Corrente Musical de A a Z: U2 e Whitesnake

Entre as opções apresentadas na última postagem tivemos os seguintes votos: 2 escolhas para ZZ Top, 3 para U2 e 3 para Whitesnake. Algumas pessoas manifestaram o gosto por mais de uma banda, então, no saldo total é justo que ZZ Top volte na repescagem (com grandes chances de ser a próxima postagem, inclusive). Obrigada aos votos, vamos aos vencedores?

Banda ou artista mais vem votado:



♫ Música que mais gosto:

Uma dúvida genuinamente difícil para o caso do U2, é que oscilo na escolha entre Numb e Lemon. Já com Whitesnake a coisa é mais simples: é seguramente a bem sexy Still Of The Night.  

♫ Música que menos gosto:

Beautiful Day martelou bastante. Assim como Is This Love?, por conta de uma novela global, principalmente, o que popularizou a banda no Brasil.

♫ Música romântica:

Óbvias escolhas para U2 seriam "One" ou "With or Without You". São boas músicas, já vi umas pessoas fazendo vídeos tocando e cantando elas, e mesmo que não seja um Bono Vox, a gente brilha os olhinhos e suspira. Mas para mim, escolheria Eletrical Storm para essa tag, especialmente pelo vídeo. 

Para Whitesnake, Is This Love? é também escolha óbvia, e apesar de grudenta, não pode ser outra - embora o assunto seja algo recorrente nas letras do "Cobra Branca".

♫ Música que me define:

"She's slippy, you're sliding down.
She'll be there when you hit the ground
It's alright, it's alright, it's alright.
She moves in mysterious ways..." - Mysterious Ways (U2)

"Though I keep searching for an answer
I never seem to find what I'm looking for
Lord, I pray you give me strength to carry on
'Cause I know what it means
To walk along the lonely street of dreams..." - Here I Go Again (Whitesnake)

♫ Música para dançar:

U2 - Discotheque e Whitesnake - Fool For Your Loving

♫ Clipe Favorito:


Não tenho um clipe favorito do Whitesnake. Todos são muito semelhantes...

♫ Melhor álbum:

Certamente os álbuns mais antigos são os mais legais de todas as duas bandas. Se para o U2 a popularidade teve um custo alto - a massificação de suas músicas trouxe um patamar incrível para eles, fez com que também se tornassem carta fora do baralho para muitos que "enjoaram" de suas aparições ou se irritam com seus perfeccionismos. Hoje em dia, U2 é massa. É fácil encontrar quem ouve Wesley Safadão dizer que ama "uífi ou uidóuti u". 
Brincadeiras à parte, fato é que tudo que se populariza muito, torna-se enfadonho - e isso na maioria das vezes, escapa do controle e vale para qualquer seguimento, seja ele artístico, entretenimento e/ou mercado. 
Não gosto da fase "punk" do U2. Até ouço, mas não sou bem evoluída para gostar de punk rock e mesmo que com eles eu consiga não ter problemas, os discos inciais da carreira deles não são os favoritos. "Joshua Tree", do ano de meu nascimento é considerado o melhor entre 11 dos 10 fãs de U2 (o um a mais na estatística própria aqui, trata-se daquele "fã" que leu em algum lugar que "Joshua Tree" é o álbum mais famoso e saiu tuitando por aí, o quanto ama o disco... Rsrsrsrsrs...). Mas gosto de "Zooropa", o primeiro fora do trilho sonoro característico da banda. Alguns acharam estranho esse álbum, ainda mais o álbum seguinte "Pop". Mas não vejo nenhum problema neles. "Zooropa" é de 1993, oitavo álbum de estúdio com a formação original que não se modifica à tempos: Bono – vocalista, The Edge – guitarra, piano, sintetizadores e vocais, Adam Clayton – baixo e Larry Mullen Jr. – bateria, percussão, vocal de apoio.
As faixas:

1. "Zooropa"  
2. "Babyface" 
3. "Numb" (The Edge)
4. "Lemon" 
5. "Stay (Faraway, So Close!)" 
6. "Daddy's Gonna Pay for Your Crashed Car" 
7. "Some Days Are Better Than Others" 
8. "The First Time" 
9. "Dirty Day" (Bono e The Edge)
10. "The Wanderer"  *

The Wanderer é cantada por ninguém menos que Johnny Cash.

Escolher um melhor álbum do Whitesnake é fácil. É certamente o álbum mais conhecido e escolha mais clichê. Mas é o álbum que conheço melhor "Whitesnake" é de 1987, o sétimo álbum da banda da qual escolho para dar a resposta. Com os membros: David Coverdale, o vocalista que muita gente suspira, John Sykes nas guitarras e vocal de apoio, Neil Murray no baixo e Aynsley Dunbar na bateria.
As faixas? As mais conhecidas da banda:

1. "Still of the Night"
2. "Bad Boys"
3. "Give Me All Your Love" 
4. "Looking for Love" 
5. "Crying in the Rain '87"
6. "Is This Love" 
7. "Straight for the Heart" 
8. "Don't Turn Away" 
9. "Children of the Night"
10. "Here I Go Again '87" 
11. "You're Gonna Break My Heart Again" 

♫ Pior álbum:

Eu não simpatizei com o disco de 2004 do U2, "Songs of Innocence". Talvez devesse dar uma segunda ouvida para decantar as músicas e perceber o poder delas que não atrairam na primeira audição. Farei isso o quanto antes, embora, a promessa possa ser um tanto problemática - ainda não ouvi o último álbum de 2017 "Songs of Experience". Nada, nem uma canção sequer. Estou um tanto "off" de U2 para poder palpitar direito, confesso.

Como disse, o álbum "Whitesnake" é o álbum que mais conheço da banda homônima. Portanto, fica difícil (e talvez injusto) escolher um pior álbum. Pelo pouco que conheço dos outros, a banda mantém uma linha certa de músicas mais de rock baladas, românticas melosas e então, ao meu ver, para quem gosta de um álbum, se simpatiza com todos ou pelo menos a maioria. (Eu prefiro umas variações, muito romantismo e "loving feeling" para muitos alguns, cansa).

► Menções honrosas: 10 músicas que não foram citadas

Elevation;

Whitesnake: ♫ Love Ain't No Stranger;

Está com vocês agora: escolham as suas, comentem, podem mandar textão que não ligo! E também votem para a próxima etapa (já está acabando, snif, snif...). ZZ Top volta na repescagem com certo louvor, mais 3:





Já agradeço os votos. ;)
Abraços afáveis!

Comentários

joaoleopires disse…
Excelente escolha a do Whitesnake, banda meio clichê, mas que eu aprecio muito!!!
Para a próxima, voto no Warrant!!!!
Manu disse…
Depois mande aí suas escolhas do Whitesnake, João! ;)
Tá certo, um voto para Warrant!

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!