Texto: Sobre Tempo e as Jabuticabas

Recebi tal texto por email intitulado "Sobre Tempo eas Jabuticabas" de Rubem Alves.
Sou suspeita para com os texto de Rubem. Talvez um dos mais simples escritores e mais sábios do Brasil.


SOBRE TEMPO E JABUTICABAS (Rubem Alves)


“Contei meus anos e descobri que, com absoluta certeza, terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora. Sinto-me como aquele menino que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte. Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos.

Já não tenho tempo para conversas intermináveis para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha. Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas que, apesar da idade cronológica, são imaturas. Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral ou semelhante bobagem, seja ela qual for.

Lembrei-me agora de Mário de Andrade, que afirmou: ‘As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos.’ Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa...

Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados, e deseja tão somente andar ao lado de Deus.

Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo. O essencial faz a vida valer a pena. Basta o essencial!”

Abraços afáveis!

Comentários

Ron Groo disse…
Que lindo...
Adorei e vou procurar mais deste cara.
Realmente... Simples, direto e adorvel.

Basta o essencial.
Fernando Kesnault disse…
Esta da essência e não o rótulo é muito profundo vou sempre pensar nisto. Manu, qdo. estou de boa gosto e com tempo gosto de fazer meus experimentos culinários e num dia irei lhe convidar para experimentar um prato finlandês...se bem há tantos outros melhores...a bosnia, a croata são umas delícias. Mas gosto é gosto não??
Manu disse…
Groo, Rubem Alves tem textos magníficos, qq coisa posso dar algumas dicas de algumas coisas que já li dele.
É essa forma simples dele escrever que eu gosto.

Fernando!Experimentos culinários? Que maravilha! Que pratos da Finlândia vc já fez?
Bom, tenho curiosidade sim, mas nem tenho idéia de como é, realmente vc é um dos primeiros q me diz a opinião a respeito do q eles comem lá no norte, hehehehe!

abs!

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!