GP da Áustria: a melhor do ano

Ainda que comissários insistam em fazer das suas, o GP da Áustria tornou-se candidato a melhor GP do ano. Para mim, ela é a melhor, mesmo sabendo que ainda faltam muitas etapas.
É preciso deixar claro que, em se tratando de competitividade, é a primeira vez que senti de fato que ela aconteceu. Há quem diga que a corrida foi chata e que o seu favorito, ou o seu piloto saiu e não foi lucrativo continuar assistindo.
Eu nem estou dizendo que é a melhor corrida do ano porque os meus dois favoritos estiveram no pódio. Basta investigar o meu perfil no Twitter e descobrir que praticamente não torci por eles, mas na verdade, sequei os desagradáveis.


O que é preciso entender é que pelo bem do esporte, hegemonia é prejudicial. A mesmice faz com que percamos o interesse.
Os comissários bem que tentaram. Pela segunda corrida seguida - e pela segunda vez, sem necessidade do alvoroço - puniram o Vettel em 3 posições por ter atrapalhado um tal de Sainz. 
Assim, o grid de largada "novo" dava indícios aos ingênuos de que seria Bottas o vencedor da corrida. Mas do nada o boneco deixou caminho bem livre para Hamilton tomar a ponta na largada.
Kimi deu a louca. Não vou detalhar, mas em duas das suas principais manobras dele, eu chamei o finlandês de burro. Nossa relação está abalada, amigos! Depois de 15 anos, também, não teria como  não estar hahahahahaha...
Abandonando a língua do "p" e voltando à corrida, confesso que com aquela configuração, Hamilton, Bottas e Verstappen, eu quis torcer para o holandês, mas voltei minha atenção a um ponto cruz que estava tentando fazer. 
Quando Bottas abandonou por pane no motor, achei absurdo. Só o Bottas se ferra? Ao perceber que todos decidiram aproveitar disso e correrem para os boxes, quase tive uma esperança de ver uma corrida derrotante para Hamilton. 
Tuitei "GO Verstappen" e voltei ao hall das curtidas e seguidores fanáticos em F1. Achei engraçado esse povo. Devo ter deixado muito amigo possesso pela minha decisão, mas sou responsável por ela. Ganhei seguidores, e achei isso peculiar, mas não os segui de volta. Logo eles se desinteressam pelo resto do conteúdo do perfil.

Passei a torcer para que Hamilton se prejudicasse de fato com a não chamada para os boxes.

Foi então que começou o mimimi... A equipe admitiu erro e ele chorou  no rádio. O carro, do nada, sentiu o desgaste mental do tetra campeão. Eu achei que ele dizer que não tinha rendimento era pura frescura. O que esperar dele se não declarar sua incapacidade de reajustar lugar na corrida e sentir as possibilidades de tirar leite de pedra? Apenas isso: choramingos.
É claro que vibrei e admito mesmo que quando Vettel foi ultrapassar Hamilton, deu uma jogatina suja. Se é para fazer que se faça doer. Ele nunca sofreu para conseguir as coisas. Infantilizado desde a McLaren, eu ainda acho que deveria ser ainda pior. Torturante. 
Mas isso sou eu. Quem discorda, tem todo direito. 
Comecei a torcer para não dar problema entre os ponteiros.
Quando Ricciardo sofreu com pneus em bolhas, e rendimento/ritmo abandonou, tive medo de as coisas darem certo para Hamilton. "Baita mandinga forte, não é possível...?!"  
Mas aí, o triunfo: o abandono de Hamilton e o fim da corrida quase próximo. 

O Kimi competitivo que a gente sentiu falta aos poucos deu as caras esse ano. Não houve ordens e a Ferrari está mesmo mudada e para melhor: sabem que vencer os construtores e ter dois pilotos em números claros que são a melhor dupla do grid deve fazer os nojentos da Mercedes surtarem. Coisa boa!

Ontem então, surgiu um punhado de fã reavivado do Kimi. Alguns deles, riram do Vettel por ter terminado a corrida atrás do finlandês. Novamente, cada um faz o que acha certo. 
Sejamos bem honestos: dizer que Vettel é falso e faz beiço quando perde é ser tão retrógrado quanto um homem das cavernas. Talvez ele tenha feito isso no passado, mas ele evoluiu. Ainda não li reportagens pós corrida para não influenciar meu texto. Mas com as fotos do GP, poderei palpitar o que faltou.
Glória para Max. Mostrou que de fato ele é mais piloto do que imaginavam. Com calma, ele prova que tem porque ter batido no peito todo o tempo em que foi impetuoso. Nunca critiquei rsrsrsrsrs...


A melhor corrida do ano, em que mostra claramente que sem ninguém errar por si só, a coisa melhora para quem é que deve merecer estar na pista competindo. Ainda falta bom senso para punições, falta mais ultrapassagens, falta alguns pontos que a deixe perfeita. Mas pela primeira vez no ano todo até aqui, essa foi a corrida melhor para se dizer que competitividade existiu pelo menos um pouco que seja.
Seria muito pedir que continue assim?

Abraços afáveis!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!