F1 2019: As atualizações de última hora

A F1 já está com data para retorno, nesse fim de semana que se aproxima (graças!) e já temos duas notícias que, para alguns são triviais, para outros - eu inclusa - dignas de notas.

Começo por uma que, em tese parecia improvável. Haviam rumores que davam conta da não permanência de Valtteri Bottas na Mercedes. 
Não é bem o chamado "sofrer por antecipação" que ocorreu com esse assunto, mas que pareceu que o pessoal que comenta e escreve sobre F1 estavam malucos para dar "um furo". Tanto que faziam especulações das mais estranhas até as mais propícias, sobre tudo que poderia ser razões dessa não renovação de contrato. Além disso, procuravam referências para cravar a notícia antes de sua suposta confirmação.

Dentre as possíveis causas - concretas ou não - era comum ler e ouvir alguém que dissesse que Bottas não renovaria por ser necessariamente inconstante e (de forma mais radical) ser ele mesmo incapaz de se equiparar ao desempenho do companheiro Hamilton e não sabendo usufruir do que é oferecido pelo carro da Mercedes.
Sim, esse pensamento é lógico e até mesmo crível. Se não fosse um pormenor: aquela coceirinha que nos invoca a pensar sobre privilégios e exigências do campeão mundial da equipe. Qualquer um, que esteja ao lado de um piloto que, ganhou cinco, completando em breve, o sexto título, vai sofrer com a questão do protecionismo.
E isso também é crível. 
Sem conclusão para isso, a gente fica no campo das opiniões. Tanto é que, escrevi um texto para meu amigo Bichinho de Goiaba esse ano, recentemente. No texto, eu "bati" em Bottas e depois, "assoprei "(ver o texto completo, aqui). Depois de tanto escrever, a minha opinião segue em sentido semelhante: Bottas pode ter algum potencial, mas ele é mascarado ainda pelo brilho que a equipe deixa reluzir fluidamente de Hamilton. Ele seria o melhor companheiro que o inglês poderia ter pois, a maioria concorda que ele não é grande coisa, nem mesmo é simpático o suficiente para que se tenha torcida e, não incomoda o inglês por mais que tente, se esforce. Falta base e a base que eu falo é apoio, especialmente, interno. 

E então, surgiram especulações de que Bottas havia mudado seu descrição no perfil do Instagram e Esteban Ocon, havia editado também sua descrição. O famoso ditado "procurando chifre em cabeça de cavalo" ativou e "criatura" já dava Bottas como desempregado... Até que uma revista francesa lançou Ocon na Renault e isso, deixou todo muido de sobreaviso.
Hoje, vieram notícias, uma após a outra, confirmando a vida dos caras: Bottas fica mais um tempo na Mercedes e Ocon será o substituto de Hulkenberg na Renault em 2020.

Com relação ao Bottas, pareceu surpresa, mas para mim não. Depois daquela coletiva de imprensa pós GP da Hungria, que Max e Hamilton jogavam Alonso um para o outro, Hamilton indicou em uma de suas falas, situações que poderiam ser usadas como fonte confiável para "dar furos" de notícias:  ao ser desafiado em ter Alonso como companheiro de equipe, disse estar muito feliz com Bottas e com seu trabalho na Mercedes e em seguida indicou que Gasly realmente não estava esquentando o assento da Red Bull - o que deixou Verstappen um tanto sem graça.

Usaram o Hamilton "anti ético" como fonte? Não. Perderam essa, jornalistas!

Já disse então que Bottas é o melhor companheiro que Hamilton pode ter, uma vez que sem apoio interno, trabalha sozinho e assim, não oferece perigo ao comumente destaque do inglês. Dito de outra forma: já está moldadinho do jeitinho que a Mercedes precisa, enquanto Ocon, que ainda que tivesse feito um belo trabalho ano passado para estar cobiçando de perto a vaga do Bottas na Mercedes, era, em todo caso, uma dúvida de como seria seu comportamento no "para valer". 

Quanto à retirada de Nico Hulkenberg da Renault por Ocon, acho inviável. A Renault tem, sob noções do "achismo" uma dupla de pilotos adequada para eles. Com Daniel Ricciardo e Hulk, eu, dirigente da Renault, focaria em evoluir o carro, tentando alçar esses caras em luta direta pela terceira colocação nos construtores. 
E o que fazem? Mudam essa estrutura, em um voto que, parece razoável para quem não gosta do Hulk e tem ampla simpatia pelo Ricciardo e voltam quase à estaca zero para 2020.
É provável que Hulk tenha um lugar na Haas, que tem seu dois pilotos, Kevin Magnussen e Romain Grosjean perigando nos deixar de vez. 
A escolha da substituição é resultado de uma série de fatores que não só desempenho. Dado uma corrida dessa temporada, especificamente o GP da Inglaterra, Hulk "gritou" com a equipe após a corrida, dizendo claros "Acreditem em mim, porra!" a resposta dos caras foram essas:
"Rua, meu anjo!"
 e 
"Oi Ocon, vem sempre aqui?"

Ora, Renault, façam-me o favor!...

Abraços afáveis!


Comentários

Hulkenberg já está fazendo hora extra na F1. E também Raikkonen, Perez, Grosjean e Magnussen.
Alguns, com Stroll e Gasly, nem sei porque estão lá.
Sobre a fala do Afro Senna sobre seu capacho de goiaba, só está repetindo o que o "santo" já fez com o Berger, quando o chamou de companheiro ideal de equipe, leal, amigo...o que pra mim significa quase um cãozinho adestrado...Depois dessa o austríaco disse que não sabia o que fazer para superar o "semideus das manhãs de domingo". Capachou, como fizeram tantos Patreses, Barrichellos, Massas, Bottas...
Manu disse…
Hulk está mesmo, fazendo hora extra, principalmente por ter perdido tanto tempo com equipes ruins que não lhe deram carros competitivos para a gente saber se ele é "piloto" ou nem chegou perto do "pi". Nos últimos anos, virou até piada o fato de não ter um miserável pódio. Sacanagem. Gosto do cara, queria ver ele em melhores condições, mas parece que o "bicho" é danado de azarado.
Com relação ao Kimi, tenho pra mim que está fugindo da vida responsável da casa-mulher-filhos, rsrsrs... Além disso, o dinheiro vai acabando e ele precisa sustentar a digníssima (que aparenta curtir um glamour). Se bem que ele tem declarado coisa demais que dá entender estar de saco cheio das formalidades F1 e tá lá só para diversão. Ou tá modo James Hunt ligado, ou só está ficando um velho ranzinza - que nem por isso não deixou de ser engraçado/sarcástico.
Sobre Grosjean e Magnussen, para mim, tanto faz se estão ou não, por lá. Enquanto todo mundo detesta o Grosjean eu passei a respeitá-lo especialmente por admitir que não estava sabendo lidar com pressão.

Não tenho nada contra o Gasly, poderia dar até mais tempo para ele, embora, realmente não veria se brotaria algo de especial. Mas sim, Pèrez não está rendendo nada, e tá reduzido á piloto mediano faz uns 3 anos. Vem mais 3 aí, sem necessidade alguma. Stroll não precisaria existir. Por mais que a Racing Point não seja grande coisa, é um desperdício ele ocupar a vaga.

Sua escrita sobre o "Afro Senna" casa de forma ideal com o que apontei ser a função do Bottas na Mercedes. Não à toa, após a confirmação da permanência do Bichinho de Goiaba na equipe, Lewis afirmou terem feito uma decisão inteligente. Com coisa que ele já não sabia...

Abs!

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!