Fãs de música clássica são parecidos com fãs do heavy metal, diz pesquisa


LONDRES (AFP) - Os fãs de música clássica e os fãs do heavy metal têm muito mais coisas em comum do que poderíamos imaginar, segundo um estudo britânico publicado nesta sexta-feira e que estabelece uma relação entre gosto musical e personalidade.

Assim como os fãs da música clássica, os fãs do metal são criativos, constatou o estudo, realizado nos três últimos anos por Adrian North, professor de psicologia da Universidade Heriot-Watt de Edimburgo.
Os admiradores do heavy metal compartilham "um amor pela magnificência", que os predispõe a apreciar da mesma maneira algumas obras de música clássica.
"Fora a diferença de idade, são fundamentalmente o mesmo tipo de pessoa", disse o professor North. "Muitos seguidores do heavy metal dirão que também gostam de Wagner porque ele é grandioso, barulhento e exuberante".
Além disso, o estudo demonstrou que ao contrário do que se pensa, os fãs do heavy metal têm um temperamento agradável, não são os mais veemente no trabalho e têm pouco confiança em si mesmos. Já os admiradores da música clássica têm uma boa opinião de si mesmo, de acordo com este estudo.
"O público sempre taxou os fãs do heavy metal como deprimidos e suicidas, como um risco para a sociedade e para eles mesmos. Entretanto, são pessoas muito delicadas", ressaltou Adrian North.
Segundo o estudo, os fãs do country são trabalhadores, os fãs do rap são sociáveis, e os do jazz têm espírito de inovação e grande auto-estima.
"Nós sempre havíamos suspeitado da relação entre os gostos musicais e a personalidade", disse North. "Esta é a primeira vez que somos capazes de observar esta tese em detalhe. Ninguém nunca havia realizado um estudo desta ordem".
Mais de 36.000 pessoas em todo o mundo foram entrevistadas para este estudo, falando sobre 104 estilos musicais e responderam a perguntas sobre sua personalidade.


Comentários

Anônimo disse…
Olá Manu... acabei de ver seu comentário e fico muito feliz que tenha gostado do meu blog. Linkarei também o seu.

"O público sempre taxou os fãs do heavy metal como deprimidos e suicidas, como um risco para a sociedade e para eles mesmos. Entretanto, são pessoas muito delicadas"

Na verdade, nunca fui fã dos estereótipos colocados nas pessoas só por causa do que elas escutam ou como se vestem, como se portam, etc.

Sempre gostei de Rock e detesto quando as pessoas me chamam de rockeira, de revoltada ou coisa parecida. Isso é muito relativo!

Não some, hein!
Até mais
Bjos
Análise F1 disse…
Olá Manu, tubo bem? Ei, gostei muito do blog, devia ter nos contado antes...

Como sou fã de música clássica, adorei o post, e me senti menos bobão e mais jovem ao saber que tenho coisas em comum com a galera do Heavy Metal.rsrs.

Abração e obrigado pelo link, me senti muito honrado com o carinho!
Anônimo disse…
Rapaziada...confesso que fiquei assustado ! Agora, com o tal do 14 de outubro de 2008 chegando, abrir um blog e dar de cara com uma caveira olhando prá terra.....Manu, minha amiga ! Desculpe qualquer coisa anteriormente ! HA ! Gosto do Iron Maiden, Do Wagner, Do Black Sabbath, do Verdi, do AC/DC, do Bach, do Beethoven, Deep Purple, do Mozart, do Led Zeppelin, do Tchaikowsky, do The Who e do Junior( ex-Sandy , agora révi métau ). Beijinhus, gostei dos peiszinhus... Moleque Chatto.
Anônimo disse…
Eu sou rockeiro, mas CDF!!!

Bizarro né!?
Anônimo disse…
Valeu gente!

Moleque Chatto tá desculpado mesmo eu não lembrando de nada q vc tenha feito contra mim hehehe! ^^
Vc é o típico q se enquadra na reportagem: clássico/heavy metal. ^^ Tbm sou então temos algo em comum: viva!!!
Agora júnior( ex- Sandy & Junior) agora é heavy??Meeeeu Deeeus essa eu não sabiiia! *Chocada*

Cristiano...Não é só vc q é roqueiro e CDF...Acho normal pq faço parte desse movimento. Rock é coisa de inteligente! ^^

Bjos a todos!

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!