Tag Cinematográfica: Desafio dos 30 filmes (# 13)

Desafio dos 30 filmes - Dia 13: Um filme com uma ótima trilha sonora

Eis uma pergunta da tag de filme que me despertou lembrar e nomear um monte de filmes de cabeça. Então, vamos lá, há um monte deles que gostaria de comentar. 

Levarei em consideração trilhas inteiras, cujas músicas da primeira faixa até a última são ouvíveis e aproveitadas ao máximo pelos meus tímpanos.
Existe um sem número de filmes que tem uma ou duas músicas legais e que eu já comento no post "Filme + Trilha". Aqui, vou escolher dois tipos: as trilhas compostas de músicas que já existem e foram usadas nos longas e  trilhas originais, criadas para compor a narrativa do filme em questão. 

Como sempre, fiz a lista num papel e depois, a pesquisa no Google para saber, o que o pessoal costuma escolher como "melhores trilhas" por aí. No primeiro link clicado - e pela primeira vez desde comecei a fazer essa tag - nenhum dos 25 filmes eu escolheria como melhor trilha. Alguns até conhecidos, e inclusive, que ouço, mas não estavam na minha lista pessoal: um deles - "Quase Famosos", uma trilha é eclética, com faixas dos principais nomes da música. Tem desde "Sparks",  do The Who, até Elton John, com "Tiny Dancer", passando por Yes, Led Zeppelin, entre outros. De fato, para quem gosta de música boa, certamente é uma trilha incrível para fazer parte de uma lista.

Existem também as de musicais, seguramente, a melhor delas é "Moulin Rouge - Amor em vermelho". Mas adoro também as trilhas de "Romeu + Julieta", "Rock of Ages", "Rock Star" e "Velvet Goldmine". Sinceramente, essas trilhas já, pouco citadas, já dá um post altamente empolgante. #FicaNosPlanos

Mas, voltando a falar em trilha eclética, uma trilha das quais ouço quase sempre e sem querer é a trilha do filme "Forrest Gump". Composta com músicas que vão acompanhando em ordem cronológica e as histórias de Forrest, há dois discos com 16 músicas cada, sendo apenas a última, uma composição para o personagem, as demais são todas conhecidas. O primeiro cd, começa com Elvis e termina com Simon & Garfunkel, o segundo, Jefferson Airplane e Bob Seger & the Silver Bullet Band. 
Além disso, o longa tem outras músicas que não compõe a trilha (Ver lista aqui)

As trilhas são mais conhecidas são aquelas temáticas que trás à figura do personagem um componente importante e indissociável: Superman, Star Wars, Indiana Jones e até mesmo a música tema de Harry Potter já remete a nossa mente a imagens dos filmes quando ouvimos os primeiros acordes delas. Esse é o segundo tipo de músicas de uma trilha, que eu escolheria para compor aqui, nesta lista. Delas, as já citadas são ótimas, além das trilhas de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, trilhas das quais sou apaixonada. Gosto muito também das trilhas de "300", e as compostas por Danny Elfman para os filmes de Tim Burton.

Mas para o exemplo de trilhas das quais tem músicas boas, ecléticas, e já existentes é o filme Guardiões da Galáxia, minha escolha número 1 para a tag, claro, o volume 1 (já que o volume 2, ainda não pude conferir no cinema):





E em termos de filme com temas orquestrados, escolho nada mais do que Hanz Zimmer, um grande compositor de trilhas ao lado de John Williams:




Escolhas feitas. Fica com vocês a escolha da melhor trilha de filmes, e deixem nos comentários. Para acessar as escolhas antigas de 1 a 12 da tag de filmes, basta clicar nos links sugeridos abaixo:



Abraços afáveis!


PS: Há reformas em casa e estou com pouco tempo no meu computador e as postagens ficam mais difíceis de atualizar. Desta vez, ficamos sem o post de fotos do GP da Rússia, mas logo, poderei retomar às postagens como é o normal. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!