Coluna: A Real da F1 2018 by Manu Super Sincera

Vestindo a capa da Super Sincera, vou mandar a real sobre a F1 2018 que teve início ontem, na quinta-feira, com os treinos livre para o GP da Austrália, no domingo.
As arrobinhas do post são figuras apenas ilustrativas, algumas caricatas. Não estou falando de ninguém específico... (Ou será que estou?!)

► "Nossa, você vai ficar a madrugada acordada para ver F1?", diz o @Zé_Preguiça, aquele indivíduo que sempre que você pergunta o que ele vai fazer no fim de semana ele responde: "dormir".

Resposta Super Sincera: Não. Fiz isso poucas vezes na vida. Não sou burra. Tive vídeo cassete à minha disponibilidade e usei sem moderação. Agora tenho aparelho de gravação. Farei o mesmo. Até porque a tendência é ser sutilmente, mais do mesmo.

► "Compensa assistir um troço chato daqueles?", diz a @Jô-Fu.Tileza, aquela que assiste o programa das Kardashians no canal E!

Resposta Super Sincera: Uai... Na real? Não compensa tanto assim não. Até porque sabemos quem vai vencer, bater recordes, ter a bunda beijada e tudo o mais durante a temporada. De nada adianta se rasgar aqui falando mal do presuntinho (Ham) se ele vai detonar tudo pelo caminho e ser penta no fim do ano. Queiramos ou não essa possibilidade é enorme e precisamos ser realistas.
Mas chato não é tanto assim não, só não é surpreendente mais, faz tempo. E com isso, acostuma-se. Se eu estressar mais, vai começar a fazer mal, e sadismo não é comigo. Mas vício, é outra história.

► "Kimi agora tem Instagram! Vai ser legal seguir ele à cada evento da F1, né?", diz @F1FanAndLover, aquele ou aquela pessoa que se diz fã do Kimi só quando ele dá uma dentro. 

Resposta Super Sincera: Vamos lá, vamos ser imbecil que nem a maioria e me intitular "fã raiz" do Kimi. Sou dessas que gostava das sinceridades nojentinhas dele, do tipo "I was having a shit" ou patadas do tipo "the helmet protects my head".
Antes dessa "nova fase", dizer-se fã do Kimi tinha duas vertentes: ou acarretava comentários invejosos do tipo "só porque é bonito..." ou comentários toscos, exemplo - "o bebum da F1? Também gosto dele, mó autêntico...". Nem o primeiro, nem o segundo definia minha preferência por Räikkönen à qualquer outro piloto. Duas ideias reais que não fazem parte do meu pacote de verdade.
Mas, esse novo Kimi, esse "Kimi Nutella" (ai, ai... Olha eu no meme besta...), família, pai de um casal de filhos, com esposa grudenta fazendo vídeos tipo aquela sua amiga de Facebook recém casada, e ele com fotos aparecidas exibindo a felicidade fake comuns da irreal vida que as pessoas compartilham como verdade no Instagram, não parece o Kimi durão, Homem de Gelo, que não se importava com essas coisas fúteis. Tudo mudou com o fatigoso casório. Kimi se tornou trivial e "mantegoso". Ter voltado à Ferrari fez dele não só capacho, como agora, uma gelatina fora da geladeira. Tudo bem que quando ele saiu, foi por acordo, pois não poderiam mandar o Massa embora. Mas agora ele não faz festa em iate, não é flagrado dando vexame de bêbado, não cai dos alambrados e não se veste de urso porque perdeu uma aposta. 
Sim, todo mundo muda, as pessoas crescem, e viram gente. Mas ele poderia ter feito isso sem virar um escravo de Instagram, né não? Se moldar à essa parte descartável do nosso cotidiano é algo que tenho lá minhas ressalvas. Vamos dizer que ele perdeu a autenticidade.
Ele é uma das razões das quais assisto F1, pois há momentos em que ele ainda extrapola sua veia de piloto calculista e certeiro que tanto gosto. Mas vou dizer: ele não é a única razão

► "Você abandonou Kimi, sua ¨%$#@&!!!", diz a @Iceman'sWife, aquela que gosta tanto do Kimi que não vê seus erros, acha que todo mundo é hater, exclui qualquer amigo que exalta o Vettel e xinga muito no Twitter.

Resposta Super Sincera: Nein, nein, nein. Muito pelo contrário, sou e continuarei sendo conhecida por ser fã do Kimi. E exatamente por ser fã dele que, tenho um tempo de "acompanhamento", para saber que esse cara pode ter mudado, mas ele ainda mostra não dar a mínima para crítica, e mais que isso: pode ter começado a fazer coisas diferentes do antigo Kimi, mas não ficou burro. Ele sabe o que está fazendo, e se ele está sendo "humilhado" pela Ferrari, tem um contrato ali que deixa ele pelo menos, mais rico com isso. E se ele erra, faz bobagem, eu vou falar. Não quero heróis perfeitos para torcer, quero figuras agradáveis com o mínimo grau de afeição. Santos são para amadores.
E por falar em amadores, ficar falando de um piloto só, nos meus textos nesse espaço, me equipara à "mídia especializada" brasileira... Aí já viram, né? Credibilidade ZEEERO e inutilidade a perder de vista.

► "Sem o Massa, você não vai ter quem odiar, hein?", diria o @Bolha.Patriota, o exemplo de indivíduo que acha que a bandeira no pódio ou no capacete do piloto é o suficiente para sentir orgulho.

Resposta Super Sincera: Se segura, malandro, que vou malhar o Hamilton e sofrer com essa escolha, caso ele aparente fazer das suas esse ano. Ah, odiar não é a palavra certa para o que fiz com o Massa durante esses anos passados. O verbo certo seria "desdenhar", estamos combinados? Porque ele realmente fez muito pouco para essa exaltação toda. 

► "Sua racista!", vão dizer os novatos que lerem minhas reclamações contra Hamilton, caso eles consigam coordenar os dedinhos e clicar nessa postagem.

Resposta Super Sincera: Ooooooh, não diga isso. Jamais!
Porém, tentarei justificar o injustificável: o meu gosto particular que já aviso, não é por conta da raça, mas sim uma questão de empatia. Não gosto de Hamilton desde seu fingimento em 2007 no caso da espionagem da McLaren. Não gosto das suas atitudes mesquinhas, egoístas e cínicas com qualquer coisa que acontece na F1, sejam elas simples, ou não, sejam elas com ele diretamente ou que atingem ele em alguma circusntância. 
Não simpatizei com a sua pessoa quando as suas primeiras bolas foras foram dadas no ano de estréia, das quais todos em volta, passaram panos quentes. Seus recordes recentes, para mim, são números irrelevantes, que podem ser notáveis para o esporte, mas no crivo do meu entendimento, muitos nomes poderiam ter alcançado os mesmo resultados com o equipamento e respaldo que ele teve e tem.
No pessoal, se mostrou um grande mau caráter: destratou colegas e amigos que dizia ser próximos à ele. Agora, danou a ser preconceituoso até com membros da família... Só piorando, queridão! 
Se ele for ainda considerado gênio sem soltar uma gota de suor, posso até não dizer a minha opinião (que é irrelevante, o que estará feito, não mudará), mas defender essa atribuição, confesso, difícil.

► "Ih, alá, vai torcer para o embuste do Vettel", @AlonsistaSíSeñor, raivoso torcedor do Alonso, descontando em alguém, que não o culpado da má sorte do espanhol.

Resposta Super Sincera: Vettel não é santo. Já disse que não quero santos para torcer. Mas embuste é, não só uma forçação de barra, como soa como uma baita dor de cotovelo. Porém, de novo, é o que eu penso, ninguém não precisa acatar.
Sim, eu vou. Gosto do Vettel mais que muito piloto ali dentro. Mas junto com ele quero destaque de Alonso. A F1 tá insossa assim muito porque ele já não está sendo considerado na competição e isso é um baita desperdício de talento. 

► "Afinal de contas, qual é a sua real?", pergunta a @Impaciente_Maria, aquela que lê, mas não me entende. 

Resposta Super Sincera: O básico, Marias e Josés: uma F1 sem mimimi, competição sadia, menos pilotos preteridos, mais valor à pilotos que realmente fazem a diferença na categoria. Quero Alonso de volta, quero ver o real apelo de Vandoorne. Quero que Bottas crie mais ousadia e que Verstappen saiba medir seus atos em pista. Pode ser "bocudo" fora dela, pois a gente gosta de um showman. Quero mais apelo de Ricciardo, e mais calma de Vettel caso ele comece a perder ritmo pela queda de rendimento costumeira da Ferrari. Quero mais de Kimi e menos de Hamilton. 
Dos demais, quero que sejam pilotos, não coadjuvantes que só se lamenta quando atrapalham os demais, ou quando brigam entre si gerando risadas e disses-me-disses. Na verdade, muitos deles, nem sei escrever os nomes direito e confesso, não é bom de admitir. 

Custoso tudo isso? Também acho. Mas, a gente nutre esperanças.
A corrida será no domingo e devo fazer uma notinha por aqui. Não sei ainda se farei minhas colunas na segunda feira. Vou acordar muito cedo na segunda e vou passar o dia dedicado a estudos. As colunas estavam repetitivas e acho que ficará dinâmico se comentar eventos destacáveis por tópicos, quando relevantes.
Mas saibam, que farei o possível para comentar os GPs à tempo. Faço como Collor e digo: "Não me deixem só! Eu preciso de vocês!", rsrsrsrsrs...

Abraços afáveis!


Comentários

carlos disse…
O que eu espero da temporada F1:
Surge uma nova criatura que seja o Bottas ou uma equipe que seja a Ferrari ou outra que dar um pulo do gato com o objetivo de desestabilizar a mente infantil do senhor mimimi pilantra Hamilton.
Que a nova criatura quando fazer isto tenha um bom preparo mental e psicológico contra o senhor mimimi pilantra Hamilton pois este vai fazer o joguinho psicológico.
Enfim se a criatura conseguir este objetivo, nos vamos ver muita nuvem do senhor mimimimi pilantra Hamilton e vai ser muito engraçado.
Manu disse…
Concordo plenamente Carlos! hehehehehe...
Abraço!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!