Abertura da F1 2020: Equipes (por Diogo Felipe da Silva)

A Fórmula 1 estará de volta nesse fim de semana próximo, mesmo com toda ameaça do Coronavírus, mas, ao que tudo indica, mesmo arriscado, vai acontecer. 
Por aqui, teremos as matérias especiais para começar com tudo! Nossa segundona abre com apresentação dos carros das equipes feito por um amigo: Diogo!

***

Olá a todos! 
Um novo ano surge e com ele sempre vem janeiro, e fevereiro e março... trazendo os lançamentos dos novos carros antes do início dos testes (ou não) de pré-temporada.
A convite da Manu, a quem agradeço imensamente, descreverei em breves, porém autenticas palavras o que achei dos bólidos de 2020:

MERCEDES


Sem grandes alterações de layout, é o carro com linhas simples e sóbrias como nos últimos anos, certamente com o equilíbrio e desempenho dos últimos 6 anos: para vencer os campeonatos. Ainda mais após a revelação do famoso DAS – Dual Axis Steering, que assustou a concorrência. No mais é Hamilton como 1º, 2º e 3º piloto, com Bottas ajudando o Hexa a conquistar o Hepta. Veremos...

FERRARI


Mantendo seu tradicional vermelho, porém fosco dos últimos anos, a Scuderia fez um carro sem muitas inovações aparentes, no entanto sendo envolvida no escândalo em curso do acordo com a FIA para livrar a cara da equipe devido ao motor fora de regulamento de 2019. Pelo menos é o que se alega por parte das demais equipes que não dependem dos motores italianos. Vão ter que se superar para não fazer seus pilotos se matarem e depois, quem sabe, superar a Mercedes para ganhar algum caneco.

RED BULL


Todo ano é aquela expectativa que temos de a Red Bull inovar no layout do carro, porÉm sempre nos decepcionamos, este ano eles mantiveram a “tradição”. Na parte técnica, o carro sempre evolui, afinal Newey é um gênio da aerodinâmica, e com o motor Honda competitivo e um ás holandês no volante, a Red Bull tem condições de superar a Ferrari e quem sabe brigar com a Mercedes. Oxalá!


MCLAREN


Grande surpresa de 2019 por se recuperar parcialmente depois de anos de "draga", o laranjão retrô da equipe continua, só que agora com a volta do azul. Tomara que continuem evoluindo, idem os seus pilotos, afinal, quem não quer ver a McLaren de volta aos pódios e vitórias? Talvez não tenham potência no motor, pois é o último ano com Renault e geralmente em últimos anos de parceiras, os parceiros já não se ajudam tanto assim, vide Red Bull & Renault. A conferir.

RENAULT


Grande decepção de 2019, conseguiu afundar a carreira do Daniel "sorrisão" Ricciardo e aposentou de vez o alemão azarado Hulkenberg. Claro que a prisão do presidente da montadora ajudou a afundar ainda mais a equipe, mas este ano terão que mostrar muito trabalho, caso contrário a chefia da montadora vai liquidar a operação, como os executivos gostam de falar. Gostei do black piano da pintura para este ano, Ocon é muito mais piloto que Nico e será um bom competidor pro Ricciardo,. Que os franceses tenham feito um carro que preste, para disputar com a McLaren e a Racing Point.

ALPHA TAURI


Ex-Toro Rosso, foi a equipe que inovou no nome e no layout, mandou bem no preto e branco das cores se destacando nos testes pelo design do carro. Tomara que se destaque também nos resultados, incomodando a equipe principal da Red Bull, afinal terão os 2 pilotos rebaixados pela equipe A. 

RACING POINT


Despontou nos testes pelos bons tempos – talvez artificiais demais – de pré-temporada. Muitos cravam que é uma cópia do carro da Mercedes, afinal, o motor é o mesmo, praticamente a Mercedes B, só que pintada de rosa. Quem sabe seja o ano da redenção de Pérez e também a oportunidade de Lance Stroll mostrar que merece ser mais que um piloto não pagante, porém filho do dono. Afinal ser filho do dono não é para quem pode...

ALFA ROMEO


Mantendo a tradição suíça da origem da equipe, não inovou nem na pintura, nem nos detalhes técnicos do carro, pintaram mais um pouquinho de bordô na lataria e só. Mantiveram a dupla de pilotos, vai fazer o Kimi ser o recordista de GPs disputados, mas não deve fazer mais que uns parcos pontinhos esporadicamente. Carro OK da temporada.

HAAS


Equipe que teve um 2019 desastroso em todos os setores, tenta superar os maus resultados com muita coisa nova: patrocínio novo, pintura nova. PorÉm os pilotos são os "manetões" de sempre: Grosjean e Magnussen. Vamos ver se eles não trazem (muito) prejuízo ao Gene Haas e quem sabe o deixe animado para continuar na F1 pela próxima década.

WILLIAMS


Equipe do fim do grid, deve continuar assim em 2020, pelo menos dispensou o polaco de um braço e meio e trouxe mais um futuro filho de dono de equipe, principalmente quando o velho Frank se for deste mundo. Agora com cores de pasta dental, deve continuar no fundo do grid, talvez com muita sorte possa conquistar 1 ou 2 pontos, igual em 2019. Nada mais que isso. 

Mas não sou vidente, quem gosta de adivinhar as coisas é um grande amigo meu, que logo vocês lerão suas previsões por aqui. Por enquanto é só, o que nos resta até a sexta dia 13 de março é acompanhar os episódios da Netflix para relembrarmos a temporada de 2019 com grande liberdade artística. Mas isso será assunto para outra coluna, se a Manu tiver coragem de publicar, afinal não se deve persistir no erro, hehehe...

Até mais!

***

Diogo, obrigadão por ter aceitado o convite e por ter empenhado no texto de abertura! Fiquei muito feliz com a sua disposição e também com o fato de já se sentir a vontade para mandar mais um texto para o espaço. Já digo que sim, com certeza, quero sua resenha da segunda temporada da Netflix!

Sobre os carros, eu geralmente faço textos que apontam detalhes estéticos, que são, como o próprio nome já indica, uma questão de gosto. Eu, geralmente elejo os carros mais escuros, em tons de preto. Esse ano o meu favorito é o da Renault, embora tenha criado uma simpatia grande pelo branco e bordô da Alfa Romeo. Adorei a comparação - no caso da Williams - com uma pintura parecendo "pasta dental"... Engraçado, mas verídico! 
O que realmente conta, não é o carro mais bonito, é o carro mais eficiente e eficaz. Já sabemos qual é este, especialmente pelo sistema DAS que gerou controvérsias, mas que foi tratado desde o começo como algo possivelmente legal. 
Mesmo sendo leiga para isso, eu não duvidava - nem um pouco - que seria legalizado, nem que fosse, neste ano, caso tivesse algo nas regras que indicasse o contrário. Em todo, a FIA deixaria que acontecesse para vetar para o ano seguinte, e isso viria rapidamente, assim que alguma equipe tirasse vantagem do sistema. 
No entanto, a FIA arrumou uma polêmica para a... Ferrari. Isso mesmo! Já humilhada a pelo menos 12 anos, fizeram um acordo suspeito com a equipe de Maranello e isso gerou muita chiadeira. As "concorrentes" especialmente a Red Bull e a Mercedes, exigiu explicações e detalhes, já que não havia nada que dissesse do que se tratava. Tudo para parecerem dispostos a criar caso. Entre as paredes, poderiam dar risada: reclamam de proteção à Ferrari, mas não olham torto para as "facilitações" da Mercedes. No caso deles, é sagacidade e investimento tecnológico. Na Ferrari, é malandragem e jogo sujo.
No fim, a Ferrari é pisoteada pela Mercedes e com grandes chances de repetir o que foi 2019, a Red Bull também estará com a faca e queijo na mão. Disso, também não duvido.

Em termos mecânicos e aerodinâmicos, sempre quero entender mais para entregar textos descentes, mas fico a desejar. Aos poucos, com o passar da temporada a gente vai entendendo um pouco mais e podendo dar alguns palpites.
Por agora, prometo um texto breve como o do Diogo só que a respeito das duplas de pilotos. Saíram fotos promocionais bem "modelísticas" dos caras, que a gente até crê que são gente, rsrsrsrs... Vai dá para fazer umas brincadeiras com todos eles. Ninguém sairá ileso. 

Como o Diogo mesmo já deixou avisado, ainda essa semana teremos uma matéria de outro convidado: o Vander Romanini (ou como tem sido entre nós, Vander Ogum, hehehe...) vai trazer palpites do que esperar desse 2020. Ficamos no aguardo!

No mais, é isso! Espero que tenham gostado da abertura tanto quanto eu e estejam empolgados com o que está por vir. E olha, há algumas boas ideias à caminho! #segredo
Abraços afáveis e ótima semana para todos nós!!

Comentários

Este comentário foi removido pelo autor.
Boa análise do Diogo, em cima do que se pôde ver até agora. Qualquer outra opinião será mera especulação, adivinhação. E para isso, quem melhor que o Pai Vandináh?! Ansioso por suas previsões...rsrs
diogo felipe disse…
Eu que agradeço pelo espaço, Manu! Valeu Eduardo! 👍🏻👍🏻
Manu disse…
^^ Eduardo, conferiu o texto do Vander Ogum? hehehehehe

Obrigada Diogo, saiba que o convite é permanente, sempre que quiser escrever algo, só mandar que eu publico!
Manu, conferi, sim! Mas ele como adivinho tá mais furado que a Mãe Dinah. Só choveu no molhado, uai...

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!