F1 2019: A segunda metade abre com GP da Bélgica
A F1 está de volta!
Hoje já tivemos os costumeiros treinos livres de sexta-feira e alguns detalhes já saltaram aos olhos: uma delas é que a transmissão que temos, especialmente da TV fechada, está sendo triste de acompanhar. Em canal aberto sempre foi um desconforto, dependendo do quão ranzinza você é ou está, medidas extremas como "modo mudo" do som são alternativa de muitos. Mas o tal do comentarista e narrador que paga de entendedor e que, numa "nova" porém não produtiva, ideia de reformular o jeitão de transmitir esportes, tem dados seguidos tiros nos pés, está no mínimo deixando muita gente sem paciência. E com razão.
Quem assistiu os TLs de hoje, devem ter percebido algo neste sentido: achismos, atenção voltada à coisa sem importância e a falta de precisão como se fosse uma conversa em mesinha de boteco. Acho inclusive que colocaria muitos por aí, administradores de páginas que comentam F1, com largas chances de serem melhores profissionais do que as opções que temos, hoje na Tv. Seguramente (e disso não tenho dúvidas) pior do que está, não ficaria.
As outras situações que essa sexta-feira de treinos trouxe para nós, certamente são mais importantes de comentarmos aqui como um "esquenta" para a classificação e corrida do fim de semana.
► As Ferraris estiveram nas P1 e P2 nas duas sessões de hoje, alternados: enquanto Sebastian Vettel fez o melhor tempo no FP1, Charles Leclerc liderou o FP2.
No primeiro treino os compostos de pneus eram: soft, soft, soft, soft, soft, soft e cada um deu 20 voltas na pista. No segundo treino, os compostos eram: médio, soft, soft, soft, soft, soft, médio, e Leclerc fez 28 voltas e Vettel 30.
Isso não indica muita coisa a não ser, testes de comportamento do carro. Já, já explico os porquês.
► As Mercedes no entanto, estiveram sem P5 e P6, no FP1, P3 e P4 no FP2. Em ambos os casos foi Valtteri Bottas, à frente de Lewis Hamilton.
Alguns podem achar que fizeram treinos discretos, pois haviam usados compostos de pneus diferentes da maioria - usaram pneus médios no primeiro treino. Bottas fez 25 voltas, trocou os pneus 4 vezes, enquanto Hamilton andou menos (fez 16 voltas) trocou os pneus uma vez mais que o companheiro no primeiro treino ambos com pneus médios. No FP2 adotaram mais voltas e um esquema de pneus semelhante ao da Ferrari: médio, soft, soft soft, médio. Bottas andou 28 voltas enquanto Hamilton andou 26, e ambos trocaram a mesma quantidade de vezes de pneus.
Não cabe, então, a premissa de que as Ferraris estão reagindo, uma vez que a Mercedes não se deu bem no primeiro treino e também não superaram muito no segundo. No primeiro treino até poderíamos dizer que Hamilton não se vira bem com a administração de compostos médios. No segundo treino, ele ainda teve um problema com o capacete e estava vindo poeira nos olhos dele e ele parou para mudar. Isso não afetou em nada, e a questão de pneus padronizou-se depois, mesmo com o acréscimo dos softs intermediando os médios.
Enchi linguiça. Viram? Dá para ser comentarista da SporTv. Só falta uma coisinha: um comentário um tanto polêmico.
Lá vai: Acho que a F1 deveria começar a supor pontos extras nos Treinos Livres. Assim, a Mercedes pararia com esse corpo mole que fazem nas 3 sessões e buscariam mais holofotes.
Se fosse o caso, mas aí seria demais, poderia acrescentar o que eu realmente penso: Esse "corpo mole" é mais um dos blefes da equipe que revela uma certa arrogância e, pelo menos para mim, convicta humilhação com os demais, só por divertimento. Algo como "somos tão bons que não precisamos de treinos livres" misturado com "vamos dar um gostinho para a galera achar que podem alguma coisa". Na boa? Já deu!
Esquemão básico que chama público sugerindo disputa ou novidade e as Mercedes, só gastam na hora do vamos ver.
Então, na classificação a Mercedes vem forte e mais: vem tranquila também. Se não arrumarem uma posição ideal no sábado, na corrida, darão qualquer jeitinho, ou alguém dará o jeitinho por eles, especialmente se o maior necessitado de alçar posições seja o Hamilton.
Em breve ele muda o nome para Lucky Hamilton.
► Pelos comentários por aí, Alexander Albon já chegou à Red Bull perdendo (ou tomando - que acho um termo feio, mas muito usado, então vá lá) pouco tempo em relação ao Max Verstappen. Embora no primeiro treino tenha ficado com o P4 e Max com o P3, usaram basicamente os mesmos compostos de pneus e 18 e 19 voltas foram feitas, respectivamente.
No segundo treino houve uma distância P6 para Max, P10 para Albon. Os compostos de pneus seguiu o padrão softs entre médios, Max andou 20 voltas e Albon 7 voltas à mais que o holandês. A diferença nessa segunda sessão foi de 0.4 segundos entre eles, mas ó: nada mal.
Assim, Albon mostra um pouco que quando a pessoa tem uma promoção, a felicidade da conquista faz o trabalho render. Tanto que é real que Bottas ficou na frente de Lewis nas 2 sessões. Ali rolou um alívio, pois continua empregado e com a melhor vaga da atualidade. Tudo que Bottas tem agora é fazer valer esse contrato. Fingir demência e correr como um louco sedento por glória seria a minha melhor dica. Não interessa se Lucky Man vai dar pití. Faça o dele, mesmo que seja sozinho. Tem uma galera que queria estar no lugar. Talvez até, um seleto pessoal que mereça mais.
Com isso, dá para pensar também como está a cabeça do Pierre Gasly. No FP1 ele ficou em décimo oitavo com 26 voltas dadas. No FP2, ficou em décimo sétimo com 27 voltas. Nem vou adentrar nas ideias dos pneus. Se havia algo a oferecer, Red Bull cortou pela raíz com esse rebaixamento. Quiçá, ele não volta nem em 2020.
Em tempo, podemos imaginar a cabeça do pior dos mundos até agora nessa dança das cadeiras: a do "desempregado" Nico Hulkenberg. Assim, como um banho de água fria, a Renault literalmente demitiu o cara, no meio da temporada. Como é que tem sangue frio para correr por um pessoal que deu indícios de estar insatisfeito com seu serviço, selando com chave de ouro a contratação de um carinha que, sinceramente, não vai render nada? Não boto fé, mas é "neeeeeeeem" nesse Esteba Ocon.
Talvez seja birra pelo que fez ano passado em que acabou com uma das melhores corridas que poderíamos ter em Interlagos, dos últimos anos. Aquele incidente com o Verstappen, foi muita canalhice. O pós, fingindo vitimismo com os empurrões do Max nervoso, selou a antipatia.
Enfim...
Hulk no primeiro treino de hoje fez 23 voltas e ficou com o 11º tempo da sessão. Ricciardo, agora o primeiro piloto visível da Renault, teve o mesmo número de voltas, os mesmos compostos de pneus e o 7º tempo. Na segunda sessão, Hulk caiu duas posições, fazendo o 13º tempo, com 26 voltas. Ricciardo o seguiu com mesmos pneus e número de voltas, e caiu apenas uma posição, terminando a sessão em 8º. A diferença entre eles é também de 0.4 segundos. Nada alarmante, mas se pensarmos, isso pesa, inclusive para comentaristas "carniceiros" de plantão exemplificarem assim como a principal razão de dispensa de Nico da equipe Renault.
E para fechar, antes que apareça alguma coisa nova:
► Sergio Pèrez renovou contrato com a Racing Point por mais três anos. No primeiro treino esteve atrás do filho do dono da equipe e só no segundo mostrou ser melhor que ele, com a diferença entre eles sendo de 0.7 segundos. Tá. Não faz mais nada que a obrigação. Lance Stroll não é piloto de F1. Agora, três anos de contrato para um piloto mais apagado que esmalte transparente, é demais, "né não"?
► Medo do dia: Kimi Räikkönen andou, nestas férias, fazendo peripécias. Em vídeos saltando para piscinas e tal, eu logo pensei: "vai dar merda isso aí". Parece que o doido da Finlândia está machucado.
Marcus Ericsson achou de bom grado publicar essa no Twitter:
— Marcus Ericsson (@Ericsson_Marcus) August 30, 2019
Só falta a Alfa Romeo dar de Renault e substituir Kimi tirando o pouco que tem de sarcasmo, ironia e falas "sinceronas" de piloto da F1 que temos disponível...
Há também o capacete novo do Verstappen. Bem bonito, diga-se de passagem.
Amanhã, com o treino classificatório é para valer. E a volta das ferias é em Spa! Minha pista favorita! Tomara que seja um resultado daqueles bem eufóricos. Spa merece e a gente também.
Então, já sabem: segunda estarei de volta! Boa corrida à todos!
Abraços afáveis!
Comentários
Também não acho Ocon grande coisa. Dessas promessas recentes, apenas o Leclerc vingou de fato. O Ocon, no máximo, vai ser um Perez francês. Aliás, se ele é um "fede mas não cheira", o que dizer do colega dele? rsrsrsrs O Stroll é uma piada pronta, tá ali brincando de piloto de F1.
O Perez poderia ter ganhado mais destaque se não tivesse saído da Ferrari. Com sorte, ele poderia ter sido um Felipe Massa da vida, de beliscar uma vitória aqui e ali na Ferrari.
Ocon, Pèrez, promessas que o pessoal investe, mas não sinto que deveriam. Paciência. Agora Strol... Haja "facepalm" para a ele.
Abs!