Retorno da F1: Spa não é mais tão deleite, mas é

Há 10 anos de blog e devo ter feito pelo menos umas 7 postagens sobre a corrida de Spa. E não me canso em mencionar toda vez no texto que é meu circuito favorito.
Amo Spa de verdade. Existe uma história por detrás dos gostos das pessoas: "foi neste lugar que vi a corrida pela primeira vez", "foi aqui que meu ídolo teve seu debut de vitórias", e por aí vai. Eu até tinha, por certa, que meu gosto por Spa se dava pelas vitórias de Kimi Raikkonen, 3 vezes seguidas no circuito, até o fatídico 2008, em que eu comecei a querer abandonar aquela premissa que, de certa forma, também se repete em alguns de meus textos desse GP: "Só os bons vencem em Spa"... ¬¬'
Mas não tenho essas amarras hoje. É a melhor pista, com subidas, decidas, curvas à esquerda e à direita, com pontos de freadas fortes. Claro que, falando assim, é a melhor para quem está dentro do carro. E claro que, com o passar dos anos, houveram modificações nela. Mas nem essas, tiraram todo seu brilho. 
O desafio dela já começa na largada e perdura por todos os seus pedacinhos. Talvez eu entenda o porque da frase que só os bons vencem lá. De fato, Spa não é para amadores, embora, alguns paspalhos tenham terminado corridas nela, no mais alto posto. 
Vou ser bem mesquinha: se há algum fresco que teve a vitória caindo no colo, ou venceu o GP de forma morna por motivos de :"tinha o melhor motor do grid", foi pura circunstância da...SORTE.

Nada melhor que as férias acabem e que seu retorno se dê na Bélgica, nessa pista de total deleite. Nos últimos anos, o nosso romantismo com essa pista foi se perdendo. Muitas circunstâncias se dão e quase tiram o nosso amor arrebatador pela pista Desta vez, a noção de poder ser um pequeno fiasco e descontrolável saudosismo estava à porta: Hamilton havia feito uma pole, que todos davam como majestosa. Eu só achava mais um golpe da dona Sorte, ou uma amostra de pacto com o Chifrudo. Como poderia, depois de já ter a certeza que, os melhores carros eram os da Ferrari, especialmente na classificação, o que mais gosta de se dar bem na pista, a pole ser praticamente na mão de Kimi Raikkonen, um Hamilton aparecer com sua pole de número infinito? 
Um chuva providencial. Sim, até São Pedro foi comprado, não é possível?!
Há 24 pontos do rival Vettel, Hamilton fez a pole, depois de errar feio a primeira volta do Q3 já com pista molhada. Kimi teve falta de combustível (e em nome de todos eu digo: "what the fuck?") e 'ta-dá', magicamente o motor Mercedes reacendeu. Ô mermão... Tá de brincadeira?!?

Frustrada, desliguei a tv; Hamilton saiu do carro e já começou com aquele "eu, eu, eu..." de sempre. Eu poderia ter continuado, mas já tinha ouvido bobagens demais na transmissão, especialmente da repórter in loco, e preferia ir cuidar de minha vida. Ponderei que, estranhamente, chuvas, quebras dos outros e muitas coisas, acontecem em volta, mas nunca com Hamilton. Que espírito bom esse, não? Protegido como nunca. 
E como o marketing é algo que nunca pode ser desperdiçado, o retorno do atual campeão mundial aos holofotes da F1 é cravado com uma pole "surpreendente". E aproveitaram também que o papo da Racing Point, ou Force India, ou Seja-lá-que-for, estava em voga, falaram mais um tantão quando Ocon e Pérez largariam no P3 e no P4. 
Se achar isso suspeito, ache suspeito a pole também.

A largada e aquela afofada básica do Hamilton sob Vettel, tendo uma enorme pista para usar. Poucas curvas depois, Vettel conseguiu a ponta e foi se posicionando. Ocon ou Pérez foram prudentes em não atrapalhar. 
E então o holofote de assuntos destacáveis veio à tona: antes do Vettel conseguir seu P1, lá atrás a coisa ficava estranha. Hulkenberg não freou a tempo, bateu na traseira de Alonso que literalmente voou por cima de Leclerc. Não foi qualquer um. Foi Alonso, o cara que vai largar a F1 no fim do ano, que voou por cima da promessa/futuro da F1. A imagem foi espetacularmente sinistra. Graças à Deus, ninguém teve um mísero arranhão e acendeu a lâmpada na cabeça de todo mundo que criticou o "halo": a engenhoca pode ser feia, mas ajudou que Leclerc saísse ileso. 

No meio disso, apareciam Ricciardo nos boxes e Raikkonen com um pneu traseiro dilacerado. Só com algumas voltas depois é que recuperaram o replay desse incidente, e mais outro. Ricciardo - também holofote das férias pela sua transferência para a Renault - bateu na lateral do carro de Kimi e danificou o seu pneu, adquirindo quebras também. Até Bottas, foi pego errando freadas e tocando com Stroll - o garoto discórdia.

Abaixada a poeira, tanto Kimi quanto Ricciardo, sofriam com os danos dos carros. O primeiro abandonou a corrida na décima volta. Ricciardo, desistiu mais adiante. 
O tom da corrida foi morno para Spa. Reajustes de posições, quase nada tão alarmante, a não ser claro, um Verstappen tomando a posição P3. Bottas também chegou bem ao final da corrida, recuperou-se da classificação mal feita e tornou-se P4.  
Lá na frente, onde tudo importava, Vettel seguia no P1 sem erros nem problemas. Hamilton se distanciava, mas não muito. Fiquei à esperar de algumas reclamações via rádio. 
Mas elas vieram, mais tarde, em tons de cinismo desagradável, não por ser verdade, mas sim por ser de atitude de mau caráter. Hamilton insinuou ter algo a mais no motor Ferrari. 
A questão do jogo psicológico é uma arma eficaz, mas nas mãos de Hamilton sempre soa revoltante e muito do hipócrita. Se ele está distante 10 segundos do resto ele faz um baita "sandbagging" para imprensa. Se Vettel está à 10 segundos, ele insinua um burlar de regras. Tetra campeão, com 33 anos... Eu teria vergonha de agir assim. 

Apesar de Vettel ter feito a barba, o cabelo e o bigode em Spa, é de se convir que foi um tanto "xoxo" ter diminuído a diferença de pontos de 24 para 17. Ainda assim é remoto que vejamos o retorno da Ferrari vencendo no campeonato de pilotos. E acho que estou sendo uma das poucas que acha isso uma verdadeira pena. 
E o grande perigo? Se a Ferrari não acordar de vez para a vida, Kimi vai perder na classificação geral para Bottas logo em Monza, no próximo fim de semana. O trato é seguinte, quer ficar com o finlandês velho, dê à ele medidas para ajudar no campeonato. Tomem tento!

Todavia, por mais que o GP seja meio morno, Spa é uma das melhores coisas na F1. Ela cria uma grande expectativa, a gente fica meio frustrada por não atendê-la por completo, mas é sempre um grande prazer, sem sombra de dúvidas. Vida longa à Spa-Francorchamps!!!

Abraços afáveis!

PS: Faixa a Faixa virá depois de Monza. Votem aqui

Comentários

Gosto de Spa pois sempre achei o circuito interessante e a paisagem ao seu redor, belíssima. Muita gente começou a dizer que gostava por causa do Ayrton, achando estranho que ele gostasse mais de Spa do que de Mônaco, onde guiava como ninguém, até aparecer um certo Schumacher...
Eu estava viajando e só assisti a corrida na reprise do Sportv, às 22 horas. Mas confesso que se não tivesse dado um cochilo logo que cheguei depois de ter dirigido por 8 oito horas, a corrida teria sido um perfeito sonífero. Corridinha insossa, com nada de empolgante. Não fosse a batida na primeira curva, teria passado "batida"...
Quanto à choradeira de Hamilton, o que esperar do menino mimado que nunca sabe perder? Sua cara de mau perdedor já é célebre, sua expressão corporal nunca mente.Isso quando não fica de capacete para não mostrar o descontentamento.Incrível como ainda existam aqueles que o defendam...
Manu disse…
"Incrível como ainda existam aqueles que o defendam..." Vai ver é porque hoje é bem legal curtir aquilo que todo mundo gosta, mesmo que seja uma baita "fake news" ambulante rsrsrsrsrs...

E mais uma vez, sigo em acordo com vc, alma de gêmeos!

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!