Tabelas da Nona Etapa da Temporada 2021 - parte 2
Depois do GP da Áustria e aquele tanto de punição, abri uma seção de discussão sobre pontos na licença que tomaram boa parte do post de tabelas. Por isso, acabei dividindo em duas partes. A primeira parte está abaixo, ou clicando aqui, vocês poderão ler sobre o placar de classificação, os tempos do "qualifying" e os resultados da corrida.
A segunda parte, vem agora, começando com um comparativo entre um fim de semana e outro:
Seguindo como uma régua temos 8 pilotos que fizeram, basicamente a mesma coisa de um sábado para outro, foram: Max Verstappen - que fez a pole -, Pierre Gasly - que classificou-se em sexto -, Lance Stroll - que passou para o Q3, fazendo o décimo tempo -, Daniel Ricciardo e Antonio Giovinazzi - que não puderam fazer mais do que o 13º e o 15º melhor tempo, respectivamente.
Esteban Ocon decepcionou muito com o 17º tempo e as duas Haas, Mick Schumacher e Nikita Mazepin, melhoraram os tempos de volta de um fim de semana ao outro, mas permaneceram com os lugares cativos 19º e 20º.
Esse último caso vale uma exaltação do meu futuro piloto favorito: Mick melhorou o tempo, de um sábado para o outro, em 0.614s. Já Nikita Mazepin foi apenas 0.241s mais rápido.
Da turma dos "mudados", temos especificidades. O primeiro caso a se considerar seria o de Valtteri Bottas que se classificou em segundo, no primeiro GP em Spielberg. Mas, por uma punição, ele largou da quinta colocação, exatamente a posição que conseguiria marcar no segundo momento em Red Bull Ring. É nas corridas que o diferencial do finlandês de voz aveludada precisa de maior destaque.
Seu companheiro genial, Lewis Hamilton, decaiu: De terceiro, perdeu as estribeiras e foi apenas o quarto no sábado seguinte. No comparativo das corridas, também teremos assunto a comentar.
Lando Norris de quarto para segundo em uma semana foi algo muito notável, embora, não surpreenderia mais: Ele tem feito grandes corridas, uma hora dessas, haveria um espaço do top 3 nas classificações por incompetência de uma ou duas das Mercedes/Red Bull. Até a Ferrari já havia beliscado poles...
E por falar em Ferrari, Charles Leclerc fez o sétimo tempo em Estíria e o 12º na Áustria. Já seu parceiro, Carlos Sainz Jr. deu uma evoluída - mínima, mas muito significativa para as duas corridas, inclusive: 12º tempo em uma, 11º na outra.
Sérgio Pérez alternou evolução para melhor nas classificações, mas "desvoluiu" numa das corridas, como veremos adiante.
Yuki Tsunoda melhorou tempo, mas tomou punição na segunda participação na Áustria e lhe custou rendimento.
O mesmo se aplica a Sebastian Vettel: de 14º a 8º entre um fim de sema a e outro, poderia ter dado em marcação de pontos. Mas houve punição e a segunda corrida, minou.
Já Fernando Alonso conseguiu passar para o Q3 no GP da Estíria, mas foi atrapalhado no GP da Áustria.
Destaque para George Russell que fez o 11º tempo na classificação 1 da Áustria, e no sábado seguinte, foi o 9º, passando para o Q3. Mas a sorte não lhe sorriu nas duas corridas.
Kimi Räikkönen melhorou um bocado: de 18º tempo, uma semana, 16º tempo.
Nicholas Latifi fez o contrário de Kimi de um sábado para outro: conseguiu ser 16º, mas no fim de semana seguinte só deu conta do 18º tempo.
Pela reguinha, e olhando os 10 primeiros temos - na classificação 1 e na 2 - a sequência:
A Red Bull como primeira força, a Alpha Tauri como oitavo melhor tempo e a Aston Martin passando para o Q3 (inclusive com os dois carros, na segunda classificação).E os 10 outros:
Ferrari e McLaren mantendo o 12º e o 13º com um dos carros, além da Alfa Romeo, em 15º nas duas etapas, bem como a Alpine e a Haas, na 16ª colocação de tempo e 19ª e 20ª repectivamente.
E as corridas?
De novo, na reguinha: Apenas Max foi bem nas duas corridas.
Incrível, não?
Da lista dos que foram melhores de um domingo ao outro, temos: Bottas, Norris, Sainz, Ricciardo, Russell e Giovinazzi. Dos que pioraram: Hamilton, Pérez, Leclerc, Stroll, Alonso, Kimi, Tsunoda e é claro, Ocon.
Alguns nem consideraria queda de rendimento. Seria o caso de Vettel, que na verdade ele até iria ficar na mesma posição, se não fosse a batida com Kimi. Foi prejudicado também por ter sido punido com 3 posições do grid.
Mick, Latifi e Mazepin continuaram literalmente na mesma, com ressalvas para Mick que na corrida 1 e 2 ficou à frente do Latifi.
Hamilton caiu muito. "Só duas posições, Manu, ele ainda marcou pontos..." Está certo, mas, de um domingo ao outro, de segundo a quarto, para um heptacampeão, é digno de derrota.
No entanto, como se trata dele, ninguém ousou fazer críticas. E se fizeram, já imagino que foram muito, mas muito xingados.
Bottas, o "saco de pancadas", não obteve elogios que bem sei, embora merecesse: Esteve no pódio nas duas corridas - terceiro e segundo.
Norris também é só a capital de Tocantins: De quinto para terceiro, e o terceiro pódio no ano, é bacana de ver independente de sua opinião sobre o piloto.
Pérez fez "caquinha": Perdeu a chance de estar no pódio na corrida 1, dando mole para a Mercedes e promoveu uma disputa com Norris que, se não fosse pela falta de paciência na investida, poderia ter dado em pódio na corrida 2. Está devendo!
Sainz fez duas corridas ótimas e nos dois momentos, superou Leclerc. Achei bom mesmo, sinceramente. A gente tem que exercer esse lado bom nosso e naturaliza-lo de uma vez por todas: Elogiar o que deve ser elogiado, de forma descente e para quem merece, sem ficar colocando um "ah, mas ele é isso, aquilo..." Não interessa, não é mesmo?
Ricciardo não fez uma boa corrida na Estíria. Com o nome de Áustria, chegou no top 10 e pontuou. Ainda está longe do que tem feito Norris. Muito longe. É desastroso, mas uma hora dessas as coisas se resolvem. E se não, bem... Não será o fim do mundo, a não ser para ele e seus fãs.
Russell quase pontuou, mas 11º é um ótimo resultado para ele e isso comprova que sim, ele é um bom piloto. Em breve, ele terá a chance de mostrar-se em equipes melhores. Esse assunto, a gente deixa para outro dia, pois dá pano para manga.
Giovinazzi foi uma posição melhor que o primeiro GP em Red Bull Ring e Kimi, estava indo bem até ter um blecaute e fazer bobagem no fim da corrida, batendo em Seb. É raro, mas acontece.
Alonso fez o 9º lugar no GP 1 e 10º no GP 2.
Bacana que tenha pontuado para Alpine, coisa que Ocon não faz desde o GP da França! Um 14º lugar na Estíria foi uma "transformação mal-sucedida" um domingo depois: Ele nem sequer completou uma volta.
Não há muito mais o que dizer sobre Tsunoda, Latifi, Mazepin ou Mick. Dos 4, só o filho do Schumi tem mais cara de estar indo bem.
Tsunoda precisa acalmar os nervos e os impulsos.
Latifi está no seu segundo ano e precisa dar as caras, mesmo com uma Williams em disposição.
E Mazepin é novato. Não faço nenhuma crítica até que ele ganhe experiência. Nem vamos falar em direção perigosa, porque boa parte desse assunto está correlacionado ao seu comportamento moral (ou sei lá como queiram chamar) e não sobre o que acham de fato, da pilotagem dele. Muita gente nem conhece a pilotagem dele, mas acha que sabe tudo sobre a sua índole a partir de um vídeo? Oras...
Os 10 primeiros foram:
Depois vem: Verstappen, Hamilton e Pérez, com 8 corridas entre os pontuadores.
Mas antes, a perfumaria do GP da Áustria:
De vez em quando, eu abro o site da F1 perto do fim de uma corrida e voto em alguém.
Parei de fazer isso desde de que desconfiei que meu celular (ou seria o site?) me trollava. Explico: duas ou três corridas seguidas, em 2019 (nem lembro quais eram) eu cliquei em um piloto e apareceu na tela que eu tinha escolhido Lewis Hamilton. E eu não esbarrava o dedo ou coisa parecida. O site "pulava" simplesmente de um piloto qualquer que eu tinha clicado e aparecia, em seguida se eu queria compartilhar o meu resultado nas redes sociais com o carão do ReiMilton.
Assim, parei de votar, por preguiça ou má vontade.
Assisti um vídeo de montagem em que colocaram rádios raivosos do Kimi (de outras corridas), como se ele tivesse "brigando" com a moça que diz "Congratulations, you're the driver of the day" e pensei: Os babacas de plantão querem o Kimi sendo seco ou dando má resposta só para depois terem motivo de chamar ele de idiota, de velho ou de grosso??
06 - GP do Azerbaidjão, 07 - GP da França, 08 - GP de Estíria, 09 - GP da Áustria e 10- GP da Grã Bretanha. |
"Coméquitá" o campeonato? Tanto o de construtores, quando o de pilotos estão bem simples:
Comentários