Tabelas da Primeira Etapa da Temporada 2021

Tenho novidade no blog: fiz uma tabelinha para, no final do ano, quando for fazer o balanço da temporada (se o blog sobreviver até lá) ficar mais fácil para discutirmos ou reapresentarmos o que rolou em cada etapa. 

Essa é a única novidade de todo o processo (por enquanto) tanto aqui do espaço, quanto em relação à categoria. 
No que diz respeito ao espaço, é possível que eu participe de projetos de amigos ou desenvolva algum outro com amigas. Neste último caso, pode ser que essa página mude, mas estamos ainda pensando no que pode ser feito para que todas as partes envolvidas fiquem confortáveis. 

Com relação à categoria... Bem. Mudaaaaaaaaaaaaanças mesmo, são mínimas. A começar pelos placares de classificação, que conferem poucas surpresas:


Esperava-se que os estreantes (fossem na categoria ou em outras equipes) ficassem atrás de seus companheiros. Confirmamos isso na Red Bull, na Ferrari, na Aston Martin e na Alpha Tauri, onde todos os "primeiros pilotos" se classificaram melhor que os companheiros "recém-chegados". Exceção à essa "regra": na McLaren, Daniel Ricciardo já mostrou as asinhas e na Alpine, Ocon sentiu o que é ter Fernando Alonso por perto.
A Alpine é um caso à parte; há outros fatores envolvidos. O primeiro deles é se tratar de Fernando Alonso, um bicampeão mundial. Segundo, que dirigir F1 não se desaprende da noite para o dia. Terceiro ponto? Bom, parece importante pensar que ele não iria voltar para a F1 para ficar aquém do companheiro de equipe. A quarta razão é que esse companheiro é Esteban Ocon. (Essa última é questionável, transita no âmbito da opinião e por isso, vocês não precisam concordar...)

Naquelas equipes em que as duplas permaneceram as mesmas, não surpreende o resultado das que estão nos extremos da tabela: Em caso de transparecer crise, a Mercedes não deixaria que Valtteri Bottas se sobressaísse em relação à Lewis Hamilton, logo na primeira etapa. Aí já seria demais! 
Já na Williams é bem provável que nada mude em relação à dupla George Russell e Nicholas Latifi. 
Na Alfa Romeo, a tendência é que seja uma alternância entre os dois pilotos. Não surpreende que o primeiro a ficar na frente tenha sido Antonio Giovinazzi. Não que seja melhor que Kimi Räikkönen, mas sim que o italiano não é assim tão ruim como dizem por aí.

Estes já são os previsíveis resultados que nos deixa confortáveis porém, pouco empolgados com a F1 2021 que tanto "prometia" ser "diferente". 
Ainda contamos que seja disputada, no entanto, não é isso que o primeiro sábado e  domingo mostraram para a gente. Grudem os olhos na tabelinha que fiz de classificação e corrida, e observem:


O pódio segue o mesmo do ano passado: Duas Mercedes e uma Red Bull.

A McLaren, que no ano passado foi a terceira maior força, parece continuar neste caminho nesta temporada. Ainda que eu estivesse torcendo contra, sim, a Ferrari melhorou - não porque Vettel saiu, mas porque agora não precisam mais se preocupar em "esconderem" as coisas do segundo piloto. 
Quanto às boas novas: é bacana que a Alpha Tauri se coloque entre os 10 primeiros, pelo menos com um dos carros, no modo "estamos aqui!".
A Alfa Romeo melhorou, isso é muito bom e torço para que permaneça em constante evolução. Nesse caso, a Haas dá sinais de ser a última e pior equipe de todas.

Ainda que a Red Bull se mostre um pouco mais próxima da Mercedes e isso ser um alento para quem achava que a Mercedes venceria o campeonato com cinco corridas de antecedência mais ou menos, pode ser que isso seja uma coisa a ser repensada. Haverá mais dificuldade para a Mercedes, mas ainda não é a derrocada ou crise que pintaram por aí. 

Tanto que dizer que a Mercedes é inferior é uma bobagem das grandes (e baseando-se apenas em uma só etapa) é que se assim fosse, Valtteri Bottas não tivesse feito uma sólida corrida e marcado a volta rápida.
Como é que se abre o campeonato, na frente, com um só piloto de suporte e um carro inferior, é uma das coisas que faz muita gente ficar que nem a Nazaré confusa:

Assim, o campeonato de construtores não começou dentro das expectativas dos "especialistas" de plantão. E eu que fui trouxa em seguir alguns comentários para traçar as minhas previsões, dei com os "burros n'água" em relação ao que esperava que fosse a Aston Martin e talvez a Alpine (mas nesse caso, não cravo que, longo da temporada, não ocorra alguma evolução em ambas equipes): 


Os 10 primeiros pilotos a marcarem pontos seguem na tabela abaixo que virá, toda corrida, completa até o último colocado, nas próximas edições. No final do ano, colocamos todas juntas para termos uma dimensão do que mudou do que parecia soar que fosse assim antes de chegarmos ao final da temporada, e etc.

Pode ser que em 2021 a gente se delicie com uma disputa grande para o vice colocado - algo que, no ano passado, ficou claro que, mesmo que Verstappen tivesse um carro inferior, ele quase, por pouco, não superou o Bottas. As pessoas atribuem à fraqueza do finlandês, mas a verdade é que Verstappen é muito bom, e melhor até que o Hamilton. Isso se vê, observando os detalhes.
Dá para contar com isso como novidade e empolgação.
É uma pena que Bottas não tenha equipe de apoio ou a situação poderia ficar realmente interessante. No entanto, a prioridade da Mercedes é tomar conta do octa de Hamilton e garantir que ele vença mais um ano. Bottas, se alguma vez foi considerado por eles, não está na lista de preocupações em 2021.

Já dou início à minha campanha de chamar Lewis de octacampeão nas próximas postagens. Não resta dúvidas de que ele conquistará mais um título pela Mãecedes. 

Sobre a terceira força é bacana que seja o retorno da McLaren. Preferiria que a Ferrari não retornasse tão fácil à ter resultados promissores. A lógica que manda é que pode torcer contra um piloto russo ou piloto que disse algo que te desagradou, mas torcer para contra uma equipe que não é do tipo fairplay, aí é fora de cogitação! Parece que estamos até falando de Big Brother, não de um esporte...
Quanto às equipes que não comentei muito, faltou dizer que é uma decepção que o carro mais bonito do grid, ainda não tenha dado as caras, mas espero que a Aston Martin apareça melhor nas próximas corridas, mas não aposto mais em pódio à não ser para o filho do dono, Lance Stroll, e ainda por circunstâncias diversas. 
Quanto a Haas, a tendência é que ela seja pior em resultados até mesmo que a Williams. No que depender de Mazepin, o cheque do seu pai será mais usado para consertar o seu carro do que para evoluir a equipe. Pobre Mick Schumacher que caiu nessa teia. 

Próxima etapa é ainda, no dia 18, isto é, sem ser neste, no próximo fim de semana. 
Voltaremos a nos encontrar antes disso!

Abraços afáveis e cuidem-se!

Comentários

Robson Santos disse…
Manu, Manu!

Legal que decidiu 'tocar' o blog, parabens pela atitude! Nao se deve desistir de algo que ja tem seus 12 anos e muito tempo investido.
É fato que a categoria que amamos ja nao desperte tanta volpupia assim, mas ela segue ai com seus 71 anos e certamente, tivemos outros periodos desses.

Mas logo logo isso melhora novamente.

Vamos nos concentrar no meio do pelotão, que é onde a disputa é boa, porque na frente......

mas gostaria de sanar uma duvida: foi voce mesmo quem redigiu esse post?? Achei estranha a fraseologia usada.

Detalhista eu????

Osculos e amplexos
Manu disse…
Obrigada Robson! Vou dar continuidade sim, até qd ainda tiver tempo para deixar a página atualizada. Acho que as novidades que eu planejava, não será para esse ano. No entanto, ajudas externas podem ser costumeiras por aqui, já que meus estudos estão bem pesados.

Sim, fui eu que redigi, rsrsrs... Estou tentando ser um pouco menos "cricri" e mais direta (meus textos estavam ficando muito longos...) Mas o que exatamente levantou a suspeita de que fosse outra pessoa que escreveu?

Ah, e espero que as tabelinhas tenham ficado do agrado... Não sou muito boa para montar essas coisas.

Abs!
Robson Santos disse…
Manu!

otimo saber que nao rpetende encerrar suas aventuras de escriba nesse espaço.

Ajuda externa é sempre bem vinda, ainda mais quando conta com @RonGroo, @Speeder76 e outros.

Quanto ao 'estranhismo', notei uma fraseologia diversa da sua. Tua redação é muito polida e quase sem erros (quer de concordancia, que ortogaficos).

Como te acompanho ja ha algum tempo, percebi, inclusive uma certa incongruencia na narrativa.

Mas pode ser so impressão, o que é o mais provável.

Osculos e amplexos

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!