Sobre carros e testes pré temporada

Depois de passar mal na quarta-feira, estou de volta. A quem devo emails e notícias, peço desculpas, mas estive muito indisposta essa semana, com uma piora significativa na quarta-feira.

Faz algum tempo que não tenho falado de F1, muito porque as notícias de off-season acaba com qualquer um. Muitas delas são absolutamente irrelevantes. Eu não quero dar de "Nelson Rubens" até quando puder evitar, hehehehehehe...

Vamos ao que interessa de verdade, contra a maré do fulano disse, ciclano fez, beltrano espera voltar em 2012:

A pré-temporada 2011 do Mundial de F-1 terão 15 de testes livres sendo divididos em 4 baterias: 3 dias em Valência, 4 em Jerez de La Frontera, mais 4 em Barcelona e por fim mais 4 no Bahrein, onde já ficam para abertura do campeonato no fim da mesma semana.

Confira a data dos testes da Pré-Temporada 2011 de Fórmula 1:

01 a 03 de Fevereiro: Circuito Ricardo Tormo - Valência
10 a 13 de Fevereiro: Circuito Permanente de Jerez de la Frontera
18 a 21 de Fevereiro: Circuitp de Catalunya - Barcelona
03 a 06 de Março: Circuto Internacional do Bahrain - Sakhir

Além disso a preparação de apresentações de carros está bem próxima. A primeira equipe será a amada e odiada Ferrari logo na semana que vem. Hoje a Marussia Virgin confirmou apresentação de carros em fevereiro, restando das apenas a Hispania a confirmar sua data.

Confira o calendário de lançamento dos carros do Mundial de 2011 da F1:

FERRARI
Maranello, Itália
28/1
RENAULT
Valência, Espanha
31/1
SAUBER
Valência, Espanha
31/1
RED BULL
Valência, Espanha
1/2
LOTUS
Valência, Espanha
1/2
MERCEDES
Valência, Espanha
1/2
TORO ROSSO
Valência, Espanha
1/2
WILLIAMS
Valência, Espanha
1/2
McLAREN
Berlim, Alemanha
4/2
MARUSSIA VIRGIN
Londres, Inglaterra
7/2
FORCE INDIA
Jerez, Espanha
10/2


Os pilotos confirmados para a temporada são:

No.PilotoEquipeMotor
1Alemanha Sebastian VettelRed BullRenault
2Austrália Mark WebberRed BullRenault
3Reino Unido Lewis HamiltonMcLarenMercedes
4Reino Unido Jenson ButtonMcLarenMercedes
5Espanha Fernando AlonsoFerrariFerrari
6Brasil Felipe MassaFerrariFerrari
7Alemanha Michael SchumacherMercedesMercedes
8Alemanha Nico RosbergMercedesMercedes
9Polônia Robert KubicaRenaultRenault
10Rússia Vitaly PetrovRenaultRenault
11Brasil Rubens BarrichelloWilliamsCosworth
12Venezuela Pastor MaldonadoWilliamsCosworth
16Japão Kamui KobayashiSauberFerrari
17México Sergio PerezSauberFerrari
18Suíça Sébastien BuemiToro RossoFerrari
19Espanha Jaime AlguersuariToro RossoFerrari
20Itália Jarno TrulliLotusRenault
21Finlândia Heikki KovalainenLotusRenault
22Índia Narain KarthikeyanHRTCosworth
24Alemanha Timo GlockVirginCosworth
25Bélgica Jérôme D'AmbrosioVirginCosworth


Vagas em aberto: Sutil deve ficar com uma das vagas da Force India apesar de ter declarado que ficaria por lá por falta de opção melhor aberta e se contuassem como estão acha que logo será uma equipe de ponta. (Deus é pai!...) Continuando: Liuzzi pode dar espaço para o piloto de testes, Paul di Resta. Ou não.  Hülkenberg também está sendo cotado na equipe, apesar de seu empresário Willi Weber achar que o garoto merece uma melhor opção. Se nesse impasse fica, acaba ficando sem.
Na HRT não tem nada definido. Há rumores de que De la Rosa poderia ser um dos pilotos da equipe para 2011, porém nada confirmado.

Novidades do regulamento propostos pela FIA... Uma delas é que as equipes poderão trocar a caixa de câmbio sem receber punição antes mesmo de completar as cinco corridas exigidas pelo novo regulamento. Porém, isso poderá acontecer apenas uma vez na temporada e não poderá ser no último Grande Prêmio do ano.
Outra novidade é o estabelecimento de uma espécie de “toque de recolher” para os mecânicos. A partir de agora, nada de trabalho nas madrugadas antes da classificação. Da meia-noite até às seis da manhã (ou da 1h às 7h quando a sessão é às 11h) pelo horário local, a equipe deverá dispensar os funcionários de suas funções. Haverá uma exceção apenas para quatro pessoas por equipe. A FIA também fala em severidade em relação a manobras arriscadas. Lá vem polêmica!
E não pára por aí: houve a confirmação da asa traseira móvel , do retorno da regra dos 107% para quem for lento no Q1 e o banimento do duto de ar e o do difusor duplo, as duas principais inovações dos últimos anos – e que, igualmente, foram alvo de polêmicas.
Mas a FIA também esclareceu outro ponto do regulamento pouco claro em 2010: as punições para quem não trocasse de pneus com pista seca.
Fica definido que o piloto terá 30 segundos adicionado ao seu tempo caso não faça a parada obrigatória para troca de composto quando a corrida encerrar antes do previsto. Ou então a exclusão da prova quando não acontecer a troca e o piloto completar a corrida.
Até decorar isso tudo, vou demorar. Para processar tudo isso, algum dia mais tarde comento se há alguma vantagem nessas mudanças. A pior de todas até então são as manobras arriscadas que serão punidas com mais severidade. Eu leio como "severidade" para uns e "mãozinha na cabeça" para outros. Fora que algumas manobras soam perigosas, mas se forem bem feitas, nem precisa de avaliações... Maaaaaaaaas, parece que há criaturas de porcelana em pista. Se não queriam perigo, porque não optaram por serem floristas, cuidarem de pássaros, ou peixinhos em aquário? Agora automobilismo pode ser perigoso sempre, portanto... Duvido que as severidades não causem problemas nesse quesito.
Fora as outras limitações e aberturas. Mas disso falo depois.

Muitas notícias sobre o futuro do Kimi Räikkönen tornaram-se um martírio nesse fim de ano. Decididamente, algumas pessoas já sabem, ele continuará no Rally WRC, vagamente passou pela cabeça dele em voltar a F1, mas decididamente acho que foi mesmo um lapso porque para montar uma equipe para correr de rally, requer no mínimo pensar muito, porque demanda dinheiro. Portanto, F1 não esteve muito nos planos como alguns disseram.
Aqueles que acha que o "Sr. Vodka" só servia para isso na F1, estão livres dele por mais um ano. Podem comemorar.
O assessor de imprensa de Kimi Räikkönen confirmou que o finlandês correrá este ano no WRC, pela marca Citroën, em pelos menos 10 eventos do calendário, em um total de 13. O nome da equipe é Ice 1 Team e já tem confirmada a participação no Rally da Suécia que acontece dia 13 de fevereiro.
Ao contrário dos comentários meio sem noção, ele não cogitou aposentadoria, só parou de resolver suas coisas no tempo em que pode reestabelecer a família depois da perda do pai. Provavelmente tudo estava resolvido porque não se monta uma empresa com patrocínio da noite para o dia. Apenas as negociações não foram divulgadas antes de ter tudo certo.
Kimi também não teve uma péssima temporada no WRC, se décimo lugar é ruim para quem está começando e se capotar não faz parte de rallies, eu pergunto aos sabidos, do que consiste o rally, então?
Convenhamos...

No mais é isso. Se esqueci de algo alguém dá um alerta via comentários.
No mais o que acham que podemos esperar da temporada de 2011? Vamos pensando nas idéias que logo quando estivermos perto do início da temporada da F1 comentarei minhas espectativas. Sobre o rally minhas impressões são poucas porque não assisto e apenas acompanho os resultados via notícias. Mas se tiver algumas coisas para acrescentar, farei o possível.

Abraços aféveis!

Comentários

Nelson disse…
Outra novidade do regulamento para esse ano é o retorno do KERS, nos mesmo moldes de 2009, porém com a adição de 20kg ao peso mínimo do chassi pode não se tornar um fardo para pilotos pesados, particularmente eu acho essa uma tecnologia muito interessante, gostei de ver o retorno dele à F1.

Eu não vejo com bons olhos essa introdução da asa móvel, parece que vai ser um push-to-pass que não deixa opção de defesa para o carro sendo atacado, isso pode criar ultrapassagens puramente artificiais, o KERS é mais ou menos a mesma coisa, mas tem um quê de igualdade, já que qualquer piloto desfruta das mesmas regras o tempo todo para utilizá-lo.

Chega logo, 13 de março!
Manu disse…
Ah é o KERS... Tbm não gosto muito do recurso mas enfim...
Acrescentem aí a volta do KERS! ^^
Esqueci, para variar.

Sabe Nelson, concordo com o que disse. Embora alguns pilotos usem esses recursos melhores do que os outros, mas daí vai de cada um que trabalha mesmo e outros que esperam cair no colo. Vamos ver se realmente rola alguma igualdade.

E já estamos quase no fim de janeiro. Se olharmos não demorou tanto assim, então março tá aí! ^^

Abs!

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