Texto: Franquia Homem de Ferro nos cinemas - parte 2

Sexta-feira passada publiquei um texto sobre a franquia de filmes do Homem de Ferro em razão do aniversário do ator Robert Downey Jr. 
Como já disse naquela postagem, esses textos foram produzidos para um blog da qual ajudo a coordenar, uma forma de interação que encontramos para dar atividade a um grupo de estudo que trabalha com mídias de ficção e fantasia. Para quem não leu a primeira parte, basta clicar neste link aqui.
Por favor, comentem.

Franquia Homem de Ferro nos cinemas (continuação)

Sobre o personagem, ainda podemos acrescentar uma especulação acerca de dois personagens de duas companhias de quadrinhos: Tony Stark/ Homem de Ferro (da Marvel) e Bruce Wayne/Batman (da DC Comics). *

*Comparativo entre os personagens proposto pela revista Mundo Estranho 
(clique na imagem para melhor vizualização)

Permite-se mais fantasia mais sobre Batman do que Homem de Ferro. Os parâmetros de ficção estão mais visíveis, a começar pela cidade em que Bruce Wayne é um milionário conhecido, Gotham City. É uma cidade fictícia, mas tudo que acontece nela é muito semelhante a uma grande metrópole no planeta. 
Os inimigos de Batman geralmente são figuras mais sobrenaturais e bizarras, quase improváveis. Porém os traços de personalidade de alguns são bem humanas, como o Coringa que sempre tem um viés sarcástico em seu momento de criminoso. Na cultura popular o Coringa foi adotado como uma espécie de anarquista, conforme o filme mais recente do Batman dirigido por Chistopher Nolan e lançado em 2008 que trás Coringa como um dos vilões centrais na trama, com um personagem mais forte interpretado pelo falecido ator, Heath Ledger. Nele, Coringa é um personagem muito mais ácido, com frases carregadas de humor negro e com iniciativas criminais que provocam mais que morte de inocentes provoca o caos.
Além disso, Bruce Wayne e Batman são personagens distintas. Wayne é o empresário, bilionário, enquanto Batman é seu alter ego. Secreto e misterioso, ele não revela quem é por trás de sua máscara e com ela combate o crime de sua cidade. 
O Homem de Ferro tem inimigos que são mais próximos da realidade, se comparados ao Pinguim ou ao Duas Caras, do Batman. Além disso, Stark e Homem de Ferro se confundem, enquanto Wayne é um homem de empresas e quando é apenas o Batman modifica a voz para não ser identificado por conhecidos. 
Alguns se encantam com Batman pois é um herói mais humano, fazendo uso da tecnologia. Em acréscimo, Batman é dramático, obscuro. Já Wayne é seu oposto, quase beirando o exibicionismo, forçando um contraponto com sua figura íntima encarnada no herói.
Por esse viés Tony Stark não é assim. Pelo menos, não nos filmes. Stark é Homem de Ferro, Homem de Ferro é Stark. Um completa o outro. Um é o outro. 
A franquia de filmes colocou o Homem de Ferro como visível para aqueles que ainda não conheciam o personagem. Ainda é facilmente confronto fácil para quem talvez não se agradasse totalmente com Batman. 
No caso, Robert Downey Jr., dá vida ao personagem, mais além que só nas telas. É fácil encontrar alguém que associe ele ao personagem, pelo histórico pessoal do ator e os problemas de alcoolismo do personagem. Na vida real eles se confundem um pouco, e se fundem, garantindo assim, um público fiel e agrada mais dos fãs do personagem.

O filme Homem de Ferro 2, chegou aos cinemas em abril de 2010. O roteiro apresenta o personagem evoluído como herói e armadura. O senado americano quer que o empresário entregue a armadura para aplicações militares, o que é obviamente negado e Stark responde ao seu rival balido Justin Hammer que não predispõe de tecnologia para isso. Ainda há um novo impasse pessoal: o paládio presente em seu peito com o reator Ark, o salva, mas também o envenena. Por fim aparece Ivan Vanko, que é um misto de dois personagens vilões inimigos do Homem de Ferro: Dínamo Vermelho e Chicote Negro ou “Whiplhash”. É como Whiplash que o personagem é creditado no filme, mas usa o nome, origem de Dínamo.
A história envolve uma trama de que Vanko é filho de um sócio russo do pai de Stark na construção do Reator Ark. Com a morte do pai na miséria, Ivan Vanko cria um reator em miniatura para si com prolongamentos que formam chicotes elétricos.
Além disso, há uma apresentação maior da S.H.I.E.L.D. com a presença da Viúva Negra disfarçada como assistente nas empresas Stark, cargo que era de Pepper Potts. (Temendo a morte, Tony nomeou Pepper Potts como presidente da empresa.) Esse é mais um ensaio para o começo da franquia “Vingadores” no cinema. 
No filme, Tony se apresenta mais como uma figura de certa forma apoteótica. Ele teme a morte prematura pelo envenenamento do paládio e em um evento de carros de corrida em Mônaco, ele decide competir e é também atacado pelo Vanko, já munido de seus chicotes elétricos. 
A cena desse atentado, se passa em Mônaco, em um local onde acontece uma corrida, em um circuito de rua famoso por receber categorias como a Fórmula 1 todo ano. Essa categoria é a maior dos esportes automobilísticos, a mais famosa, a que envolve mais investimentos de patrocinadores e maior desenvolvimento tecnológico de seus carros. É no glamour e status que a cidade de Mônaco proporciona o ápice da categoria de carros, ambos, cidade e evento se coligando de forma coesa. Vencer em Mônaco traz aos pilotos uma imagem de super pilotos, agregando a isso, muito investimento e propaganda para eles e suas grandes equipes. 
No filme a idéia é praticamente a mesma, o ambiente igualmente chamativo tanto no evento, quanto na propaganda dele. E o que garante um maior público de homens para o esporte, garante no filme com a cena de alta ação quando Stark decide participar da competição e é à frente de muitas câmeras que é atacado pelo Whiplash e seus chicotes elétricos em plena corrida. Essa é uma parte da qual o roteiro mostra certa força. A cena poderia simplesmente ser uma cena de ação, o primeiro embate entre herói e vilão. Porém é mais que isso: é no exibicionismo quase imperceptível de Stark que Whiplash prepara o ataque mostrando a vulnerabilidade do homem e do herói. Vanko, ou Whiplash, inclusive, além de apresentar ao Homem de Ferro que ele não está sozinho com o conhecimento do reator Ark, sabe inclusive que o paládio está o matando. 
Tony Stark se vê em um dilema enfraquecido, prestes a morrer e acusado pela imprensa e governo americano, de ter um comportamento instável. Ele perde a cabeça em sua festa de aniversário que ele crê ser o último. Para conter suas loucuras, o amigo Tenente Rhodes usa uma das armaduras do Homem de Ferro. Não obtendo sucesso, eles brigam e Rhodes leva a armadura para ser entregue aos cuidados militares. 
O que se desenvolve é que o concorrente Justin Hammer colocaria as mãos em Vanko para desenvolver as armaduras iguais a seu favor e logo depois a compra da tecnologia pelas mãos de Rhodes. Esse é o ponto de retorno e momento de redimir do Homem de Ferro. Logo que ele descobre que o pai lhe deixou um vídeo em que descreve a importância da continuidade do trabalho dele, e que a S.H.I.E.L.D. presta assistência à ele, entregando, pelas mãos de Fury, os conhecimentos do pai e um produto que retarda a ação do paládio, dióxido de lítio, Stark mergulha na descoberta crucial do enredo do filme.
Ao ver o vídeo do pai, Tony tem uma revelação que um diagrama de modelo atômico de estrutura ainda desconhecida não pode ser sintetizado, pois seu pai não possuía tecnologia para tal em seu vídeo da Exposição em 1974. Stark então constrói em casa um acelerador de partículas que produz um novo material, que adicionada ao reator, é mais eficiente e aniquila o envenenamento causado pelo paládio. 
A ficção científica quase pode ser esquecida em alguns momentos do filme, mas é na construção do acelerador de partículas em plena casa é que ela se faz mais que presente e mais que forte no roteiro. Coincidentemente, nos últimos anos se fala muito em acelerador de partículas, principalmente que em meados de setembro de 2008 foram construídos aceleradores poderosos para testes de física experimental, como o LHC (Large Hadron Collider) um acelerador de partículas que funciona num túnel subterrâneo de 27 km na fronteira da França com a Suíça. Ele foi construído e teve algumas de suas descobertas divulgadas recentemente, como a descoberta de uma partícula que nunca havia sido detectado, e cujas características indicam que ela possa ser o bóson de Higgs, apelidado de "partícula de Deus". A descoberta teve grande impacto na física, pois sua existência era a melhor explicação disponível para elucidar o surgimento da massa. 
Assim, de volta a história do filme, na exposição de Hammer, ele apresenta as estruturas que serão como “soldados de metal” para a nova segurança dos EUA. Estes são controlados por computador, boa parte desenvolvida por Vanko, que arquiteta com todos os dróides um ataque massivo à Stark, logo mesmo nesta exposição.
Com tudo resolvido depois da luta com os dróides programados, Hammer é preso e o inimigo, derrotado. À Stark resta a remota retomada de confiança do governo, dos amigos e da empresa. Mas no fim a jogada é com a S.H.I.E.L.D. que o vê como instável para participar como herói da Iniciativa Vingadores. Seu serviço com eles seria meramente de consultor, sendo Homem de Ferro aprovado, mas não Tony Stark para o grupo. 
Stark nega ser apenas consultor, pois ele é o Homem de Ferro e recebe condecoração do senado americano (mesmo contra vontade do senador – fazendo até uma referencia ao ter sido alfinetado por Stark no começo do filme e agora tendo que agradecer pelos seus feitos).


Logo que puder, completo com a terceira parte da proposta. Comentem, se puderem ok?
Abraços afáveis e excelente fim de semana a todos nós!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!