes/Red Bull. Até a Ferrari já havia beliscado poles...

E por falar em Ferrari, Charles Leclerc fez o sétimo tempo em Estíria e o 12º na Áustria. Já seu parceiro, Carlos Sainz Jr. deu uma evoluída - mínima, mas muito significativa para as duas corridas, inclusive: 12º tempo em uma, 11º na outra. 

Sérgio Pérez alternou evolução para melhor nas classificações, mas "desvoluiu" numa das corridas, como veremos adiante.
Yuki Tsunoda melhorou tempo, mas tomou punição na segunda participação na Áustria e lhe custou rendimento.
O mesmo se aplica a Sebastian Vettel: de 14º a 8º entre um fim de sema a e outro, poderia ter dado em marcação de pontos. Mas houve punição e a segunda corrida, minou.
Já Fernando Alonso conseguiu passar para o Q3 no GP da Estíria, mas foi atrapalhado no GP da Áustria. 

Destaque para George Russell que fez o 11º tempo na classificação 1 da Áustria, e no sábado seguinte, foi o 9º, passando para o Q3. Mas a sorte não lhe sorriu nas duas corridas. 
Kimi Räikkönen melhorou um bocado: de 18º tempo, uma semana, 16º tempo. 
Nicholas Latifi fez o contrário de Kimi de um sábado para outro: conseguiu ser 16º, mas no fim de semana seguinte só deu conta do 18º tempo. 

Pela reguinha, e olhando os 10 primeiros temos - na classificação 1 e na 2 - a sequência:

A Red Bull como primeira força, a Alpha Tauri como oitavo melhor tempo e a Aston Martin passando para o Q3 (inclusive com os dois carros, na segunda classificação).
E os 10 outros:

Ferrari e McLaren mantendo o 12º e o 13º com um dos carros, além da Alfa Romeo, em 15º nas duas etapas, bem como a Alpine e a Haas, na 16ª colocação de tempo e 19ª e 20ª repectivamente. 

E as corridas?

De novo, na reguinha: Apenas Max foi bem nas duas corridas.
Incrível, não?
Da lista dos que foram melhores de um domingo ao outro, temos: Bottas, Norris, Sainz, Ricciardo, Russell e Giovinazzi. Dos que pioraram: Hamilton, Pérez, Leclerc, Stroll, Alonso, Kimi, Tsunoda e é claro, Ocon.

Alguns nem consideraria queda de rendimento. Seria o caso de Vettel, que na verdade ele até iria ficar na mesma posição, se não fosse a batida com Kimi. Foi prejudicado também por ter sido punido com 3 posições do grid.
Mick, Latifi e Mazepin continuaram literalmente na mesma, com ressalvas para Mick que na corrida 1 e 2 ficou à frente do Latifi. 

Hamilton caiu muito. "Só duas posições, Manu, ele ainda marcou pontos..." Está certo, mas, de um domingo ao outro, de segundo a quarto, para um heptacampeão, é digno de derrota.
No entanto, como se trata dele, ninguém ousou fazer críticas. E se fizeram, já imagino que foram muito, mas muito xingados.
Bottas, o "saco de pancadas", não obteve elogios que bem sei, embora merecesse: Esteve no pódio nas duas corridas - terceiro e segundo. 

Norris também é só a capital de Tocantins: De quinto para terceiro, e o terceiro pódio no ano, é bacana de ver independente de sua opinião sobre o piloto.
Pérez fez "caquinha": Perdeu a chance de estar no pódio na corrida 1, dando mole para a Mercedes e promoveu uma disputa com Norris que, se não fosse pela falta de paciência na investida, poderia ter dado em pódio na corrida 2. Está devendo!

Sainz fez duas corridas ótimas e nos dois momentos, superou Leclerc. Achei bom mesmo, sinceramente. A gente tem que exercer esse lado bom nosso e naturaliza-lo de uma vez por todas: Elogiar o que deve ser elogiado, de forma descente e para quem merece, sem ficar colocando um "ah, mas ele é isso, aquilo..." Não interessa, não é mesmo?

Ricciardo não fez uma boa corrida na Estíria. Com o nome de Áustria, chegou no top 10 e pontuou. Ainda está longe do que tem feito Norris. Muito longe. É desastroso, mas uma hora dessas as coisas se resolvem. E se não, bem... Não será o fim do mundo, a não ser para ele e seus fãs.

Russell quase pontuou, mas 11º é um ótimo resultado para ele e isso comprova que sim, ele é um bom piloto. Em breve, ele terá a chance de mostrar-se em equipes melhores. Esse assunto, a gente deixa para outro dia, pois dá pano para manga.

Giovinazzi foi uma posição melhor que o primeiro GP em Red Bull Ring e Kimi, estava indo bem até ter um blecaute e fazer bobagem no fim da corrida, batendo em Seb. É raro, mas acontece. 
Alonso fez o 9º lugar no GP 1 e 10º no GP 2.
Bacana que tenha pontuado para Alpine, coisa que Ocon não faz desde o GP da França! Um 14º lugar na Estíria foi uma "transformação mal-sucedida" um domingo depois: Ele nem sequer completou uma volta.

Não há muito mais o que dizer sobre Tsunoda, Latifi, Mazepin ou Mick. Dos 4, só o filho do Schumi tem mais cara de estar indo bem.
Tsunoda precisa acalmar os nervos e os impulsos.
Latifi está no seu segundo ano e precisa dar as caras, mesmo com uma Williams em disposição.
E Mazepin é novato. Não faço nenhuma crítica até que ele ganhe experiência. Nem vamos falar em direção perigosa, porque boa parte desse assunto está correlacionado ao seu comportamento moral (ou sei lá como queiram chamar) e não sobre o que acham de fato, da pilotagem dele. Muita gente nem conhece a pilotagem dele, mas acha que sabe tudo sobre a sua índole a partir de um vídeo? Oras...

Os 10 primeiros foram: 


Mantiveram como primeira força, a Red Bull e a segunda força, a Mercedes.
Dos 10 restantes, a Williams foi a única que, com um de seus pilotos, repetiu o 17º lugar , além da Haas de Mazepin, sempre em último no pelotão:


Os top 10 das 9 etapas são esses, divididinhos por cores (cliquem para aumentar a foto):


Norris está no topo da lista: 9 corridas e ele marcou pontos em todas.
Depois vem: Verstappen, Hamilton e Pérez, com 8 corridas entre os pontuadores. 
Com 7/9 temos Leclerc, Sainz, Ricciardo e Gasly. 
Com 6 corridas na zona de pontuação, estão Bottas e Alonso. 
Com 5 e 4, isolados estão Stroll e Ocon, respectivamente. 
Com 3 aparições no top 10, temos Vettel e Tsunoda. 
E com 1 só, a dupla da Alfa Romeo, Giovinazzi e Räikkönen. 

E por falar em pontos, nada mais justo de falarmos dos somatórios totais.
Mas antes, a perfumaria do GP da Áustria:

 
Pela segunda vez no ano, Norris foi escolhido o piloto do dia. Depois dele, Kimi Räikkönen. O motivo disso? Bem... Uma corrente na internet estava promovendo o voto para o nosso querido Iceman para ouvirem ele no rádio, logo após a corrida, sendo avisado disso.

Aproveito para fazer dois adendos sobre esse assunto. Eu já comentei aqui que não ligo muito para o piloto do dia. Geralmente é subjetivo e até injusto. Mas como não mede nada, não é tão importante.
De vez em quando, eu abro o site da F1 perto do fim de uma corrida e voto em alguém.
Parei de fazer isso desde de que desconfiei que meu celular (ou seria o site?) me trollava. Explico: duas ou três corridas seguidas, em 2019 (nem lembro quais eram) eu cliquei em um piloto e apareceu na tela que eu tinha escolhido Lewis Hamilton. E eu não esbarrava o dedo ou coisa parecida. O site "pulava" simplesmente de um piloto qualquer que eu tinha clicado e aparecia, em seguida se eu queria compartilhar o meu resultado nas redes sociais com o carão do ReiMilton.
Assim, parei de votar, por preguiça ou má vontade.

Nessa última semana, o quão grande não é minha surpresa em entrar na onda da internet e votar no Kimito (mesmo sabendo que ele não merecia, pois não fazia uma corrida tão boa assim...) e aparecer na tela que eu votei no Norris? Oras... Qualé?!?
Ainda que fosse justo, sobretudo o que Kimi acabou fazendo no fim, isso é irritante...  

O outro adendo é sobre o significado desse voto. Kimi acabou ficando em segundo lugar o que prova que o movimento da internet mobiliza mesmo sem um propósito correto. 
Ué, mas eu não sou fã do Kimi e achei isso legal, tanto que embarquei nessa? Pois é, na verdade, eu caí nisso, sem pensar nas consequências. E não vou mais participar, mesmo amando de paixão esse Räikkönen. 
Os motivos são simples: 

a) Esse não é o propósito. Deveríamos escolher o cara que fez a melhor corrida e talvez fosse mais lógico que fosse aquele que fiz corridas de recuperação, que deu shows de ultrapassagens, gerência de pneus e contou com uma boa estratégia, mas fez sua parte. Um bom exemplo: tentar alguma manobra e conseguir, com um pneu que não rende, sei lá, sair da 14ª colocação e cruzar a linha de chegada em 4º. Ou ter feito o nono tempo na classificação e ter chegado em novo com uma... Williams.  
Sei lá. É subjetivo, como já disse, mas com certeza não é para queimar voto só porque quer dar risada ouvindo o cara no rádio.

b) E por ouvir uma declaração depois de uma corrida que não foi boa, precisamente, é que decidi que não vou nessa, mais. Não por não confiar no Kimi, mas para não dar munição para gente chata encher o saco por diversão.
Assisti um vídeo de montagem em que colocaram rádios raivosos do Kimi (de outras corridas), como se ele tivesse "brigando" com a moça que diz "Congratulations, you're the driver of the day" e pensei: Os babacas de plantão querem o Kimi sendo seco ou dando má resposta só para depois terem motivo de chamar ele de idiota, de velho ou de grosso?? 
Então, parei com isso e já fui embora do play. Tenham dó, né gente?

E as volta rápida, ficou com quem? O menino da torcida laranja holandesa, ensandecida, festando ad infinitum na Áustria:

06 - GP do Azerbaidjão, 07 - GP da França, 08 - GP de Estíria, 09 - GP da Áustria e 10- GP da Grã Bretanha.

"Coméquitá" o campeonato? Tanto o de construtores, quando o de pilotos estão bem simples:


► Sem alteração na ordem, a Red Bull abre 44 pontos em relação à Mercedes.
► A Mercedes abriu 101 para a McLaren, sem dúvidas a terceira grande força do campeonato.
► Apesar da campanha fraca, a Ferrari se sustenta por perto, com 19 pontos a menos que a equipe laranja e azul. 
►Estas são as 4 equipes na casa dos 3 dígitos. Bem longe disso, está a Alpha Tauri, a melhor das intermediárias. Ela tem 4 pontos de vantagem da Aston Martin, que tem 12, para a Alpine.
► Folgada, a Alpine é a última na casa das dezenas. Depois dela temos a Alfa Romeo com 30 pontos a menos, e as zeradas, Williams e Haas.


Temos apenas uma mudança no Top 10 da classificação geral de pilotos: Ricciardo era o nono, passou Gasly e é o oitavo após o segundo GP na Áustria. 
Vamos às diferenças, que dá um trabalhinho chato de contar? 

► Verstappen fechou muito bem essa rodada tripla: Desde Baku somou 77 pontos. E são 32 pontos sob Lewis. Ele pode até não querer ir à Silverstone, e ainda teria 6 pontos de vantagem (contado que Lewis venceria e faria a melhor volta).
Do Max ao Pérez, a coisa não está tão bonita como deveria (afinal, a Red Bull não tem o melhor carro?) Agora que o mexicano chegou nos 3 dígitos em pontos, vê Max com 78 a mais que ele. É muita coisa É um ponto a mais do que Verstappen marcou na França, e os dois na Áustria. 

► Hamilton, em segundo (*risada maléfica*) está indo para o simulador e trabalhando como um condenado, mas não conseguiu mais do que vexatórios 12 pontinhos nessa última corrida. Somou 49 pontos dos 78 possíveis. Distante de Verstappen, ele só pode contar vantagem de estar à 46 pontos do Pérez, o terceiro colocado e 58 do seu companheiro, Bottas.

► Pérez, está a apenas a 3 pontos de Lando Norris. 
E aí que as coisas começam a apertar de novo para o mexicano. Ele não está próximo do companheiro, não está incomodando o rival direto de Max e periga perder espaço para um piloto de uma terceira equipe, que é a McLaren. Pior: o Bottas tem feito boas corridas e ele também ameaça Checo - são só 12 pontos de diferença entre eles. É pouco para quem precisa (e pode) garantir esse terceiro lugar.

► Norris está indo bem, no entanto, Bottas avançou muito nessas últimas corridas. Temos aí, 9 pontos de vantagem para o garoto inglês, mas nem de longe algo que pode colocar ele em situação de confortabilidade.

► Bottas, como já mencionei, avançou bem nas últimas corridas. Foram 45 pontos somados, desde a queda em Baku - em que fez uma corrida ruim, sem marcar pontos. Na tríade França-Estíria-Áustria, ele somou 33 pontos, mantém a quinta colocação desde então e tem 30 pontos de vantagem para o primeiro homem da Ferrari.

► Charles tem pouca vantagem em relação ao sétimo colocado, que por sinal, é seu companheiro e tem feito muito boas corridas com o "mais ou menos", carrinho da Ferrari. Dois miseráveis pontinhos separam um do outro. 

► Sainz também tem vantagens em relação à alguém, como não? E é sobre o seu substituto na McLaren, que apesar de ter subido uma posição na classificação geral, ainda está longe do ideal ou do que se esperava dele. Ricciardo tem apenas 40 pontos e está à 20 de Carlos Sainz e *pasmem* 61 pontos a menos que Norris.
E ele não está seguro nessa colocação: Gasly tem feito ótimas corridas e marcado pontos sempre que esteve em pista com carro sem danos. O garoto sorriso australiano tem 1 ponto de vantagem do único francês bom do grid (risos).

► Gasly tem 9 pontos de vantagem para Vettel que não marca pontos desde a França, mas está estagnado em décimo e por enquanto, não sofreria pressão de perdê-la.
Por enquanto, pois...


... Fernando Alonso encostou mais um pouco em Seb: Mais um pontinho e agora, ele soma 20 suados pontos, e está apenas 10 atrás de Vettel. 
Essa foi a última mudança da classificação geral. Os demais, não marcaram pontos e não mudaram de posições. 
Segue o baile:

► Stroll e Vettel permanecem com 16 pontos de diferença e o canadense está a 6 e não mais 5 pontos em desvantagem em relação à Alonso.
► Ocon segue sem marcar pontos desde a França. Está a 8 pontos agora, de Alonso e os mesmos 2 pontos distante de Stroll desde Estíria.
► Tsunoda segue a 3 pontos de empatar com Ocon, mas a diferença dele para o companheiro de equipe - Gasly - aumentou no último GP: são 30 sólidos pontos, já.
► Kimi tem um ponto (era para ser 3, se não fosse Ímola). A sua diferença em relação ao Tsunoda segue sendo 8 pontos e em relação à Giovinazzi, segue sendo empate.
► Gio tem ponto, George, não. 
Nem ele, nem Mick, nem Nikita, nem Nicholas. Todos na mesma posição desde França, ou Baku, se não me engano.

Fim de papo? Sim. Vocês já estão cansados(as), como bem sei!

Beijo no coração de vocês, espero que todos estejam bem, vacinados (ou a passo disso) e que continuem se cuidando. 
Comentem o que quiserem e compartilhem o post.
Abraços afáveis! Volto semana que vem com umas bobagens aí...

Comentários

Unknown disse…
hola, soy un joven emprendedor que buscaba desesperadamente un préstamo comercial para financiar mi proyecto. luego conocí a pedro, un prestamista de los EE. UU. que me otorgó un préstamo de 4 millones de dólares con condiciones de préstamo simples. puede contactarlo en pedroloanss@gmail.com para obtener su préstamo.

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!