Tim Burton

Sempre faço listas de música. Hoje farei de filmes.
Quem sabe inspira alguém a dar um pulo na locadora e alugar algo?
Enfim... Tenho um diretor que gosto muito. Apesar de seu estilo de filmes não muito convencionais aos moldes hollywoodianos,gosto do visual de seus filmes, mas mais ainda: do teor fantasioso na maioria das roteiros que trabalha, e do trabalho com o compositor Danny Elfman. Fora Johnny Depp, que faz com que tudo seja uma junção perfeita.
Quem falo? Tim Burton.

Listarei aqui os meus filmes favoritos do diretor.




O primeiro que escolho em ordem cronológica é Beetlejuice, ou "Os Fantasmas se Divertem" de 1988.




Eu era nova de fato quando esse filme saiu no cinema. Mas minha infância foi de assistir esse filme. Bizarro, fantasioso e engraçado. Quem poderia prever?



Michael Keaton com um personagem que até hoje é lembrado pelo menos por mim.
Um filme muito interessante, tão a ponto de ficar com essa cena sempre na memória:


Ou ficar cantando músicas como essa o dia todo:


E a composição de Danny Elfman:


Falando em infância já passo direto para outro favoritão da minha. Não sou muito fã de Super Heróis. É notável que tenha feito um belo trabalho com Batman, mas já pulo direto para Edward Scissorhands (1990), ou Edward - Mãos-de-Tesoura:

 

Dessa vez, estreando a parceria com Johnny Depp, um filme lindo visualmente e com uma história digna de rotulo como conto de fadas moderno.
Mais uma bela composição de Danny Elfman:

 

E a cena da neve:


Estranho Mundo de Jack é uma boa pedida para quem curte desenhos macabros, musicais. Em 1993 Tim mostrou as raízes de um passado trabalhando na Disney:


Um grande salto e já aconselho Sleepy Hollow, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, como o melhor da última geração Tim Burton + Johnny Depp.


Simples, por uma junção de elenco, fotografia, cenário e enredo, um dos melhores, se não o melhor filme de Burton.

O Planeta dos Macacos de 2001 gerou polêmica e muita gente detestou. Mas não dá para negar que Macacos guerreiros e com armaduras é muito mais legal que qualquer outro filme que use essa temática de sermos "colonizados" pelos nossos amiguinhos peludos:

 

Para quem gosta mais de história do que meros entretenimentos visuais, Peixe Grande e outras histórias é a solução:


Fantasia, de fato, novamente como sempre é a força motor dos filmes de Burton.
E Tim retorna então ao desenho, com Noiva Cadáver de 2005:


Das novidades é preciso estar disposto. O cuidado é necessários nos filmes Sweeney Todd, Fantástica Fábrica de Chocolates, e Alice no país das Maravilhas.
O primeiro de 2007 (ver trailer aqui) tem um elenco e um trilha ótima, como sempre. Fora o visual. Mas é musical e para quem se perturba constantemente com o estilo talvez não seja numa uma boa opção. Sorte? Johnny Depp canta bem, e os atores quase shakesperianos do resto do elenco fariam dele excelente em qualquer circusntância.
O remake da Fábrica de Chocolates nos cinemas em 2005 pode deixar as pessoas familiarizadas com o primeiro filme assustadas com a mudança. O faro moderno de imaginação e interpretação de Tim não é convencional e nunca seria. Ainda mais com a ajuda de Depp. (Ver trailer aqui)
E Alice, é como se aquela pequena Alice tivesse crescido e buscado fazer tudo novamente agora adulta. A tecnologia 3D talvez tenha tirado a imaginação e criação de Burton e transferido aos computadores. Mas sem seu pensamento antes, nenhum computador captaria. (Ver trailer aqui)... A trilha dessa vez, me deu muita saudade das composições de Danny Elfman. Pensem que quando se trata de um tema para a personagem principal, ou seja Alice, a voz que aparece rachando seus tímpanos é a estridente Avril Lavigne?!

Gostam de Tim Burton? Há algum filme dele favorito? Comentem.
Peço para quem não viu, olhar também a última postagem do blog. Norther é uma banda boa, que se vc não conhece merece dar uma olhadinha.
Enfim, fico por aqui.
Abraços afáveis!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!