Pontinhos pós "férias" e pré GP da Bélgica

 

Ponto 1:

Não é sensação. De fato, assuntos mais relevantes surgiram quando estava para começar a "race week" e não quando estavam de "férias". 
Eu sei que não é os meus notinhas ácidas, então, faço um reclamação mesmo: essa pausa da F1 não teve nem uma silly season que ao menos deixasse a gente pensando no boato.
Tudo que teve foram fotos de piloto "chassi de grilo" curtindo o verão. Ainda bem que acabou, mas ao mesmo tempo, já podemos preparar para as manobras polêmicas, as escolhas premeditadas, 

Ponto 2:

Uma das primeiras notícias que pipocaram no início da semana que marcava o retorno da F1 para a segunda parte do campeonato, era um tanto peculiar. Toto Wolff e Lawrence Stroll estavam sendo investigados por uso de informação privilegiada na compra de ações da Aston Martin. 
Eu até poderia gastar um tempo, escrevendo do que se tratava, mas, ponderem que eu escrevi "estavam". Sim, "estavam investigados", mas foi "no further action". A investigação foi encerrada (rapidamente) por falta de evidências para dar continuidade. 

Eu não entendo lhufas disso, mas o suficiente para dar risada da galera que achava que ia rolar até prisão para o Wolff. Ah, bobinhos...

Ponto 3:

A guerrilha entre a Red Bull e a Mercedes ganhou contornos ainda mais, digamos... patéticos. Enquanto a primeira chega à Bélgica com prejuízo e não pode nem espernear, a segunda se dá o disparate de comentar impropérios. Um deles, pareceu engraçado, se não fosse apenas infantil: Segundo Toto, a disputa com a Ferrari era mais intensa do que é com a Red Bull. 

Parece até piada, mas é só provocação. A Ferrari nunca chegou ao nível de tirar Toto e cia. da casinha, até porque quando faziam algo que ficasse suspeito, nem assim dava ser certo para o campeonato.
Ainda que seja bom lembrar das "táticas interessantes" acusadas pelo Lewis Hamilton com a manobra de Räikkönen em Silverstone 2018, o finlandês na ocasião, assumiu o erro, foi punido, e o inglês choramingou, mas ganhou o campeonato com folgas, sem maiores preocupações.  Agora, se a Red Bull os acusa de fazerem o mesmo com o seu piloto principal (por duas corridas, seguidas) são os tourinos que devem pensar nas atitudes e são eles, os chorões. 

(Oh, maldição! Não consegui segurar o comentário ácido...)

Ponto 4:

Valtteri Bottas e Lewis Hamilton parecem estar harmonicamente um do lado do outro.
Bottas disse que o relacionamento com o inglês é bom (e seria ruim, porquê? Bottitas não incomoda...) e quer que ele fique na equipe. Já o Lewis deu uma declaração que confirma a preferência, mas tirou a "responsa" sobre a decisão final, escorregando que nem sabonete na água (como sempre).
Querem me enganar que Hamilton não tem poder de veto ou, pelo menos, um peso considerável nessa decisão? 
Se não tem, porque a demora, a lenga-lenga em anunciar George Russell? O que está impedindo o anuncio não parece assim tão claro, nem mesmo, justificável.

Ponto 5:

Por falar em contrato, saiu ontem que Fernando Alonso renovou contrato com a Alpine para 2022. Fiquei por entender quando alguns veículos de informação anunciaram isso em leve tom de surpresa. 
Quando soube do retorno do espanhol à categoria, no ano passado, li que seria um projeto de readaptação em 2021, com a totalidade em 2022. Então, era só uma questão de assinatura, certo?
Porque as tais questões de terem "queimado a língua", não ser um "tiro no pé" e "confiança no taco" surgiram como comentário após o anúncio da renovação?

Ah, também disseram que "mais uma vaga se fechava para 2022". Eu, em nenhum momento, cogitei essa vaga da Alpine, solta. 

Ponto 6:

Nas férias, vi por aí algumas reportagens indicavam que a Alfa Romeo estaria querendo pilotos "grandes" para 2022. Numa dessas chamadas, nem li, mas pensei: "Kimi é o quê, caras pálidas?"
No caso, falavam em conversas com Valtteri Bottas e muito provavelmente para substituir Kimi. 

Já tive meus estágios de certeza e dúvidas quanto ao futuro do Iceman: depois do terceiro GP do ano estava convicta da aposentadoria, não por escolha, mas por decisão da equipe e falta de vaga. Agora, acho que podem até permanecer com ele. Os motivos para pensar essas coisas? Simples: intuição feminina. Assim me resguardo de não ter que explicar. *risos*

Ponto 7:

O piloto da F2, Guanyu Zhou, depois da definição de Alonso (e na semana do GP da França, Esteban Ocon) na Alpine, vê como possibilidades de estar na categoria máxima pelas equipes Williams e Alfa Romeo.
Assim podemos pensar que a Alfa não estaria nem propensa a ficar com Antonio Giovinazzi, e tem outra opção na mesa, muito forte:  Callum Ilott é o piloto reserva da equipe e que disputou o campeonato de 2020 da F2 com Mick Schumacher. Mick também poderia estar indo para a Alfa, como piloto da escola Ferrari. 
As opções são todas, sinceramente, muito boas: desde permanecer com a dupla até mudar com cominações Callum e Zhou ou Callum e Mick. E até Bottas, numa dupla total de finlandeses ou com Giovinazzi... 

Parece mais possível a vaga da Williams para Zhou. Caso George realmente esteja só esperando imprimirem o contrato, salvo no Google Drive da equipe e Bottas volte para a Williams (Latifi fora? Não sei...)
No entanto, a demora desse anúncio entrava muitos outros. Vai ver é por isso que Toto está fazendo corpo mole: Ele já é bonito. Com oportunidade de se sentir poderoso controlando umas vidas... Ah, ele "se sente".

Ponto 8:

Notícia fresquinha, antes de postar os tempos dos Treinos Livres desta sexta - Sérgio Pérez fica mais um ano na Red Bull. 

Conforme prometido, antes do GP da Bélgica a RBR iria anunciar seus pilotos para a próxima temporada, e...
Não que eu tivesse pensado que era vaga solta, mas teria sido mais interessante que fosse. Sei lá, dar uma movimentada, trazer um cara que realmente ia ser o "protetorzão" do Verstappen...
Ainda que Pérez pareça poder fazer mais do que está fazendo, em tese, tem muitos a dizer que ele está muito melhor do que imaginavam ou estava na Racing Point... Em resumo, são defensores com unhas e dentes do Checo que deve ter mel para ter tantos fãs.

Ponto 9:

Primeiro treino livre que antecede Bélgica já aconteceu. 

Não assisti, mas pelo visto as condições da pista não eram favoráveis. Haviam setores molhados pela chuva e outros, secos. Räikkönen foi um dos que saiu rodopiado na primeira curva e depois de mais de 30 minutos de treino ele bateu no muro da entrada dos boxes.
Agora, que eu saiba, Hamilton não teria desculpas para estar em 18º e reclamou falta de velocidade nas retas. Uma fechada propiciada pelo Latifi parece a razão disso, mas ao que aprece não vinha fazendo bom treino de qualquer maneira. 

Destaque para a Alpine e para Sebastian Vettel, além do Pierre Gasly que sempre tem feito bons trabalhos.

Ponto 10:

No TL 2, as condições melhoraram, mas nem tanto. 

Verstappen respondeu as Mercedes, mas bateu no fim da sessão, provocando uma segunda bandeira vermelha. A primeira foi provocada pelo Leclerc que perdeu o controle do carro na curva 7 depois de ter passado pela grama molhada e ficou com a suspensão quebrada.
Faltava pouco menos de 15 minutos para o fim. Reiniciada depois com 10 minutos restantes, Max marcou o melhor tempo e em seguida, bateu no mesmo ponto em que Leclerc tinha perdido o controle. 

Traiçoeira curva 7... Difícil saber se torcemos para que ela ajude a dar uma "movimentada na corrida". Pode ser perigoso. 

Destaque para os bons trabalhos da Aston Martin (desta vez com os dois carros) e da Alpine novamente.

E o curioso caso do Nikita Mazepin à frente de Mick, na Haas, nos dois treinos, merece um adendo, pois sei que por aí, ninguém se importa. Em julho, o Corradi do perfil do Twitter F1 Corradi deu a letra: O chassi do russo era do ano passado e mais pesado que o de Schumacher. Só na Bélgica ele viria a ter um chassi igual ao do Mick. Pois bem... O resultado desses treinos começaria a dar uma preocupação para quem está prontinho para criticar o cara por... Respirar.

No entanto, torcemos (também) para que Mick faça uma corrida bacana, afinal... A gente quer ver o melhor de todo mundo, e na pista.
Se quisermos torcer por caras "bonitos, bom moços e do lar", assistimos novela.  

Gostamos também de desejar que todos tenham um fim de semana legal e acompanhem a corrida de boa. Comentem o que quiserem e aguardem post novo sobre a corrida na melhor pista do calendário (mesmo que não tenha propiciado, ultimamente, as melhores corridas).

Abraços mega afáveis e cuidem-se!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!