GP da Alemanha: "Vergonha" ou "Eu já sabia!"?

Olá a todos!
Sei que demorei a escrever alguma coisa sobre o GP da Alemanha, mas definitivamente eu escrevo "melhor" quando se passa algum tempo refletindo.
Eu que sempre falo das injustiças não poderia escrever logo depois do GP ontem porque realmente eu soaria injusta. 
É engraçado como as coisas que acontecem refletem na imprensa e nesses anos de F-1 que tenho, mesmo uma coisa premeditada, imaginável, ainda causa surpresa e/ou indignação.
Pois é bem isso que acho que a ultrapassagem de Fernando Alonso sob Felipe Massa significa para mim: um algo que já era previsível. 
Demorou até. Sim, demorou porque até então a Ferrari não tinha condições de executar isso.
As justificativas a gente engole sim, porque são justificativas aceitáveis quando não se tem um Felipe Massa em jogo. Fernando Alonso tomou a ponta porque está a frente do campeonato.  E ponto. Mais rápido. E ponto.
Isso não foi feito no passado da Ferrari?
Nas reposrtagens que li citaram até 2007 com Kimi Räikkönen. O que eu realmente acho chato, banal e se eu fosse mais sensível cairia em prantos profanando frases como "Isso é injusto, Kimi mereceu!". Mas eu não sou xiita a esse ponto. Eu sei exatamente o que significou 2007, e realmente - ou infelizmente - Felipe Massa não faz nenhum papel nessa minha história, nem mesmo de coadjuvante. Ele teve a função que uma equipe precisava. Qualquer coisa deveria ser feita alí contra a McLaren. E Kimi tinha feito todo o trabalho sozinho durante todo o ano.  Eu não posso fazer ninguém aceitar isso, basta que eu aceite isso e fique feliz, porque é o que importa. Mas isso não vem ao caso.
Caso é que vimos cena parecida com um tal de Rubens Barrichello. Esse mesmo que se acovardou, sim e fez-se de vítima depois.
Alguém duvida que alguém faria uma cena estranha dessa se não fosse por algo mais forte?
Porque cargas d'água nem ele e nem Felipe fizeram por onde e aceleraram mais que puderam e fizeram por merecer o macacão que vestem? O que importa não é competitividade?
Porque na verdade não honraram a nação pela qual sempre contam com a torcida?
Michael Schumacher sabia do feito, ficou sem graça e daí? Ele era melhor piloto mesmo. Era o grande, o supremo e intocável. O que o diferencia de Fernando Alonso? Para mim nada. Datas diferentes, capachos diferentes, e personalidades diferentes. Só e mais nada.
Eu não vejo esse meticuloso ser manipulador e egoísta chamado Fernando Alonso. Eu vejo um cara mal orientado, isso sim. Ele parece colocado em toda curva de rio. A Ferrari encontrou dois que podem ser manipulados aos montes. Fernando agora é o vilão novamente. E porque? Não sei, eu não o conheço. Se ele não convence a todos como bom moço, para mim ele ganha o Oscar - porque se ele estiver interpretando ele está me convencendo, sim. É vítima pela terceira vez.
E era para eu detestar Fernando sim. Afinal ele "puxou o tapete do Kimi," que não novidade para ninguém que sou fã do finlandês. Não acho isso correto, acho absurdo e acho que nunca houve desrespeito entre os dois o que significa para mim que Fernando não é um Darth Vader.

Porém acho merecidamente ridículo (palavrinha sacana essa...) a atitude descarada da Ferrari. E acho ridículo o comportamento do Felipe. Sim, ele não superou um finlandês inútil e chegado numa vodca? Porque ele não disse no rádio: "Fernando está mais rápido? Me dê mais algumas voltas". Não. Ele se calou, freiou e fez uma cena cínica. Atitude infantil sim. Medrosa mais ainda.
Mas aconteceu hoje? Não. Aconteceu com o Massa, aconteceu com o Rubinho. Todos subjulgados. Kovalainen foi capacho na McLaren e ninguém lembra porque nem sequer conseguia ter forças para ficar próximo do Hamilton... Kimi também foi, por debaixo dos tapetes e todos só lembram de 2007... 
É a lei da selva.
Pois me mostrem a solução e me mostrem o jogo limpo. Onde era possível fazer as coisas certas e sair na vitória? 
Deixar do jeito que estava? Sim, seria um jeito. E acho que era bem possível que se mantivesse assim, mesmo que na largada Vettel pareceu provocar o mundo contra Fernando Alonso.
Mas não foi assim. E a decisão estava nas mãos de Felipe. E ele escolheu o que todos sentem vergonha. E eu pergunto: porquê? 
Será que acusar o adversário é mais fácil na imprensa agora?  Porque será que nunca mostram os defeitos do seus supremos brasileiros e sim só os defeitos dos companheiros? O Mark Webber não tem 1/3 do talento de Felipe (assim diria muitos) e ainda assim do jeito mais brega que se pode pensar, botou pressão e não cedeu para ser o segundão (apesar de ter feito uma corrida apagada na Alemanha). Porque Felipe não pode fazer o mesmo? Ou ele não sabe que coragem nisso o resultado seria um simples novo herói brasileiro? Sim, eu acho que muita gente ia dizer: "ele é o nosso herói!"
É preciso saber que a culpa não é de um, e sim de vários, cada um culpado num ponto. A grande e master é a Ferrari, que depois disso tudo ainda não entendeu que a grande sacada deixa manchas grotescas na imagem dela. Todos têm o direito de detestar o piloto X e o Y, mas ter opinião não é dizer o que todos querem ler e ouvir. Eu tenho os meus argumentos e os outros tem os deles. E pronto. Falar de caráter acho que é algo desmerecedor da maioria que sai na vontade de dizer algo a respeito.
Tenho sim vergonha de gente que gosta de criticar a sujeira da janela do vizinho sem saber que é a sujeira da minha janela que está refletindo no que eu vejo.
Tenho sim mais raiva ainda em saber que quem perde com isso sempre é o esporte.  E nós, trouxas, que ainda ficamos nessa.
Mas quem disse que o mundo é justo? (Antes mesmo: quem disse que somos todos donos da verdade?)
O espaço é de vcs, já sabem.
Abraços afáveis!

Comentários

Fernando Kesnault disse…
Manu se existe um culpado este é o Massa por não ter tido "não" e ir em busca da vitória e se a equipe o mandasse embora arrumaria uma vaga em outra equipe já que confia no "taco" e se não arrumasse, já tá com muito dinheiro iria paa outra categoria e dava uma banana prá f-1, mas é um Bundão que só pensa em dinheiro então... Azar de seus torcedores...hahaha
Ron Groo disse…
Pois é... É o único circo que os palhaços não estão no picadeiro e sim na platéia.
Manu disse…
É Fernando... No caso Felipe tinha a opção de dizer e não e cair fora e ser feliz. Ele não quiz então agora tem ainda menos do meu respeito.

Groo, esta é uma verdade. Eu estou começando a costumar com essa idéia. ¬¬'

Abraços à vcs!

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!