Faixa a Faixa: Scoundrel Days

Antes tarde do que mais tarde, vamos dar uma relaxada por aqui.
Finita a última enquete, temos o disco vencedor com 3 votos para ser comentado na retomada do Faixa a Faixa.




♫ Nome do álbum: Scoundrel Days

► Arte, capa e encarte:




A capa de "Scoundrel Days", segundo álbum de estúdio da banda norueguesa A-ha tem o visual e a sonoridade de anos 80, mas tem muito cara de capa de vinil. 
Datado de 1986, a capa é simples e direta: uma paisagem de um campo verde, com nuvens e céu bem próximos à terra. Além disso, no canto direito, o trio aparece em uma foto no alto de uma paisagem elevada, o vulcão Haleakala do Maui, no Havaí, com destaque para o perfil do vocalista, mais à frente e os demais ao fundo. O tom da foto é esverdeado. Os escritos são em letra cursiva, em preto. 
O conteúdo como encarte, segue nas fotos abaixo:
















A arte da capa e a foto é de autoria do fotógrafo norueguês Knut Bry.

► Membros da banda, composições, participações especiais e convidados:


O trio que compõe a banda são aqueles moços altos, "ombrudos" e nódicos com sobrenomes complicados: Morten Harket (vocal), Magne - Mags - Furuholmen (teclados e vocais de apoio) e Pal Waaktaar (guitarra e vocais de apoio). Além destes, completou a contribuição musical Michael Sturgis (tocando bateria nas músicas "The Swing of Things", "I've Been Losing You" e "Soft Rains of April") e Leif Karsten Johansen (baixista na música "I've Been Losing You"). 
Pal Waaktaar é o principal compositor do trio, sendo o compositor sozinho das seguintes canções: "The Swing of Things", "I've Been Losing You", "October" e "Maybe, Maybe". Mags Furuholmen assina "The Weight of the Wind", e ambos (Pal e Mags) assinam as demais, inclusive a faixa título, "Scoundrel Days". 
Não há participações especiais ou convidados.

► Produção e gravadora:


Os produtores são Pal e Mags, juntamente com Alan Tarney, produtor do disco anterior e comumente associado ao A-ha. A gravadora, é a conhecidíssima Warner Bros. Records.
O disco abrange o que chamam de Synth Pop por conta dos teclados ou até mesmo estilo New Wave. Nos anos 80 era comum essa sonoridade, a banda teve seu maior sucesso nessa década com esse e outros discos; sucesso que se seguiu inclusive nos anos 90. 
Quem gosta de A-ha, gosta de verdade com razão: é um pop rock muito do "bem feitinho", e que perdura. "A-ha" é de fato, uma grata surpresa musical.
"Scoundrel Days" foi lançado no dia 6 de outubro de 1986 e é relativamente curto, com a duração de 38 minutos e 41 segundos e contém 10 músicas. 

► Música favorita do álbum e a segunda melhor:


Adoro de montão, "Manhattan Skyline", dessas canções que a gente tem, por obrigação, ouvir bem, mas bem alto. A segunda favorita é uma das clichês: "I've Been Losing You".

► Faixa a Faixa:


♫ Scoundrel Days


A faixa título define muita coisa da banda nesse começo de carreira: letras quase poéticas, teclados frenéticos e o vocal melancólico de Morten. "Scoundrel Days" tem um refrão poderoso que te invoca a cantar junto, balançando os bracinhos no ar, soltando-se nas pista de dança. 


♫ The Swing of Things


Quase totalmente eletrônica, a segunda faixa tem muito cara de balada dos anos 80. Se você conhece alguém que não teve o bom contato com essa década, "The Swing of Things" é uma dessas opções de apresentação/introdução à essa época boa e que não seja uma sonoridade tão óbvia do período. Eeeeeeh anos 80 lindo! 


♫ I've Been Losing You

Minha segunda faixa favorita é toda ótima. Faça uma festa e ouse não tocar essa música e falhe em querer que seus convidados não fiquem pelo menos, balançando os ombrinhos enquanto conversam. Um dos singles do disco, "I've Been Losing You" tem uma batida cativante e grudenta( não no sentido ruim do termo, claro!)


♫ October

Não tem baladinha para dançar de rosto colado com o amado/amada? Claro que tem, e das boas. A letra de October é bem "down" já que fala de um tempo frio, numa cidade inglesa, e em solidão. Eu gosto da música, mas ela é a que menos me atrai em todo o álbum.


♫ Manhattan Skyline

A minha favorita! Ela começa toda despretensiosa, com o teclado acompanhando o vocal melancólico... até que com 0:55 vem uma virada monumental na melodia que deixa toda a combinações de sons espetacular! "You know... I don't want to cry again". 
"Manhattan Skyline" é a minha favorita pelos motivos básicos: após os 55 segundos, a música se torna poderosa. Eleva seu espírito e isso em show deve ser algo de levantar os pelos do braço. Por esses dias, ao falar de música com uma de minhas irmãs, defini que essa música era, sem dúvida, uma das que é necessário ouvir muito alto para usufruir dela por completo.


♫ Cry Wolf


Outra bem famosa, talvez a mais conhecida do disco é "Cry Wolf", cujo tema é bem interessante. No idioma inglês a expressão significa o nosso "alarme falso", ou choramingar a toa, dramatizar sobre uma situação. Dar falso alarde sobre algo que deveria ser tratado de forma séria se encaixa nessa expressão que provém de uma história de álguém que conta uma mentira várias vezes, prega uma peça, e quando algo sério, de fato, acontece, ninguém acredita. 
A música acaba contando essas ideias de forma metafórica e "Cry Wolf" é, então, considerado um dos melhores singles dos anos 80. 


♫ We're Looking for the Whales

Estilo teclado, vocal e bom refrão é "We're Looking for the Whales". Dançante e empolgante, embora o refrão quase me lembra músicas do The Cure. Não sei porque... Mas é definitivamente, muito melhor rsrsrsrs...


♫ The Weight of the Wind


A oitava faixa foi composta por Mags, então era de se esperar a predominância dos teclados, "mandando" na melodia. Apesar de não ter tanta paciência com teclados, eu acredito que, em certas músicas, eles são necessários. É o caso de "The Weight of the Wind", os teclados aparecem, encorpam a música e deixam ela com uma boa "textura" sonora, se é que me entendem. 
Essa canção é interessantíssima, e talvez a que seja a mais complexa de todo o disco.


♫ Maybe, Maybe

A penúltima música é dessas que, numa balada você já se vê batendo os calcanhares com sapatilhas ou um tênis M2000, da esquerda para a direita, sem pensar duas vezes. A batida do teclado te ajuda nessa, mesmo que você não seja um pé de valsa. Bem "caricatura de anos 80", como "The Swing of Things".

♫ Soft Rains of April

Para fechar, uma opção que te convida, assim que acabar, a reiniciar o vinil/cd e acompanhar tudo de novo. O título não poderia ser outro - "Leve chuva de Abril" -. a sensação é essa mesmo, se uma chuva leve, batendo na janela tivesse de ter uma música, seria essa.

► Porque desgosta de uma música do álbum:


Como disse acima, a que menos gosto é "October", embora, não deteste. Acho que ela faz parte do disco e encaixa bem, e dá uma quebrada no tom, para recobrar fôlego do que está por vir. Mas confesso que em algumas ocasiões, já saltei a faixa e fui para a seguinte. A explicação racional é que, talvez fosse ansiedade para ouvir a favorita. 

► Uma história do disco, uma questão pessoal ou uma curiosidade:


Aprendi a gostar do A-ha por conta de minhas irmãs e prima, que eram fãs da banda. 
A maioria dos meus primos e minhas irmãs, cresceram juntos, pois meus pais são primos primeiros. Então, tios e tias, conviveram muito perto um dos outros, os filhos e netos foram criados juntos. Eu e mais dois primos nascemos tarde, e pegamos esse trem, quase partindo hehehe... Perdemos essa época que todo mundo "nasceu" na mesma época e partilhou de brinquedos, festas e brincadeiras, juntos. Mesmo assim, aprendi com os mais próximos e mais velhos algumas boas coisas. Uma delas, foi a herança musical.
Do disco, nada tenho de expressivo para compartilhar. Mas da banda, tenho uma curiosidade: o A-ha fez uma mega tour no Brasil em 1991 e eu tinha, na época, míseros 4 anos. Houve um show na cidade vizinha (Uberlândia) e minhas primas e irmãs, foram nesse show. Eu me lembro, de estar numa praça no centro de Araguari, cheia de gente, com ônibus da Expresso Araguari (a viação daqui) para todo lado, numa caravana organizada pela escola de inglês FISK para levar o pessoal que havia comprado o ingresso. Eu me lembro da sensação: parecia algo tão empolgante, uma oportunidade tão boa, mas eu, acabei ficando para trás. Não teria aproveitado muito, claro, o que eu poderia saber de shows, aos 4 anos?
Só iria à um show, internacional, em São Paulo, 17 anos depois (no caso, do Nightwish, em 2008. Dois anos antes, fui à Uberlândia, para assistir um dos shows da Tour de 15 anos do Angra) e aí sim pude comprovar uma das melhores coisas da vida: shows ao vivo, de bandas que você ama.

► 5 sugestões para a próxima postagem:


O esquema funciona assim: álbuns que aparecem 2 vezes nas enquetes e não recebem nenhum voto, em nenhuma delas, caem e são substituídos. Tenho colocado Faith No More desde a primeira enquete e o disco sempre recebe pelo menos 1 voto em todas elas. "No More Tears" do Ozzy Osbourne apareceu na quinta enquete, e segue no mesmo trilho, sempre recebendo um voto toda vez que abro votação. O disco solo de Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam e "Master of Puppets" do Metallica, entraram na enquete passada. Apenas Vedder teve voto, enquanto o do Metallica foi esnobado. Uma segunda chance será dada aos caras.
Para substituir o disco do A-ha, venho com um disco de uma banda em alta esse ano, com a cinebiografia na Netflix.





Agora é só comentar e votar no próximo. Inclusive, se quiserem algum álbum comentado, aceito sugestões para montar as próximas enquetes, só comentarem abaixo, ou na página do Facebook.
Para critério de marcação (não posso garantir com certeza já que semana que vem começa o fim do bimestre na escola e terei muita prova para corrigir, diário para fechar e etc.), teremos F1, GP da França neste fim de semana próximo 21, 22 e 23, GP da Áustria dias 28, 29 e 30, então, a dedicação será comentar essas "corridas". No dia 4/5 de julho, aviso se conseguirei fechar a enquete e por encaixe de tempo, posso publicar o álbum vencedor comentado até, no máximo até dia 8. A F1 estará de volta, com o GP britânico, dias 12, 13 e 14. Se não conseguir no começo do mês, ainda terei dia 19 de julho para fechar e publicar o álbum vencedor até dia 22 do mesmo mês.

Comentem sobre o A-ha e votem na nova enquete. Aguardo os pitacos de vocês!
Abraços afáveis!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!