Carros e Pilotos da Fórmula 1 em 2021 - Parte C: Equipes de Ponta

Chegamos ao fim das apresentações com as últimas equipes, as "de ponta". Talvez esse momento tenha sido muito aguardado, ao longo do dia. Ou não! Vocês sabem mais (e melhor do que eu) boa parte do que será relatado, aqui, imediatamente. 

► McLaren


Carro: MCL35M - Motor: Mercedes. 
Começando por aquela que acabou sendo a terceira força do ano passado e deu muitos sinais de que está voltando à velha McLaren de tradição da categoria depois de quase 10 anos em queda. 
Em 2021, o olhar para eles justifica porque os deixei para o post de equipes de ponta: eles fecharam um acordo importante e voltarão a usar motor Mercedes. 
É por isso que a mudança do carro, não parece visivelmente muito diferente em relação ao ano passado. A aposta dos desenvolvedores foi adaptar ao "novo" motor. 
Agora vai? Ainda não sabemos. Uma projeção (talvez muito "tiro no escuro") é que a McLaren disputará a terceira colocação de construtores com a Aston Martin. 

Em termos estéticos, eu até gostava do lance laranja e um toque de azul. Mas agora, não mais. Não deveria dizer, mas esse é o terceiro carro mais feio do grid, para mim. O outro, com certeza é o da Ferrari.

Achei a apresentação do carro também, muito enjoadinha. Houve um "arquivo confidencial" para o novo membro e uma brincadeira envolvendo música e estúdio um tanto vexatório. Aí, apareceu o carro e a gente fez cara de "tudo isso para a mesma coisa do ano passado?"





Mas não deve ser isso. Deixo para o olho clínico de vocês apontarem as melhorias e o que pode não dar certo...

Dupla de pilotos da McLaren: Lando Norris (4) e Daniel Ricciardo (5)

Lando está entrando no seu terceiro ano de piloto da equipe. Foi escolhido logo que a McLaren começou a retomar o jeitão das competições. 
Quando ele virou piloto oficial, por exemplo, em 2019, a equipe vinha de um 2018 em que foram a sexta força do campeonato. Em 2019, firmaram o quarto lugar no campeonato de construtores. 
2020 então, foi divisor de águas, e Norris teve algumas dificuldades para acompanhar Carlos Sainz, sobretudo em ritmo de corrida - pois aos sábados, eles ficaram quase que empatados. O ano anterior pode ser considerado um ano de muita aprendizagem... No entanto...

Desafio de Lando em 2021: Agora, ele terá um dos melhores pilotos do grid (e também um dos mais simpáticos) como companheiro de equipe. O esforço deverá ser dobrado ou corre o risco de ser ofuscado diante de Daniel Ricciardo.

PS: Em termos de declarações, é o seguinte - Lando não é mais um menino. Deve assumir as suas falas e pensar antes no que elas implicam. Pedir desculpas e depois sinalizar que foi tratado injustamente e ainda, criticar outros pilotos - de personalidade - do grid, como exemplos de figuras que são consideradas "engraçadas", não é bacana e muito pior do que se tivesse mantido a fala "ofensiva" sem retratação. Deve tomar uma postura mais enfática e escolher a melhor forma de dizer o que pensa, ou se abster.
Sobre alguma coisa relacionada à alguma fala de teor misógino, recentemente... Já vimos esse filme. Não significa nada além de um costume que vai demorar muito para derrubarmos. Não será da noite para o dia, mas deve ter um embasamento menos raso do que só o acusatório. Para finalizar: decepciona, mas não surpreende. 

Daniel Ricciardo estreou na F1 em 2011, pela Toro Rosso. 
Em 2014, subiu para a Red Bull e dizem por aí que foi o motivo principal da saída de Sebastian Vettel de lá, pois teria sido (há controvérsias com o termo) "engolido" pelo australiano.
O casamento durou um tempo, mas não rendeu títulos: os melhores resultados foram dois terceiros lugares, em 2014 e 2016.
Em 2018, ele anunciou a ida para a Renault. e por lá ficou até o ano passado.
Sempre muito bom - ou é porque gostamos dele, e não enxergamos defeitos? - Ricciardo parece que vai se dar muito bem na McLaren, mesmo que o carro não seja lá essas coisas.
Veio para completar na equipe, depois da saída de Carlos Sainz Jr. - outro que também já trocou de equipe, pela quarta vez. 

Desafio para Ricciardo em 2021: Se adaptar à McLaren, continuar o bom trabalho oferecendo sólidos resultados. Não parece ser difícil para ele, não é? 

Pilotos reserva da McLaren: o belga, Stoffel Vandoorne - que já foi piloto da McLaren em 2016, na corrida do Bahrein, substituindo Fernando Alonso que havia sofrido um acidente no GP anterior. Em 2017 e 2018 foi piloto oficial, não sendo considerado para uma chance sem viver na sombra do espanhol bicampeão. Atualmente ele disputa o campeonato de Fórmula E na equipe Mercedes EQ- Fromula E Team.
Outro piloto que pode ser reserva é Nick de Vries, inclusive, companheiro de Stoffel na mesma equipe da Fórmula E. Na Fórmula 2, ele foi o quarto colocado em 2018, correndo pela Prema Racing. Em 2019 correu pela ART Racing. 

► Red Bull


Carro: RB16B - Motor: Honda
Forçando na tradição, a Red Bull não se preocupa em mudar o visual, apostando nas melhorias do que não deu certo no ano anterior, reforçando e atualizando aquilo que deu. No caso, depois do que vimos em 2020, pode ser que agora, eles realmente venham muito fortes, a ponto de deixar o pessoal da Mercedes de orelhas em pé. 
Além disso, atualizaram o motor Honda, que precisa funcionara com os conceitos da equipe melhor do que tivera funcionado na McLaren, por exemplo. O problema deles, talvez nunca tenha sido a Honda e sim o carro. Com isso pensado, eles apostaram fichar os pontos que comportavam mal em 2020 para não acontecer o mesmo em 2021. 


A frente do carro, para esse ano, por exemplo, parece o da Mercedes. Outro fator que buscaram fazer para combater a equipe papa-tudo, é conseguir resultados também com o seu segundo piloto. Por isso, foram atrás de alguém de fora da escola RBR, como fizeram quando contrataram ark Webber, no passado. 
Ele nunca foi solução para sustentar a Red Bull na frente das demais. Tanto que nem sequer foi vice quando Sebastian Vettel foi campeão 4 vezes com o mesmo carro. Mas, pode ser apenas um detalhe essa ideia toda...

Pilotos da Red Bull: Max Verstappen (33) e Sérgio Pérez (11)

Max é do tipo de piloto que fala muito o que pensa e irrita um pessoal na mesma medida. Mas o cara faz. E não dá para negar que ele é uma das melhores coisas que apareceu nessa era híbrida da F1.

Ele é rápido, ele é agressivo (e em alguns momentos, passa da conta)... Mas faz jus a ser mantido na equipe e, por não baixar a orelha para nenhum companheiro,, não deve fazer isso agora que tem um do tipo "experiente". Diga-se de passagem o fato de ter entrado muito jovem na categoria, não é fator que depôs contra. Quando mudou-se para a Red Bull no meio da temporada em 2016 e ficou em quinto na classificação geral, era o seu segundo ano na F1 e isso era um feito notável.

Não estão convencidos? O cara foi o terceiro por 2 anos consecutivos, perdendo só para os caras da Mercedes. Você pode não gostar de sua pessoa, mas não dá para dizer que não é bom piloto. 
E não é uma questão de proteção da RBR: simplesmente se não tiver um carro competitivo, ele sai. Mas ele tem que fazer o dele. E nesse tempo todo, ele está fazendo.
Em 2020, por exemplo, ele somou 214 pontos, apenas de 9 pontos para Valtteri Bottas, na Mercedes.

Desafio de Max para 2021: Precisa manter o bom nível e fazer um bocado mais para dar uma canseira na Mercedes, Ah, claro, vai ser uma prova de fogo também - é a primeira vez que vai ter um piloto muito experiente como companheiro (no entanto, não é melhor...)

Pérez ficou com cara que ficaria à pé ano passado. Mas a sorte sorri muito para esse mexicano: outros pilotos, até melhores, nunca tiveram duas chances boas de se manterem na categoria. O que muita gente atribui à talento, pode ser mais pelo dinheiro que carrega de patrocínio.

Esse caso, não parece ter sido o mote da Red Bull. Ela, em tese, estaria à caça de alguém que marque pontos próximo do nível  que Max, para rivalizar a Mercedes de forma efetiva. Desde Daniel Ricciardo, eles não tiveram segundo cara à altura. Podem até ter tido, mas a cobrança por grandes resultados, fizeram Daniil Kvyat, Pierre Gasly e por último, Alexander Albon, ficar atônitos. Contraproducente, não concordam?

Eu não sou fã de Sérgio Pérez. Mas é isso: Ele foi promessa na Sauber, por isso, ganhou vaga na McLaren quando ainda era boa - não fez nada que fosse assim "especial" por lá. Saiu para correr na Force India e foi dispensado da mesma (com nome de Racing Point e com outros donos), no ano passado. E com ele, levou dinheiro embora que sr. Lawrence Stroll pode "desprezar". 

Desafio de Pérez para 2021: Mostrar que foi uma escolha acertada da Red Bull, e dar muitos pontos para a equipe ser um verdadeiro incômodo para a Mercedes. (E me convencer, de uma vez por todas, que é bom mesmo, que nem os especialistas apontam...).

Piloto reserva: Alexander Albon. O bônus de ter sido dispensado, é prestar serviços à eles e também, à equipe B, a Alpha Tauri.

► Mercedes


Carro: W12 - Motor: Qual será? Não tenho ideia...
Os "bonitões da bala chita" começaram assim: fizeram mistério sobre o carro para ninguém "copiar" suas inovações. Ninguém criticou.
Nos testes de pré-temporada, mostrou alguns problemas que deixou todo mundo tenso. Ninguém aprendeu ainda que isso é uma tática velha de "sandbagging". 
"Ah, mas desta vez, está esquisito..." 
Pode ser. Meus palpites? 

a) Como o discurso dos problemas nos testes antes do início da temporada já estava manjado, decidiram fazer algo mais intenso, para ver se o pessoal cairia de novo;
b) Fingindo problemas, é mais fácil lidar com os adversários (que ficam "relaxados", achando que eles realmente tem problemas) e também, escondem os pulos do gato que vão implementar nos carros (sobretudo o 44) durante a temporada;
c) Simularam os possíveis problemas para estarem precavidos durante todo o 2021.

Só vamos confirmar um destes pontos, no sábado e no domingo. Lá na terceira etapa, a gente confirma todas as três.




Apesar do verde com preto ter ficado lindo no ano passado, esse cinza claro na traseira e esse vermelho combinado deixou bem feio. Top 3 carros feios: 3 - McLaren, 2 - Mercedes, e claro, disparada, 1 - Ferrari.

Sim, a Mercedes é favorita. 
Sim, acho que 2021 vai "dar bom" para a equipe e sim, é octa do Hamilton, sem dúvidas. 
Adoraria dizer que estou errando, mas a única coisa que me move a assistir a nova temporada é acreditar que, pelo menos, pode ser que não seja muito fácil para a Mercedes esse ano. 
Agarrada a isso, dá até para confiar, por exemplo que, Lewis não vencerá com 5 corridas de antecedência. Será na penúltima e ele ainda via usar essa "demora" como justificativa para exigir mais coisas na renovação de contrato. 

Pilotos da Mercedes: Lewis Hamilton (44) e Valtteri Bottas (77)

Agora que vocês conhecem o Valtteri Viktor Bottas intimamente (que assistiu Drive To Survive sabe do que estou falando) pode até ser que tenham criado elos afetivos e simpatia pelo moço de bela voz. (Ainda estou pensando se vou incluir "bela bunda" para me referir à ele, mas isso é palhaçada já... )
Falando sério: Bottas, desde que chegou na Mercedes, ele tenta, mas não adianta - ele não tem o carinho da equipe que Nico Rosberg tinha a seu favor. Depois que o alemão fez, em 2016, duvido que qualquer um tivesse chances de rivalizar o Blessed Man, Big Lewis lá dentro.

Está certo que aprece que ele é pouco combativo. Parece ainda que é ruim. Mas acho que só parece. 
Por mais que ele não seja meu finlandês favorito, sinto que devo dar créditos à ele: não é mau piloto. Só cortam as asinhas dele, o tempo todo pela bancada de proteção do octacampeão mundial.

Desafio de Bottas em 2021: Em 2020, ele bateu de frente com a equipe algumas vezes. Deixou no ar que ele não é prioridade e sequer são interessados no que ele faz para Toto Wolff e cia. Em 2021, ele precisa deixar isso às claras. E atacar Hamilton quando puder, sem pedir "permissão". Se não puder, que deixe rádios evasivos que indiquem esse impedimento como ordem de cima. Ninguém gosta de ordem de equipe... (Ou ninguém deveria gostar...)

O Drama Queen, quer dizer, a Prima Donna... Desculpem, o Blessed... Gente!!!! Lewis Hamilton - agora acertei! -  está indo para seu 14º ano na F1 e seu 8º título da carreira.
E não tem essa de "ou não". Ele é o único que pode contar com o ovo dentro da galinha. Assinou mais um ano porque tem garantias disso. 
Não me venham com essa! A única dúvida dele é para 2022. 

Já estou até antevendo ele discursando que está com dificuldades de guiar o carro para sinalizar que a pole, a vitória ou o recorde batido, teve um sabor especial.
E vai ter gente de novo, falando que ele é o Maior e o Melhor da F1 sem dúvidas. 

Desafio de Hamilton em 2021: Não existe. Ele é quem desafia o desafio, e não o contrário. 
O cara é perfeito!

Piloto reserva da Mercedes: era o Stoffel Vandoorne. Mas pode ser o George Russell também, como não oficial, já que desconsideraram essa possibilidade no ano passado. 

Por fim, as minhas apostas do ano, brevemente, para fechar é o seguinte: Creio que a Mercedes experimentará uma dificuldade pequena esse ano. Não a ponto de causar desespero, mas o suficiente para nos dar chances de ver "coisa nova" acontecendo.
Acredito que haverá umas dobradinhas e até vitórias do Bottas. Talvez até, mais poles do finlandês, em relação à 2020. Mas Lewis seguirá superior.
Quando a Red Bull, creio que se aproximará forte da Mercedes. E deve ser importante a participação do Pérez nesse sentido. Mas Verstappen deve ser, de novo, superior apesar da "experiência" do mexicano.
Quanto à terceira força, torço para que seja a Aston Martin. Mas pode ser a McLaren também, ou até a Alpha Tauri... Só dispenso que seja a Ferrari. Eles precisam de mais um ano de meio de grid para tomarem vergonha na cara. Mas isso pode não acontecer e tenho plena consciência disso.

Quanto a pilotos: torço muito pelo retorno do velho Vettel, que Kimi faça boas corridas e que Ricciardo se dê bem na nova casa. Também torço para que Verstappen quebre a hegemonia da Mercedes mais vezes e que Mick Schumacher se dê bem no seu ano de estria, apesar das adversidades. 

Se faltar algum comentário, acrescento no próximo post. 
Antes de terminar, uma sugestão de leitura, para quem ainda não leu: Meu amigo Marcio Kohara fez um texto sobre a nova fase da Fórmula 1 na Band - isto é, na TV aberta - e sobre a categoria. Um texto muito bom que eu vou linkar aqui novamente, pois é importante que leiam pois corrobora com o que eu penso sobre a atual F1: Sobre a F1 atual e sobre a F1 na TV aberta

Estou com umas ideias e projetos. É possível que mudaremos algumas coisas por aqui. Mas não vou prometer nada. Dependo de um acerto para poder contar para vocês.
No mais, agradeço quem passou por aqui e dividiu o dia 25 de março comigo. Obrigada mesmo!
Comentem o que quiserem e puderem. Eu gosto muito de "ouvir" vocês também!

Abraços afáveis e fiquem bem! It's race week!!!!

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