Tabelas da Décima Segunda Etapa da Temporada 2021 (E pitacos sobre Holanda)
Mas eu esqueço que a "serpentina" o "confete" são só para exaltar um tipo seleto. Nem tivemos volta rápida!!! Pelo menos, não oficializada. Não sei porque raios, no domingo o reloginho roxo apareceu do lado do nome de Nikita Mazepin (arrancando sorrisos do piloto no box da Haas, depois que decidiram cancelar a corrida), mas, oficialmente, não temos nada disso discriminado no site oficial da Fórmula 1. Porque será, né?
Voltaram das férias agindo de modo comum: Lewis Hamilton à frente de Valtteri Bottas, na Mercedes.
Max Verstappen 11 a 1 em relação à Sérgio Pérez.
Aproveitamos o ensejo: O mexicano teve contrato renovado com a Red Bull, ainda devendo em performance e sacramentou isso fazendo bobagem antes da "corrida-não-corrida". Com certeza as condições da pista não eram favoráveis, mas ele foi o único a escapar/escorregar na ida para o grid. O prejuízo foi maior, pois toda a equipe de mecânicos precisaram arrumar o carro a tempo para ir para a corrida, caso a chuva parasse. Em vão, pois o aguaceiro não deu trégua.
Charles Leclerc chegou a passar para o Q3, mas Carlos Sainz, não. A situação na Ferrari ainda é, apesar do 9 a 3, equilibrada, não se enganem.
Na Aston Martin, contaram mais uma vez com uma boa performance do Vettel. Lance Stroll ficou novamente a dever. Há quem diga que o rapaz evoluiu e que na F1 sempre houve pilotos medianos. É complicado, mas a pensar no tanto que essa vaga poderia ser melhor aproveitada por outros, fica difícil sair na defesa.
Sejamos bem sinceros? Esteban Ocon e Fernando Alonso pareados no placar interno de classificações, na Alpine, é coisa que ninguém imaginava no começo da temporada, certo?
Não paguei língua ainda, em relação ao francês. Mas não acredito que irá acontecer tão já.
Os casos 12 a 0 da Alpha Tauri e da Williams, não surpreendem. Pierre Gasly tem muito mais experiência (e talvez, paciência) que Yuki Tsunoda. Se releva seus erros também, pois o mini piloto japonês é rookie. Dá-se um desconto.
Agora, Nicholas Latifi pode ser gente boa e tal, mas não é de encher os olhos. De modo prático, não serve para a vaga, mas também, não compromete.
Comparar dois rookies é difícil. Ainda mais, o caso da Haas. Mas tenho aqui uma ficha,de antes do GP da Bélgica, que queria ter copiado e feito com as demais duplas, nas férias. No entanto, não consegui tempo nem ideias para montar no computador.
Essa ficha elucida algumas coisas, mas também não é estanque. Analisar os caras, numa Haas, e ainda, com o entendimento que se tem, sobre a vida pessoal e moral de Mazepin, entra numa seara tão complexa que é melhor mesmo, deixar para lá, e se ancorar apenas nos números. Nisso, Mick Schumacher é superior, mesmo.
Por fim, mas não menos importante: Kimi Räikkönen perdeu mais uma vez para Antonio Giovinazzi na Alfa Romeo. A despeito do que foi dito na transmissão brasileira, Kimi não caminhava para um fim de carreira melancólico, nem está (estava) desmotivado. Ele vinha tendo problemas nos freios desde os treinos livres de sexta. No TL3, não teve tempo hábil para estar na pista e acertar os pontos, nem a equipe conseguiu o set up ideal para o finlandês fazer uma classificação decente. Além disso, as condições da pista não eram boas.
Tudo bem que agora a gente sabe que ele já tinha decidido que esse era o último ano dele na categoria e tal, mas é aquela coisa: quando é um Kimi da vida é "desmotivado", quando é outro aí, ele "só está sentindo a pista". Desnecessário comentário, e pouco inteligente - como muitos da equipe Band.
Não houve corrida, como já sabem.
Houve duas voltas (e eram para ser três) atrás do Safety Car e deram metade dos pontos contando o esforço da classificação, como prêmio de consolação, para os 10 primeiros.
As mudanças do sábado para o grid, e os ajustes de domingo:
► Por conta da troca não programada da caixa de câmbio, Norris perdeu 5 posições.
► Duas punições de 5 posições para Bottas (*) e Stroll (*) também foram aplicadas por terem provocado colisões na rodada anterior.
► Pérez bateu na volta de apresentação, então, perdeu a sétima colocação, que ficou vaga. Com a bandeira vermelha, consertaram o seu carro e foi dada a permissão para largar do pitlane.
► Kimi trocou partes do carro, e era o último na fila indiana das voltas desfile, penúltimo no geral, por conta de Pérez.
► E ainda tínhamos uma punição pós corrida para o Stroll (*): 10 segundos acrescidos no tempo final por uma mudança na asa traseira durante a bandeira vermelha.
Foi isso? Sim, foi.
O que temos o campeonato até então, para já focarmos no GP da Holanda, que teve seus treinos livres hoje, pela manhã, aqui no Brasil-il-il?
Soa como se chegássemos numa festa e os docinhos já tivessem acabado. Hamilton na frente? Mas que coisa... Voltamos ao normal, mesmo?
De destaque, o bombeiro Sebastian Vettel que teve uma falha no motor e precisou apagar um foguinho ali, às pressas. A Aston Martin resolveu logo a parada para que ele fosse para o TL2. Mas a falha, propiciou uma longa bandeira vermelha no primeiro treino.
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