GP da Inglaterra: algo que está errado não está certo

Desculpe os desavisados: apesar de ter sido boa e disputada até o fim, o GP britânico não foi melhor que o da Áustria. Certamente alguém irá criticar minha postura com certo grau de razão: enquanto corrida passada as Mercedes foram anuladas da disputa no fim dela, desta vez houve uma disputa direta com a Ferrari. Para mim houve a confirmação de que o carro vermelho só pode ser considerado melhor pois está sendo guiado por dois pilotos mais consistentes que a dupla da Mercedes. 
E mesmo assim, as Mercedes disputaram e não simplesmente saíram da corrida, por isso foi melhor.
Minha discordância é pautada pelo gosto: uma que aceito qualquer um vencendo, menos um deles. E incluo Bottas apesar de ter defendido ele em alguns momentos críticos. Foi para lá, que aguente a imposição de resultados. Discordo ainda mais por conta do que ocorre extra competição. 
Corrida passada não teve acidentes e por isso não teve Safety Car. 
Nessa, houveram dois que propiciou a entrada do carro de segurança.
Naquela, houve um incidente normal de corrida. Mas os comissário da estão querendo desmentir que o F da FIA, seja de Ferrari, como alguns sempre gostaram de dizer... Já tem um bocado de tempo que só existe um Intocável. E ele não é da Ferrari, nem nunca foi.
Mais descaradamente, na Áustria, Vettel foi punido por um incidente normal contra Bottas, na largada. Tomou 5s de stop and go. Chegou em terceiro, sem SC, sem ordens de equipe. Apenas ele e o carro. Ficou feliz com o resultado, mesmo vendo o companheiro na frente. Por duas corridas seguidas, foi punido por alguma coisa trivial, e não recorreu a jogos de equipe. Ninguém disse nada sobre essa mudança da perspectiva macro - micro: FIA, Ferrari, Vettel e Kimi. Ainda tem gente que acha que existe uma proteção descarada na equipe italiana. 
Após o caso, Vettel admitiu erro e se desculpou com Bottas. O piloto da Mercedes agiu como um finlandês: não quis dar corda para o assunto. A equipe em contrapartida, criticou o fato.

Desta vez, Kimi fez algo extremamente semelhante ao companheiro só que contra Hamilton. 10s de punição. E em casa, pareceu marmelada. Sem justa norma, é difícil não achar tudo isso não só estranho como altamente ridículo. 
Alguns tuiteiros apontaram que a medida foi esquisita. Mas ninguém fez o estardalhaço de quando a Ferrari era beneficiada. Quando é com a Mercedes, ninguém fica "p" da vida.
Ainda nessa perspectiva, Hamilton teve caminho aberto por que quer piloto do grid até chegar em quinto. Ninguém mais além das 3 equipes que tem disputado as corridas até agora, sabe segurar posições. Abrem grandes espaços e ele não tem dificuldades. Antigamente, sempre tinha um sabotador carne de pescoço.  E era sempre contra a Ferrari (perguntem ao Alonso sobre isso). Mas nunca houve um cara que se colocasse para atrapalhar Hamilton.
O que esse cara tem que o torna "intocável" não saberemos dizer sem que sejamos partidários do "achismo". Por isso não vou estender sobre. Vou apontar fatos e deixar perguntas.

Me corrijam se eu estiver errada, mas, não lembro de Vettel ter atitudes tão arrogantes quanto as de Hamilton. Quantas das vezes Vettel foi estúpido com companheiro de equipe, ou colega de grid? Em quais passagens, ele foi grosso com a imprensa a ponto de falar coisas que nem uma criança de 10 anos, diria? Escrevam nos comentários e refresquem minha memória. 
Não lembro de nada que não tenha sido momento cabeça quente de Vettel que possa ter sido tão grave quanto: acusações de ser vítima de racismo, ataque de estrelismo, inabilidade em conviver e trabalhar em grupo, pífios argumentos para corridas ruins, desrespeito puro e simples com companheiros de equipe e chefes e o pior de todos, mentira deslavada e descarada.

Mas o Vettel é que é da geração mimada. Não me lembro uma única vez dele ter saído do pódio sem falar com ninguém.  Pergunte à Rosberg a sensação de vencer Mônaco e o queridão fazer/ roubar a cena, não participando do festejo. Pergunte à Alonso, como é estar numa equipe que fez um esquema e dizer que sabia disso, e o Hamilton dizer que não sabia de nada. Pergunte à Button, o que é ter superado ele, e ter que ouvir um papo do tipo "ele não me considera amigo dele, porque nunca me seguiu no Twitter".
Assim como o craque Neymala, Lewis dá birra se não tiver fácil o que o resto.lutou para ter. Um sujeito mau caráter dentro (e fora das pistas, dadas as fofocas sobre seu relacionamento com a ex...)

Ontem ele deixou Brundle a ver navios na entrevista. Fez ceninha dentro da salinha de pesagem.
Kimi (trouxa) admitiu erro da largada e achou justa a punição. Lewis sequer olhou para os pilotos da Ferrari antes e durante o pódio.

Eu sei que tem Ferrarista empolgado achando que o título está a caminho. Sei que isso é bem chato afinal 8 pontos é pouco para achar que estão no papo
Sei que há fãs do Kimi que só apareceram nas últimas corridas porque antes, dividiam-se em dois grupos: os que pediam para ele sair para poder deixar de assistir, e os que só torcem por ele quando ele está no auge. Nenhum dos dois gosta de corridas, gostam dele. É preciso que se diga que isso, não faz dela melhor que outros. Fatalmente são dois tipos movidos por emoções que muitas vezes nos trai.

Sei também que muita gente prefere a morte do que ver Vettel campeão de novo. Nestas circunstâncias não parece só ser o mais justo, quanto o mais certo. Mesmo com as sabotagens dos comissários, a Ferrari tem feito um trabalho mais próximo do correto: já tem vantagens no campeonato de construtores. O de pilotos, ainda é remoto, mas parecem que se comprometeram a fazer mais do que falar demais. 
A Mercedes, especialmente Toto, fez declarações ridículas em defesa do "intocável". Infundado e desmoralizante, pareceu as recentes defesas do jogador de futebol sonegador de impostos.  Faltou dizer que ele é um menino e que não é fácil ser ele...
Acham mesmo que é saudável mais um campeonato para essa equipe e para esse tipo piloto?

Abraços afáveis!

Comentários

Gostei muito dessa corrida, desde a largada arrojada do Vettel e abusada do Kimi. Imediatamente postei um "Te amo Kimi!" no meu perfil, de tão empolgado que fiquei. Assim é que devem ser as corridas, com brigas por posições, branquinho buscando brechas para ultrapassar. O problema é que quando é com o neguinho, é arrojo, Se com os branquinhos, manobras suicidas ou tendenciosas. Esse papo de F de Ferrari na FIA já deu no saco. A Mercedes começa a mostrar sua vilania também e, como mau perdedora, chora por não ser mais a dona do brinquedo.
Manu disse…
Pois disse algo preponderante Eduardo: assim devem ser as corridas.
Mas eles vão lá e punem quem arrisca sair da mesmice. Haja paciência.

Abs!

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!