Tag Musical: Músicas que você escolheria para (#18)

♫ Música que você escolheria para

♫ Dia 18: Lembrar da pior época da sua vida


Certamente a tag 17 já deu um introito na questão da pior época da minha vida. Faltando 3 dias para completar 15 anos, perdi minha vó de forma abrupta o que me deixou devastada e me dói pensar o quanto foi ruim aquele ano de 2002. Desde então, tomei uma mania de pensar que anos de números pares, são meio catastróficos, pois nos anos pares seguintes, houveram doenças na família e situações das quais uma adolescente pouco saberia como lidar. 

A impressão contra os anos de números pares sumiu em 2006, ano em que passei no vestibular. Logo, voltei a perceber que na vida, tudo que é dado, pode não ser 100% agradável e se é, pode saber que tem algo errado por vir. Essa é a vida real e adulta. 
No final daquele ano passei por crises existenciais na universidade: o fato de não estar indo bem nos estudos, era novidade para mim e isso, me derrubou até o fim de 2007.
Neste mesmo ano, o de 2006, eu estava me desgarrando de um "crush" - o mesmo em que me interessei em um ano em que eu sabia o que queria, bastava manter sempre o controle, aos 17 anos. Ele era um cara  legal para um relacionamento, e tornou-se amigo. Porém, se afastou de mim por conta de um relacionamento que parecia um pouco abusivo, mas ele, se sentia bem com isso e obviamente, eu não era a pessoa mais certa a palpitar. 

Esses momentos, como a morte de minha vó, não foram completamente superados. Mas, com os da faculdade, eu tive certeza que mudanças  para o melhor eram possíveis e eu tinha todo o tempo do mundo. Esqueci o crush, que tomava meu tempo em pensamento, desejei felicidades à ele e parti para outra. Foquei nas minhas necessidades acadêmicas e mudei de curso em 2008, 10 anos atrás. Era possível muita coisa: largar o que me fazia me sentir estranha, manter a calma e escolher o que poderia me fazer feliz.

O tempo passa e "as dores" antigas parecem historinhas de gibi. 10 anos depois da decisão de mudar de curso, a crise bateu forte: meus planos de fazer um doutorado em 2018, de tentar uma bolsa foram minados pelo cancelamento do processo seletivo. Para me reajustar, procurei emprego e só consegui algo temporário, que neste ano, já não foi mais possível continuar. A sensação de fracasso é diária.

A rede social é mesmo Matrix: as pessoas só mostram o lado bem sucedido delas, o que não significa que é o cotidiano. Eu sei disso. Mas vá dizer para sua mente aquela foto de um ex colega de escola viajando para praias do nordeste numa semana, festas no outro fim de semana, outra praia ou até mesmo, viagens ao exterior, com fotos altamente sorridentes, que isso não é a realidade dele(a)? Como não se sentir para baixo quando, pessoas com salário nas contas e em empregos sólidos, reclamam nas redes sociais das segundas-feiras, de ter de levantar cedo, de ter de encarar um chefe? Como ficar calmo com isso?

O ponto é que estou vivendo a pior época da minha vida, uma crise, que definitivamente é desde 2007, só que atenuada. Claro que teve alguns momentos alegres e produtivos, conquistas e experiências boas nesse período de 10 anos. Mas é assim mesmo; as coisas ruins aparecem e sobressaem as boas, pois elas ensinam mais sobre a vida e não apenas a suportá-la.
Isso é teoria. Não é solução. Falar, ou escrever isso, é tentativa de aceitação e consolo. No certo - e não me julguem, pois a condição humana é assim - o pessimismo é grande. A impotência e o fracasso dá as caras quando a última gota cai, aparece o inevitável e a gente acaba por se submeter à eles. 

Por isso, a escolha da música para essa má fase é direta e cruel, mas não menos real. Acompanhem a tradução e entenderão (ver aqui, caso precise).


E vocês, alguma música para uma época de crise?

Para acompanhar o que já foi postado da tag musical:

♫ 1- (Música que escolheria para usar como despertador);
♫ 2 - (Música que escolheria para ajudar a dormir);
♫ 3 - (Música que você escolheria para ler um livro); 
♫ 4 - (Música que você escolheria para um dia de sol);
♫ 5 - (Música para ouvir num dia de chuva);
♫ 6 - (Música para malhar em casa ou na academia);
♫ 7 - (Música para cantar no chuveiro);
♫ 8 - (Música para ouvir numa viagem de carro);
♫ 9 - (Música para beijar a pessoa amada);
♫ 10 - (Música para fazer um trabalho manual ou no computador);
♫ 11 - (Música para arrumar um quarto bagunçado);
♫ 12 - (Música para ouvir no carro a caminho de uma festa ou show);

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!