F1: A fabulosa decisão de Daniel Ricciardo

Pausa dramática nessa sexta, para falar da F1.
Sei que estão de férias, sei também que prometi o Faixa a Faixa para essa semana, mas não estava nos planos essa notícia e ela requer uns pitacos.

Não sou jornalista. Não tenho nenhum mísero compromisso com a ética  e compromisso com a verdade. Tenho um blog. Blogueiro é o padrasto do Youtuber. Se blogueiro, poderia soar meio retardado, ele acabou criando os monstrinhos dementes dos Youtubers. 
Blogueiro era gente com ímpeto jornalístico ou artístico, que queria aparecer sendo avaliado por um público de seguidores internautas. Quem tinha ímpeto jornalístico, gastava o vernáculo para expor, junto à uma pauta, uma opinião. Alguns escrevem tão bem que te convence e te faz admirar. Outros de fato, aventureiros e lançam mão de um senso comum nos seus espaços e criaram uma comunidade de seguidores...
Youtuber é o gremlim do blogueiro. Nunca disseram nada que prestasse. São responsáveis por ter dado poder e aberto espaço para o "troll da internet" estar em, literalmente, qualquer lugar. Hoje, qualquer um corre o risco de receber duras críticas por manifestar algo, independente de ser certo ou errado. Até mesmo, quem não fez de má intenção, está fadado a pagar por um rótulo exagerado em qualquer coisa que poste nas redes sociais. Em alguns casos, dizer o que pensa pode ser traduzido como preconceito e ser até mesmo, processado pelo que foi mencionado.

E como de boas intenções o inferno está cheio, já mando na lata: não tenho compromisso com ética jornalística e tenho esse espaço para ficar exponho opiniões a esmo. Quem quer ler, lê, comenta, concorda, discorda e na boa? Já tem uns bons anos que consegui, fielmente, um pessoal que respeita bem o que eu escrevo aqui. Tenho absoluta certeza que nem sempre concordam com tudo, mas não surge nenhum maluco, brotando de um buraco qualquer para me acusar de qualquer coisa ruim por aqui. O segredo? Não sei. Talvez seja, um pouco de bom senso em não transparecer hipócrita nos meus textos esportivos. Pois são estes que exigem mais compostura na hora de escrever que nos outros posts de entretenimento. Claro que eu também exagero, mas se faço eu tendo a reconhecer rapidamente. Quem não quer ler, faz que nem a maioria: ignora. E eu sei quem ignora, e o porquê. 

Quando mais nova, eu não tinha esse espaço, mas comentava em blogs amigos. À respeito de gostos musicais, livros ou filmes, nunca tive críticas, afinal, era uma questão de gosto e se houve algum comentários discordando de algo, era a perspectiva da pessoa do outro lado, e não um ataque pessoal.
Comentar em blogs amigos ou fóruns sobre F1 no começo dos acessos frequentes à internet antes de ter o blog, era sempre ataque pessoal: falar de F1 é estar em meio à maioria masculina. Não vou fazer mimimi feminista mas, já comentei em um fórum extinto e por rivalizar a opinião de um usuário, tive de ler: "porque não lava um tanque de roupas?". Eu ria disso. Realmente, não me afetava. Mas eu achava desagradável atribuir as minhas torcidas à aparência de pilotos. Há problema nisso? Nenhum, penso. Mas os caras cujos casamentos era insuficientes desses fóruns se incomodavam com as novinhas solteiras, defendendo algum grupo de pilotos de forma quase infantil. Era visível sim que algumas delas - eu inclusa - tinha um apreço pela aparência de alguns pilotos. Juntávamos  o útil ao agradável, mas ainda é difícil admitir que nesse caso, é um ponto fraco, alvo fácil para aquele que está disposto à criticar, menospreze a torcida.
A defesa de qualquer sujeito - seja ele piloto, político, celebridade - de forma excessiva e cega, fanática e de idolatria, ao invés de agir de forma ponderadamente pragmática, é um ponto fraco. Ou você arruma os argumentos e usa bom senso para evitar que esse detalhe sobressaia, ou finaliza a discussão com um palavrão.

F1 não é tema diverso nesses debates. Você já topou com alguém que diz que não assiste F1 desde a morte do Senna. Então sabe do que eu falo. Fanatismo pode tomar proporções desmedidas.
Acho bem engraçado quem olha para um Verstappen, xinga por ele ser impetuoso, por arriscar demais. Xinga mais ainda os defensores da internet que gostam de um fuá proporcionado por ele. Critica quem, por ventura, elogia o menino cobrando mais calma e levando o talento dele em consideração para resultados mais favoráveis. Ninguém está certo, embora eu admite que vez ou outra, posso fazer parte de um destes grupo. Que critica ele por ser arrojado, parece gostar de piloto mediano. Quem critica quem gosta quando ele desmonta os resultados das corridas, parece que não gosta do esporte. E por fim, quem pede calma para ele, quer moldar a sua personalidade para fins "piloto banana".
"Ele é um babaca" vem munido de muitos significados: "ele é babaca porque ele atrapalhou a corrida do piloto/equipe favorita", é o mais comum.
Nada de errado nisso. Só não discuta quando alguém jogar isso contra você. Admita e toque o barco, afinal, as emoções nos traem. E muito. 

É preciso cuidado na internet, estamos vulneráveis, expostos. Não é fácil manter a sanidade nas redes. Se você propõe a opinar, tem que estar ciente de que você não pode achar que só você está certo. Existem muitos lados da coisa. Não concorda, não leve para o lado pessoal. 
Já vieram falar comigo sobre várias coisas. Esquecem que eu torço para o Kimi, mas eu não sou boba. Eu vejo que ele sabe o que está fazendo. Se ele está agindo como trouxa, isso, infelizmente, é problema dele. Ele sabe da política da Ferrari, não precisa de uma menina do interior de Minas para ficar defendendo ele nas redes. Mas eu também não acho que ele está tão inocente ai nesse jogo. Tanto que sua postura não é de se vitimizar, nem mesmo, detonar o companheiro como muitos já fizeram no passado. Torcida nem sempre é defesa o tempo todo.
Tenho extrapolado um pouco a dizer que Vettel não merece críticas, mas é que, para mim, a partir do momento que um piloto é odiado na "nova" F1, isso significa que ele presta mais do que aquele que é amado. E a mídia é a responsável por isso. Se sai a notícia que ele vetou o Ricciardo como companheiro, as pessoas caem matando: "está com medo, né?". Viram Mãe Dinah e projetam um Ricciardo superando Vettel sem ao menos, cogitarem a possibilidade se o tal veto, aconteceu mesmo. Eu não estava lá. Os indícios parecem apontar para isso, mas não estava lá, não sei de nada. O que posso fazer é executar o "achismo". Mas basta Hamilton ter vetado o Alonso, que a resposta dos palpiteiros é "certeira": foi porque o jogo político do espanhol é perigoso e nenhuma equipe o quer. Enquanto isso, ele é torturado numa equipe desorientada que é a McLaren. Que belo jogo político hein? Caramba!!!!

Ninguém sabe medir nada: Sainz era um ótimo piloto. Hoje, já não é grande coisa. Talvez ele nunca fosse, mas como estava de chegada, pouca gente pode ter ousado falar mal. 
Pérez era astro em ascensão quando começou. Surgiu fofocas que a Ferrari queria ele na equipe. Perderam o Hamimimilton, então a McLaren é que contratou o mexicano. Foi um verdadeiro fogo de palha. 
"Fulano vai para equipe tal" é notícia que em 90% dos casos que ocorre é tentativa de acertar e falhar miseravelmente. Kimi vai voltar para a McLaren. (Em 2009, ele ia sair da Ferrari e correr na Mercedes, de acordo com Lito Cavalcanti. Tô esperando até hoje essa história que ele deu tanta certeza... ¬¬') 
Alonso vai para Renault ou Force India. 
Pode ser. 
Vai aposentar e correr de Indy. 
Talvez. 
Tá faltando falarem que vai comprar uma equipe e ser ele como companheiro dele mesmo. Vai ter gente inclusive que vai comprar a ideia, mesmo sem fazer o menor sentido. Inclusive se publicarem em algum portal famoso. 
Ricciardo vai para Ferrari!! 
Não vai mais... 
Fica na Red Bull... Ou não?!
Leclerc vai para a Ferrari. 
Leclerc quer a Ferrari. 
Leclerc é astro para uns, e engodo para outros.

Daí você acorda uma sexta feira como hoje e lê que Ricciardo disse que não vai ficar mais na Red Bull. Você corre o cursor e vê outra: Ricciardo vai correr com Hulkemberg na Renault.
Ninguém falou sobre isso. Foi surpresa para muita gente.
As "Mãe Dinahs" morrem desse jeito. Nenhum deles deu esse furo, só deu furada. 
Não devia dar ideia, deixar o pessoal falar que Ricciardo decidiu porque motor Honda é mesmo osso duro de roer, mas certamente, algum espertinho de portal ainda vai escrever que essa decisão começou a tomar forma quando elefoi vetado na Ferrari. Criatura nunca viu um contrato de piloto na frente dele, mas sabe tudo que envolve em uma negociação. Diz o que acha e vende a matéria como notícia. É muita maldade no coração, não é não? 
Dá na mesma ser blogueira e só postar uma notícia específica e levar ela à ferro e fogo em comentários. É nessas horas, onde deveria ter a análise seletiva, que muita gente decide engolir qualquer coisa. Não decidem por eles mesmos se, por exemplo, um Leclerc é bom piloto. A  decisão geralmente se pauta pelo que os outros estão falando dele. Observar, analisar e formular argumentos, vale até para a futilidade de um esporte. Se você não fizer isso, meu, não reclama se alguém te criticar!
Assim sendo, não tem diferença entre o que está sendo noticiado, com o destaque tendencioso "caça-cliques" e eu, mera suburbana que está a fim de escrever textão.
Mas que dá na gente uma vontade de gargalhar sobre as especulações que morrem rapidinho, isso dá. E todo ano é a mesma coisa. A gente até briga com os outros por conta do que "leu na coluna do fulano" ou do que o "Lito e o Galvão disseram"... No fundo, todo mundo sabe tanto quanto eu e você, que está aí agora, de boa lendo esse texto (e começou, agora quer terminar, mas está morto(a) de arrependimento... Sorry! rsrsrsrs...)

Boa sorte ao Ricciardo. Ele vai precisar. Terá um bom companheiro - vejam bem, eu acho - de talento equiparado, mas a equipe ainda patina no rendimento. Tomara que evolua e que esteja apta aproveitar de uma dupla consistente de pilotos para trazer um melhor desenvolvimento.
É o que dá para projetar e torcer. Mais que isso, é bobagem e exagero.

E vocês, o que acharam da transferência?

Abraços afáveis!


Comentários

Robson Santos disse…
Manu, boa noite.

Acho de verdade que o Canguru Sorriso, acertou na mosca!

#soacho
Manu disse…
Pode ser hein, Robson?! Vamos torcer para que dê tudo certo para ele nessa nova etapa da carreira.

Abs!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!