Playlist da F1 2020 para dar uma animada...
Queridos e queridas, a situação é periclitante: Não estou muito empolgada com essa temporada da F1 e por isso decidi montar uma lista (adooooro!) de músicas para dar uma animada. já que amanhã no primeiro treino livre, teremos carros no Red Bull Ring quer queira, quer não.
Lá vou eu com a minha personalidade "ranheta"!?! Pois é, quando mais idade, mais parece que fico nessa ladainha... Peço perdão. Esse vírus, de fato, acabou com algumas "melhorias" e isso, não é só comigo, posso acreditar..
A situação toda foi se agravando: era para eu estar de volta a faculdade, fazendo pesquisa e aprendendo coisa nova no meu doutorado... Ter a F1 "de volta" não é um alento, como parece ser para a maioria.
Ter assistido ontem, ao vídeo do Sergio Pérez passando por um teste rápido de detecção de Covid-19, abriu sinais de alerta que não foi percebido:
a) O exame é uma das coisas mais agoniantes de ver e muito provavelmente, de passar por ele;
b) É um procedimento que todo mundo envolvido nos GPs precisa passar antes, obviamente, da liberação deste e daquele para trabalhar;
c) Todos também, vão ter que fazer o teste, de novo, mais oito vezes - a quantidade de GPs que, a principio, estão programados para 2020;
d) Imaginem quantos testes estão sendo disponibilizados só para que os GPs transcorram com "segurança"... Imaginaram? Agora, em meio à campanha sobre a diversidade, a F1 dá uma bola fora: existem muitas pessoas no mundo que não tem acesso à um teste rápido destes.
Pois é. Incoerente.
Claro que, muito provavelmente, nada de grave vai acontecer; não haverá contágio ninguém vai ser barrado, colocado em quarentena e nem internado, afinal estão seguindo o "protocolo" pois a pandemia não foi erradicada e não tem outra forma de imunização dos envolvidos. É procedimento, puro e simples.
Podem me chamar de idiota se quiserem, mas ainda que seja uma questão de fazer o campeonato acontecer por causa de $$$$$$... É um tanto esquisito que certos discursos que vieram à toda sobre "segurança" e bom senso em relação a vida dos outros, tenha sido abafado em nome da necessidade de colocar os carros para funcionar a qualquer custo.
De todo modo, não sou médica, no entanto, será que é bom para o organismo, fazer esse teste repetidas vezes? Vejam bem: vão enfiar um "canudinho" no nariz, uma vez por semana, numa sequencia de três, com uma pausa, mais tês testes, pausa, mais três testes?
"Está certo, é isso mesmo..."
Tá.
Além disso, tanto esforço e sacrifício... não será recompensado!
Há quem projete que sim, a Mercedes é favorita, e que no caso, a Red Bull será a segunda força, deixando a Ferrari para disputar com ela. Isso, senhores e senhoras, tem acontecido todo ano praticamente e não acredito que signifique mais competitividade.
Por conta das corridas muito próximas uma da outra (como disse, são 3 fins de semana seguidos e uma pausa), aqueles pacotes de mudanças nos carros acontecerão menos do que em condições normais. A situação para mim é o oposto do comentado: enquanto acham que, com isso pode ser que haja competição forte no início, eu acredito que em 3 corridas, a Mercedes já estabelece uma vantagem e as demais, estarão patinando, trabalhando dobrado para ajustarem as configurações aerodinâmicas dos carros.
Especialistas acham que, Max Vertappen pode vir muito melhor do que no ano passado e incomodar as Mercedes. Fico no aguardo, e espero que não seja só torcida. Ainda querem que Alexander Albon tenha espaço e isso, acho ainda mais remoto de acontecer e talvez, nem seja prudente. Dar conta de dois pilotos é algo que, só a Mercedes conseguiu nos últimos anos então, talvez esperar uma postura favorável... Ou não,se for para ter show, os dois podem garantir muitas alegrias. Torço para que tudo isso, seja verdade, mesmo!
Andei lendo também que, Sebastian Vettel, não tem nada a perder e pode vir muito mais forte que antes, agora que não precisaria dar "satisfações" aos mandos da chefia, a Ferrari.
Aí pode haver um erro. Embora Vettel sempre tenha sido competente (e vocês digam o contrário), a sua relação com a equipe não é boa desde 2018. Logo depois de perder o rumo naquele ano, a Ferrari validou o contrato de Charles Leclerc para provocar a saída de Vettel o quanto antes.
2019 foi o teste, e se engana aqueles que acham que Leclerc foi colocado como segundo piloto. Era questão de tempo que ele mostrasse o que os ferraristas queriam e a equipe decidisse "isolar" Vettel, ainda que de forma sutil.
Fora da equipe em 2021, Vettel vai vir com força. Mas atentem à um fato: ele estará sozinho. As atenções e tudo que puder ser positivo na Ferrari, virá primeiro para o Leclerc e talvez, nem chegue ao Vettel. É natural que aconteça isso, ainda que seja revoltante.
Muita gente aí vai amar, afinal de contas, verdade seja dita - brincar com o cam "pião" Vettel acumula seguidores e trás notoriedade.
E por falar em "estar sozinho", talvez seja a primeira vez que Valtteri Bottas não seja tão "esnobado" pela Mercedes. Precisando de um capacho para que Lewis Hamilton continue limpando os pés, talvez eles precisem mais do Bottas do que imaginavam, para 2021.
Embora ele prometa fazer e acontecer, ano passado, foi quase. Ele fez mais pontos do que nos outros anos na equipe e começou a ficar firme na hora de agir. Ainda que tenha sido insuficiente - e alguns sintam falta de Nico Rosberg ¬¬' - Bottas vai ter mais possibilidades de ser bem sucedido pois, para a Mercedes, isso pode ser crucial para manter também Hamilton (que já estaria sim, pensando no oitavo título e só está fazendo "doce" com a renovação), mas precisarão conseguir equilibrar as coisas, uma vez que 2016 não pode (nem deve) acontecer de novo.
Há quem encontre boas razões para dizer que este pode não ser o ano do Lewis. Preciso ser São Tomé, nesse caso. Ele tem o sétimo título nas mãos. Mesmo que sua cabeça esteja focada na autopromoção e no debate político da categoria ele pode continuar assim e ainda sairá vitorioso.
Quando questiono onde estava o "fenomenal Hamilton" depois de seu primeiro título em 2008, as pessoas atribuem a questões emocionais que interferiam na sua concentração. Com o término de um (nocivo?) relacionamento e um forte amadurecimento, ele teria voltado a ser "gênio".
Assim sendo, a questão do Lewis seria o foco no campeonato, de ponta a ponta. Mesmo que, em alguns momentos de pressão mínima, ele já comece a levantar a voz em tom de "façam alguma coisa!".
A verdade é que não é necessária tanta dedicação ao campeonato. Isso é balela. Essa de falar que o cara tem técnica e concentração, que estuda adversário e trabalha duro com seus mecânicos, é uma história que fica bonita quando escrita. Na prática, pode ignorar tudo isso, e o resultado ser bom, e talvez perfeito, quando se tem um equipamento também excelente. Kimi Räikkönen é um exemplo: não tem caderninho de anotações, mal sabe a função dos botões do volante, não troca ideia com mecânico e até foge das reuniões técnicas. Está aí, desde 2001 na F1 e pode não ser espetacular, mas o cara dá aulas em algumas corridas, só acelerando e pronto. Em 2007, por exemplo, não tinha o melhor carro e foi campeão com 5 vitórias. Quer mais? É o único do grid que venceu corridas em 3 equipes diferentes (McLaren, Ferrari e Lotus), com 3 motores diferentes (Mercedes, Ferrari e Renault).
Dedicação para vencer o campeonato? Quanto a isso, a Mercedes garante à Lewis com sobras (até porque querem renovar com ele e farão de tudo para conseguirem), e ele pode dedicar-se a campanhas e palanques. Como se diz por aí: "tá sussa".
Mais uma razão para não se empolgar. Esses episódios da novela, eu já assisti, e nem foram um dos melhores.
Torçam para que eu esteja errada.
E mesmo assim, gosto tanto de vocês que compartilho o link de uma playlist (via Youtube, para o videozinhos) para "comemorar" e "empolgar-se" com o início da F1 já amanhã, sexta, com os primeiros treinos livres.
Cá está, 25 ótimas músicas que falam de carros, de velocidade, de dirigir e remotamente, de corridas, seja nas letras com metáforas ou não, seja apenas nos temas dos vídeos.
Se quiserem que eu acrescento alguma, é só mandar aí, nos comentários e/ou na página do Facebook.
Abraços afáveis e cuidem-se!
Atualização do post: Agora a pouco, Vettel declarou que recebeu uma ligação do Mattia Binotto em maio alertando sobre o fim do contrato e que ele foi pego de surpresa. Não houve proposta da equipe, o que mostra que, de fato, a Ferrari queria chutar a sua bunda, mesmo.
Que clima delicioso que vai ser trabalhar no campeonato, né? Parabéns a Ferrari por acabar afundar a carreira de mais um piloto e para mim por estar, de novo, certa, a respeito deles.
Comentários
Verstappen vai salvar a temporada de uma monotonia.
Charlinho e Vettel vão sofrer como se estivessem ajoelhados no milho.
RIP carreira do Sainz (2015-2020). Vai ser castrado pelos italianos.
Pobre Vettel. Outro piloto moído pela Ferrari e sem chance de defesa.
Tava tão desanimada com a F1, pouca expectativa (acho que fatores externos da vida influenciaram), mas vamos ver o que vem por aí.
... Mas vamos tentando nos distrair.