Tabelas da Primeira Etapa da Temporada 2021
Tenho novidade no blog: fiz uma tabelinha para, no final do ano, quando for fazer o balanço da temporada (se o blog sobreviver até lá) ficar mais fácil para discutirmos ou reapresentarmos o que rolou em cada etapa.
Com relação à categoria... Bem. Mudaaaaaaaaaaaaanças mesmo, são mínimas. A começar pelos placares de classificação, que conferem poucas surpresas:
A Alpine é um caso à parte; há outros fatores envolvidos. O primeiro deles é se tratar de Fernando Alonso, um bicampeão mundial. Segundo, que dirigir F1 não se desaprende da noite para o dia. Terceiro ponto? Bom, parece importante pensar que ele não iria voltar para a F1 para ficar aquém do companheiro de equipe. A quarta razão é que esse companheiro é Esteban Ocon. (Essa última é questionável, transita no âmbito da opinião e por isso, vocês não precisam concordar...)
A McLaren, que no ano passado foi a terceira maior força, parece continuar neste caminho nesta temporada. Ainda que eu estivesse torcendo contra, sim, a Ferrari melhorou - não porque Vettel saiu, mas porque agora não precisam mais se preocupar em "esconderem" as coisas do segundo piloto.
Quanto às boas novas: é bacana que a Alpha Tauri se coloque entre os 10 primeiros, pelo menos com um dos carros, no modo "estamos aqui!".
A Alfa Romeo melhorou, isso é muito bom e torço para que permaneça em constante evolução. Nesse caso, a Haas dá sinais de ser a última e pior equipe de todas.
Ainda que a Red Bull se mostre um pouco mais próxima da Mercedes e isso ser um alento para quem achava que a Mercedes venceria o campeonato com cinco corridas de antecedência mais ou menos, pode ser que isso seja uma coisa a ser repensada. Haverá mais dificuldade para a Mercedes, mas ainda não é a derrocada ou crise que pintaram por aí.
Tanto que dizer que a Mercedes é inferior é uma bobagem das grandes (e baseando-se apenas em uma só etapa) é que se assim fosse, Valtteri Bottas não tivesse feito uma sólida corrida e marcado a volta rápida.
Como é que se abre o campeonato, na frente, com um só piloto de suporte e um carro inferior, é uma das coisas que faz muita gente ficar que nem a Nazaré confusa:
Assim, o campeonato de construtores não começou dentro das expectativas dos "especialistas" de plantão. E eu que fui trouxa em seguir alguns comentários para traçar as minhas previsões, dei com os "burros n'água" em relação ao que esperava que fosse a Aston Martin e talvez a Alpine (mas nesse caso, não cravo que, longo da temporada, não ocorra alguma evolução em ambas equipes):
Pode ser que em 2021 a gente se delicie com uma disputa grande para o vice colocado - algo que, no ano passado, ficou claro que, mesmo que Verstappen tivesse um carro inferior, ele quase, por pouco, não superou o Bottas. As pessoas atribuem à fraqueza do finlandês, mas a verdade é que Verstappen é muito bom, e melhor até que o Hamilton. Isso se vê, observando os detalhes.
Dá para contar com isso como novidade e empolgação.
É uma pena que Bottas não tenha equipe de apoio ou a situação poderia ficar realmente interessante. No entanto, a prioridade da Mercedes é tomar conta do octa de Hamilton e garantir que ele vença mais um ano. Bottas, se alguma vez foi considerado por eles, não está na lista de preocupações em 2021.
Já dou início à minha campanha de chamar Lewis de octacampeão nas próximas postagens. Não resta dúvidas de que ele conquistará mais um título pela Mãecedes.
Sobre a terceira força é bacana que seja o retorno da McLaren. Preferiria que a Ferrari não retornasse tão fácil à ter resultados promissores. A lógica que manda é que pode torcer contra um piloto russo ou piloto que disse algo que te desagradou, mas torcer para contra uma equipe que não é do tipo fairplay, aí é fora de cogitação! Parece que estamos até falando de Big Brother, não de um esporte...
Quanto às equipes que não comentei muito, faltou dizer que é uma decepção que o carro mais bonito do grid, ainda não tenha dado as caras, mas espero que a Aston Martin apareça melhor nas próximas corridas, mas não aposto mais em pódio à não ser para o filho do dono, Lance Stroll, e ainda por circunstâncias diversas.
Quanto a Haas, a tendência é que ela seja pior em resultados até mesmo que a Williams. No que depender de Mazepin, o cheque do seu pai será mais usado para consertar o seu carro do que para evoluir a equipe. Pobre Mick Schumacher que caiu nessa teia.
Próxima etapa é ainda, no dia 18, isto é, sem ser neste, no próximo fim de semana.
Voltaremos a nos encontrar antes disso!
Abraços afáveis e cuidem-se!
Comentários
Legal que decidiu 'tocar' o blog, parabens pela atitude! Nao se deve desistir de algo que ja tem seus 12 anos e muito tempo investido.
É fato que a categoria que amamos ja nao desperte tanta volpupia assim, mas ela segue ai com seus 71 anos e certamente, tivemos outros periodos desses.
Mas logo logo isso melhora novamente.
Vamos nos concentrar no meio do pelotão, que é onde a disputa é boa, porque na frente......
mas gostaria de sanar uma duvida: foi voce mesmo quem redigiu esse post?? Achei estranha a fraseologia usada.
Detalhista eu????
Osculos e amplexos
Sim, fui eu que redigi, rsrsrs... Estou tentando ser um pouco menos "cricri" e mais direta (meus textos estavam ficando muito longos...) Mas o que exatamente levantou a suspeita de que fosse outra pessoa que escreveu?
Ah, e espero que as tabelinhas tenham ficado do agrado... Não sou muito boa para montar essas coisas.
Abs!
otimo saber que nao rpetende encerrar suas aventuras de escriba nesse espaço.
Ajuda externa é sempre bem vinda, ainda mais quando conta com @RonGroo, @Speeder76 e outros.
Quanto ao 'estranhismo', notei uma fraseologia diversa da sua. Tua redação é muito polida e quase sem erros (quer de concordancia, que ortogaficos).
Como te acompanho ja ha algum tempo, percebi, inclusive uma certa incongruencia na narrativa.
Mas pode ser so impressão, o que é o mais provável.
Osculos e amplexos