F1 depois das 3 primeiras corridas

Chegamos então à um patamar pouco surpreendente depois de três corridas sucessivas: duas na Áustria - Red Bul Ring em Spielberg - e uma na Hungria, em Budapeste.
Termina assim, a primeira parte da temporada atípica (por estar com o números de etapas incerto) de 2020:

Lewis Hamilton tomou a liderança e em três corridas tem duas vitórias e dois pódios. Soma 63 pontos e na corrida de estréia, tomou duas punições diferentes e só foi o quarto colocado. Imaginar outro cenário que não esse é ingenuidade ou burrice.

Valtteri Bottas caiu da primeira posição na terceira etapa, tem uma vitória e foi ao pódio nas outras duas corridas - uma com um segundo e a última, terminou em terceiro lugar. Soma 58 pontos.

* Bottas saiu na frente em termos de pontos. Venceu a primeira corrida e abriu 25 pontos contra 12 do inglês. No segundo GP austríaco, Bottas foi o auxiliar numa dobradinha e somou mais 18 pontos. Ficando com 43 contra 37 de Hamilton, a diferença  não só caiu com o GP da Hungria como Hamilton tomou-lhe a liderança: já são 5 pontos de vantagem em relação ao finlandês.
Parece competitivo, só que não.

Max Verstappen, apesar do abandono na primeira etapa, foi ao pódio nas outras duas, sendo terceiro e segundo respectivamente. Soma 33 pontos, e de todos é o único que ainda pode ter alguma vitória, e mesmo assim, arriscando alto um palpite já que o carro da Red Bull precisa evoluir e o tempo é curto. Não vão chegar próximo do patamar da Mercedes, mesmo que a unidade de potência da Honda melhore.
Seu companheiro de equipe está com 11 pontos a menos e já criaram uma possível crise em relação à ele, na equipe.

Lando Norris colocou a McLaren de volta ao assunto e atenção. Teve um pódio na primeira corrida, um quinto lugar na segunda e soma 26 pontos. Não marcou nenhum ponto na última corrida, na Hungria enquanto seu companheiro marcou 2. Mesmo assim, ele está com 11 pontos a mais do que Sainz.

Alexander Albon está com 22 pontos empatado com Sérgio Pérez - ambos sem pódios. Albon  teve o pódio tirado por um toque com Lewis na primeira corrida, na segunda foi o quarto colocado, e na Hungria, o quinto. Já Pérez, foi sexto, sexto e sétimo e soa constante e por isso, está à frente do companheiro, filho do dono da "Mercedes Rosa", a Racing Point.

Charles Leclerc é o sétimo colocado, tem um pódio e soma 18 pontos - os mesmos que adquiriu na primeira etapa. Na segunda, causou uma colisão com Vettel na largada e na Hungria ficou estagnado em 11º. É o primeiro piloto que corre de motor Ferrari a aparecer na tabela. E sendo também o primeiro piloto da equipe (dá para chamar isso de equipe, ainda?) está logicamente na frente do Vettel.

Lance Stroll é o oitavo, mas não concluiu a primeira corrida. Na segunda, ele foi o sétimo e na corrida de ontem, foi o quarto colocado. Soma 18 pontos até agora e não mostra a constância do companheiro que está apenas com 4 pontos à frente.

► Nono, Carlos Sainz Jr. soma 15 pontos. Seu melhor resultado foi no primeiro GP, em que terminou com um quinto lugar. Nas seguintes, fechou a tabela apenas em nono. Na Hungria, se não fosse pela punição da Haas, ele teria terminado a corrida marcando apenas um ponto, com a punição de Magnussen, ele ficou com 2 pontinhos no bolso.

► Em décimo está Sebastian Vettel. Depois de marcar um ponto no primeiro GP, ele nem teve chances de lutar por uma melhor posição no GP seguinte. Deu ar de sobreviver à tempestade na Hungria e está com 9 pontos, depois de marcar um sexto lugar em Budapeste. Por tudo isso, tem apenas a metade dos pontos do primeiro piloto da Ferrari - Leclerc.

Daniel Ricciardo luta com a Renault e está em 11º na tabela, somando frustrantes 8 pontos. Na primeira corrida, ele teve um DNF, na segunda, um oitavo lugar e na Hungria, outro oitavo. Seu companheiro - recém chegado a equipe - tem a metade dos pontos.

Pierre Gasly é o próximo: com seis pontinhos apenas, marcados no primeiro GP da temporada, a ex Toro Rosso, Alpha Tauri dá sinais de não ser pior que a outra Alfa - a com F e a Romeo. 
Gasly ainda coleciona "duas derrotas": no segundo GP da Áustria, ele foi o 15º e na Hungria, um DNF.

Esteban Ocon voltou para a F1 e até o momento não justificou a troca de Nico Hulkenberg por ele na Renault - que de fato, não está lá essas coisas: com apenas 4 pontos marcados no primeiro GP, o segundo e o terceiro ficaram com os seguintes resultados: DNF e 14º. Insatisfatório, simplesmente!

► Em 14º está Antonio Giovinazzi, com dois miseráveis pontinhos que só foram possíveis devido os vários abandonos na primeira etapa. Depois disso, Gio fez um 14º e um 17º.

Daniil Kvyat e Kevin Magnussen estão empatados, em sequencia, cada um com... 1 ponto. O piloto da Alpha Tauri teve: um DNF, um P10 e na Hungria, ficou em 12º. Já o piloto da Haas, tem uma sequencia tão triste quanto: um DNF, um P12 e um P09 na Hungria. Mas a FIA decidiu punir ele e o companheiro na última corrida, fazendo-o se contentar apenas com um 10º lugar.

Por fim, o quarteto sofredor, ainda zerados:

► Em 17º está Kimi Räikkönen... O campeão mundial de 2007 perdeu a roda no meio da corrida do primeiro GP, foi o 11º e na última, 15º. Kimi, além de estar sofrendo com um carro ruim, vê o companheiro ter dois pontos conseguidos as custas dos abandonos dos demais (Kimi incluso).

Nicholas Latifi da Williams. Na Áustria ele foi último colocado em 11º, depois de novo, o último, em 17º e na Hungria, o... último, em 19º, com 5 voltas atrás do líder.

Romain Grosjean já não sofre o suficiente... Ele conta com um DNF, um 13º e um 15º que com a punição levada na Hungria para os dois pilotos da Haas, virou um 16º.

George Russell é o último colocado, numa sequencia também bem triste para o jovem piloto que parece talentoso: um abandono, um 16º e um 18º. 

Ah, o campeonato de construtores segue inabalável:

► A Mercedes já soma 121 pontos, enquanto a segunda colocada é a Red Bull com menos da metade: 55 apenas. 

► A terceira colocada é a McLaren, com 41, quase colada à Racing Point, que soma 40 pontos.

► A Ferrari aparece em quinto, com vergonhosos 27 pontos. 

► A Renault que vai receber Fernando Alonso de volta, em 3 corridas, só tem 12 pontos. 

► As Alphas - Tauri e Romeo - estão digladiando para ver qual é a pior. A Romeo está vencendo: tem 2 pontos e a Tauri tem 7.

► Por fim, a Haas está em novo, com 1 ponto e a Williams segue zerada. 

Parece pouco promissor, dado que as próximas etapas trazem muito menos empolgação: duas etapas em Silverstone. Além de ser a casa de Lewis Hamilton - e ele corre com muito mais ímpeto lá do que em outro lugar do mundo - existe apenas um intervalo até o dia 02 de agosto e duvido muito que algum outro piloto ou equipe coloque em risco o favoritismo do inglês. 
Depois desse repeteco, tem o GP espanhol, no circuito da Catalunha... 

Descansem. Logo é raceweek novamente. 
Abraços afáveis!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!