Sobre os novos carros para Temporada de 2011 na F1
Se passei o fim de semana esperando mais comentários sobre o F150 da Ferrari e não obtive muitos aqui pelo blog, mudar de assunto me parece muito improvável no momento.
Hoje já temos muito dos novos carros das equipes para comentar. Algumas dessas equipes não fizeram eventos grandiosos como da Ferrari, outros anteciparam apresentações...
Marcadas para data de hoje estavam a Renault (Lotus Renault) e a Sauber. Porém a Team Lotus (do ano passado - que briga com a Renault pelo nome "Lotus" - e é com quem acho que deve ficar...) e a Mercedes já deram as carinhas com seus carros.
Começamos pela Mercedes, com o W02, e uma notícia de ontem, dia 30/01:
Novo carro da Mercedes é revelado por jornal "Bild" (Fonte: Tazio)
O jornal alemão "Bild am Sonntag" se antecipou e revelou ao público como será o novo Mercedes de Michael Schumacher e Nico Rosberg para a temporada 2011 da F-1.
Na foto publicada na edição dominical do periódico, o W02 se mostrou radicalmente diferente em relação ao carro do ano passado, com bastantes semelhanças em relação aos carros de Ferrari e Red Bull.
Logo de cara, a entrada de ar tradicional foi recolocada, mostrando que a inovação de 2010, instalada atrás da cabeça do piloto, não teve muita eficiência. O bico do carro, por sua vez, é bem similar ao de Ferrari e Red Bull: reto e alto. As laterais também possuem mais curvas perto do W01.
Na parte das cores, o preto deu um espaço maior ao verde água. "A flecha tem uma pintura prata novinha em folha, que pode ilimunar as belas formas do carro de verdade", comenta o chefe esportivo da Mercedes, Norbert Haug.
"Arrumamos tudo o que estava errado. Melhorou significativamente", destaca Michael Schumacher, que retornou da aposentadoria apenas para defender a Mercedes na F-1. "Os caras de Ross Brawn fizeram um trabalho muito bem feito e estou satisfeito", disse.
Brawn deu mais detalhes do projeto: "Nosso Kers é muito leve e compacto, dificilmente afetará o equilíbrio do carro, o que é um grande passo. Queremos ganhar a primeira corrida para competir com a chance de sermos campeões. Para isso, precisamos de cada quilômetro rodado."
Na foto publicada na edição dominical do periódico, o W02 se mostrou radicalmente diferente em relação ao carro do ano passado, com bastantes semelhanças em relação aos carros de Ferrari e Red Bull.
Logo de cara, a entrada de ar tradicional foi recolocada, mostrando que a inovação de 2010, instalada atrás da cabeça do piloto, não teve muita eficiência. O bico do carro, por sua vez, é bem similar ao de Ferrari e Red Bull: reto e alto. As laterais também possuem mais curvas perto do W01.
Na parte das cores, o preto deu um espaço maior ao verde água. "A flecha tem uma pintura prata novinha em folha, que pode ilimunar as belas formas do carro de verdade", comenta o chefe esportivo da Mercedes, Norbert Haug.
"Arrumamos tudo o que estava errado. Melhorou significativamente", destaca Michael Schumacher, que retornou da aposentadoria apenas para defender a Mercedes na F-1. "Os caras de Ross Brawn fizeram um trabalho muito bem feito e estou satisfeito", disse.
Brawn deu mais detalhes do projeto: "Nosso Kers é muito leve e compacto, dificilmente afetará o equilíbrio do carro, o que é um grande passo. Queremos ganhar a primeira corrida para competir com a chance de sermos campeões. Para isso, precisamos de cada quilômetro rodado."
Essa é a imagem e as informações do novo carro da Mercedes de Rosberg e Schumacher. Muito provavelmente os detalhes e análise técnica desse carro virão mais tarde, dia primeiro de fevereiro muito porvavelmente quando seria a divulgação marcada. Talvez até velência eu possa colocar aqui as informações detalhadas e algum vídeo como foi feito no post sobre o F150 da Ferrari.
De cara achei até bonitão o carro. Porém beleza não leva ninguém a lugar nenhum. De qualquer forma não tem o visual bruto que tem o da Ferrari, mas talvez seja a combinação das cores e não achei estranho colocar um verde combinando com o prata. O bico da Mercedes também é alto, parece mais baixo que o da Ferrari, o que posso estar enganada. Pode ser uma questão de ângulo da foto.
A Team Lotus (sim, a Lotus verdinha do ano passado) lançou também antecipadamente o T128:
De olho nos times estabelecidos, Lotus lança o T128 (Fonte: Tazio)
O Team Lotus revelou nesta madrugada, pela internet, o seu novo carro para a temporada 2011 _o segundo construído pelo time liderado pelo empresário malaio Tony Fernandes.
Mais agressivo que seu antecessor, o T128 tem linhas mais parecidas com modelos de equipes maiores, e traz como novidade o motor Renault e a caixa de câmbio e o sistema hidráulico da Red Bull, além da entrada de ar atrás da cabeça do piloto.
"Acho que basicamente este carro parece com um carro de ponta em todas as áreas. Nós dissemos muito claramente que queremos começar a brigar com os times estabelecidos e acho que isso é possível", afirmou Mike Gascoyne, diretor técnico da equipe.
O time manteve as cores verde e amarela, já que o preto e dourado, como tinha sido pensado inicialmente, será usado pela Lotus Renault. Tony Fernandes comemorou o lançamento do carro da sua equipe, lembrando que este é um momento importante para a continuidade do time.
"O lançamento do T128 é um grande passo à frente para o Team Lotus e quero agradecer todo o time pelo trabalho duro que foi feito no carro, e quero agradecer a Renault e a Red Bull Technology pelo tremendo apoio em nos ajudar a dar este passo", disse o dirigente.
Mais agressivo que seu antecessor, o T128 tem linhas mais parecidas com modelos de equipes maiores, e traz como novidade o motor Renault e a caixa de câmbio e o sistema hidráulico da Red Bull, além da entrada de ar atrás da cabeça do piloto.
"Acho que basicamente este carro parece com um carro de ponta em todas as áreas. Nós dissemos muito claramente que queremos começar a brigar com os times estabelecidos e acho que isso é possível", afirmou Mike Gascoyne, diretor técnico da equipe.
O time manteve as cores verde e amarela, já que o preto e dourado, como tinha sido pensado inicialmente, será usado pela Lotus Renault. Tony Fernandes comemorou o lançamento do carro da sua equipe, lembrando que este é um momento importante para a continuidade do time.
"O lançamento do T128 é um grande passo à frente para o Team Lotus e quero agradecer todo o time pelo trabalho duro que foi feito no carro, e quero agradecer a Renault e a Red Bull Technology pelo tremendo apoio em nos ajudar a dar este passo", disse o dirigente.
As imagens do T128:
Já que muitos sites também estão focando nas notícias e novidades do São Paulo Fashion Week, podemos dizer que bico alto nos carros esse ano é tendência! ^^
Eu gosto das cores quase brasileiras, da Team Lotus, mas o tom de verde esse ano parece mais claro, não gostei tanto assim quanto ano passado. Mas ainda assim é bonita. As cores originais preto e amarelo ficaram para Renault Lotus. O carro sugere mudanças boas para seus pilotos já que a equipe abandonou o desenvolvimento do T127 logo no começo do ano passado para focar o desenho de 2011, que terá motores da Renault e o sistema de transmissão da Red Bull.
Ainda o piloto brasileiro Luiz Razia será o terceiro piloto da equipe malaia e também a representará na GP2. O carro só vai para a pista de testes nessa quarta-feira, dia 2 e não amanhã quando começam oficialmente os testes de pré temporada.
Seus piloto oficiais Heikki Kovalainen e Jarno Trulli estão motivados com o novo carro. Das equipes estreantes em 2010, a Lotus foi a que melhor se saiu.
Trulli crê em ano competitivo e diz brigar por pontos (Fonte: Tazio)
Um dos pilotos mais experientes do grid da F-1 em 2011, Jarno Trulli apresentou uma motivação de novato na apresentação do modelo T128 da Lotus nesta segunda-feira.
Depois de encarar um ano de estreia de resultados nulos e muitos problemas, o italiano afirmou que sabia dos inconvenientes e que a meta era 2011 e o novo carro, que tem linhas similares à dos bólidos das grandes equipes.
"Ir para o grid no Bahrein este ano será uma sensação bem diferente. Uma tensão diferente. No ano passado, almejávamos apenas terminar a corrida. Neste ano, o objetivo é somar pontos. Com o pacote que temos, isso é algo que pode ser alcançado", afirmou o piloto, que tem passagens por Prost, Benetton, Renault, Jordan e Toyota.
Depois de encarar um ano de estreia de resultados nulos e muitos problemas, o italiano afirmou que sabia dos inconvenientes e que a meta era 2011 e o novo carro, que tem linhas similares à dos bólidos das grandes equipes.
"Ir para o grid no Bahrein este ano será uma sensação bem diferente. Uma tensão diferente. No ano passado, almejávamos apenas terminar a corrida. Neste ano, o objetivo é somar pontos. Com o pacote que temos, isso é algo que pode ser alcançado", afirmou o piloto, que tem passagens por Prost, Benetton, Renault, Jordan e Toyota.
Kovalainen diz que está preparada para nova temporada (Fonte: Amigos da Velocidade)
Boa, muita boa sorte para minha dupla favorita da F1 esse ano. Gosto dos dois porque são caras que falam pouco e trabalham, se comprometem. Já está suficiente e se a equipe implacar, muito será do trabalho dos dois.
Agora, as equipes que eram para ser o foco do dia. Começamos pela Sauber:
Sauber apresenta C30, evolução de carro de 2010 (Fonte: Tazio)
A Sauber se tornou a terceira equipe (e a segunda apenas hoje) a apresentar seu novo carro para a temporada 2011 da F-1.
O time suíço, que quase morreu no fim de 2009 com a saída da BMW, retirou a marca de seu nome oficial e incorporou o piloto Sergio Perez ao lado do japonês Kamui Kobayashi. O novo carro apresenta uma traseira fina e integrada, com as laterais mais esculpidas, o bico sempre alto, e o Kers da Ferrari.
A presença do mexicano Perez, de 20 anos, vice-campeão atual da GP2, já pôde ser notada com a presença de quatro patrocinadores de seu país (Telcel, Claro, Telmex e José Cuervo), que fazem a diferença na pintura branca, cinza e vermelha adotada em 2010.
Perez e Kobayashi exibiram o carro pela primeira vez no circuito de Valência, onde a pré-temporada se inicia nesta terça-feira. O C30 nada mais é que uma evolução de seu antecessor. "Nossa meta era construir nas forças e eliminar os pontos fracos", disse o diretor técnico James Key.
"Além disso, é importante ir para a pré-temporada com um carro que entendemos, e trabalhamos muito para garantir que as características do carro estão na direção que acreditamos. Ainda há muito o que aprender com os novos pneus Pirelli e queremos garantir que não existirão surpresas", continuou.
Para o dono do time, Peter Sauber, a presença de Key, contratado no ano passado, já vem rendendo frutos após um ano complicado. "Nunca tivemos tantos problemas de confiabilidade quanto no ano passado, mas conseguimos superá-los na segunda metade do ano passado. Implementamos consideráveis mudanças estruturais e a presença de Key já rendeu grandes conquistas. Agora, ele é o responsável pelo C30.
O time suíço, que quase morreu no fim de 2009 com a saída da BMW, retirou a marca de seu nome oficial e incorporou o piloto Sergio Perez ao lado do japonês Kamui Kobayashi. O novo carro apresenta uma traseira fina e integrada, com as laterais mais esculpidas, o bico sempre alto, e o Kers da Ferrari.
A presença do mexicano Perez, de 20 anos, vice-campeão atual da GP2, já pôde ser notada com a presença de quatro patrocinadores de seu país (Telcel, Claro, Telmex e José Cuervo), que fazem a diferença na pintura branca, cinza e vermelha adotada em 2010.
Perez e Kobayashi exibiram o carro pela primeira vez no circuito de Valência, onde a pré-temporada se inicia nesta terça-feira. O C30 nada mais é que uma evolução de seu antecessor. "Nossa meta era construir nas forças e eliminar os pontos fracos", disse o diretor técnico James Key.
"Além disso, é importante ir para a pré-temporada com um carro que entendemos, e trabalhamos muito para garantir que as características do carro estão na direção que acreditamos. Ainda há muito o que aprender com os novos pneus Pirelli e queremos garantir que não existirão surpresas", continuou.
Para o dono do time, Peter Sauber, a presença de Key, contratado no ano passado, já vem rendendo frutos após um ano complicado. "Nunca tivemos tantos problemas de confiabilidade quanto no ano passado, mas conseguimos superá-los na segunda metade do ano passado. Implementamos consideráveis mudanças estruturais e a presença de Key já rendeu grandes conquistas. Agora, ele é o responsável pelo C30.
As fotos do C30:
Talvez seja o carro mais sem graça da temporada. A pintura é simples e de aparência nada tem de novidade. Soa como os outros que já apareceram. O bico, as asas a traseira: Novidade nenhuma.
Sobre os pilotos temos o Kobayashi que dispensa apresentações e o estreante Perez:
Koba pretende não errar; já Perez almeja progredir (Fonte: Tazio)
Das duplas de pilotos formadas para a temporada 2011 da F-1, uma das mais promissoras é a da Sauber, com Kamui Kobayashi e Sergio Perez.
Depois de quase perder a chance de se estabelecer na categoria com a saída da Toyota em 2009, Kobayashi agarrou com unhas e dentes a oportunidade na Sauber e impressionou com seu arrojo e a falta de medo nas ultrapassagens.
Em 2011, o japonês quer construir em cima do obtido e evitar entrar em confusões nas corridas: "Minha temporada de estreante agora é passado. Aprendi muito, ganhei bastante autoconfiança e minha meta em 2011 é não cometer nenhum erro."
Vice-campeão da GP2 e com apenas 20 anos, Perez chega à Sauber como a maior esperança mexicana desde os irmãos Rodriguez na década de 60. Apoiado por grandes empresas de seu país, o estreante vê em Kobayashi um grande espelho e espera não decepcionar seus investidores.
"Já fui alertado sobre quão desafiadora é a F-1 do ponto de vista do piloto e na parte técnica. Tenho muito o que aprender e tenho uma ótima referência em Kamui. Minha meta pessoal é progredir direto. Ter consistência é importante, não só pra mim como pra toda a equipe. O apoio que venho tendo de meu país é gigante, e não quero desapontar ninguém", afirmou.
Depois de quase perder a chance de se estabelecer na categoria com a saída da Toyota em 2009, Kobayashi agarrou com unhas e dentes a oportunidade na Sauber e impressionou com seu arrojo e a falta de medo nas ultrapassagens.
Em 2011, o japonês quer construir em cima do obtido e evitar entrar em confusões nas corridas: "Minha temporada de estreante agora é passado. Aprendi muito, ganhei bastante autoconfiança e minha meta em 2011 é não cometer nenhum erro."
Vice-campeão da GP2 e com apenas 20 anos, Perez chega à Sauber como a maior esperança mexicana desde os irmãos Rodriguez na década de 60. Apoiado por grandes empresas de seu país, o estreante vê em Kobayashi um grande espelho e espera não decepcionar seus investidores.
"Já fui alertado sobre quão desafiadora é a F-1 do ponto de vista do piloto e na parte técnica. Tenho muito o que aprender e tenho uma ótima referência em Kamui. Minha meta pessoal é progredir direto. Ter consistência é importante, não só pra mim como pra toda a equipe. O apoio que venho tendo de meu país é gigante, e não quero desapontar ninguém", afirmou.
Aqui o vídeo de apresentação do carro C30:
A mais esperada do dia, talvez seja a equipe Renault que apresentou uma novidade:
R31 surpreende na traseira; time fala em "coragem" (Fonte: Tazio)
A Lotus Renault apresentou na manhã desta segunda-feira o R31, carro com o qual pretende voltar aos tempos de glória do meio da década passada, quando venceu dois títulos consecutivos com Fernando Alonso.
Com o lançamento, fica mais evidente a guerra travada com a equipe malaia que leva o nome da Lotus desde o ano passado: o carro apresenta um logo idêntico e o nome "Lotus" na asa traseira, assim como no macacão dos pilotos. Uma decisão sobre o caso sai em março, de acordo com a Corte Inglesa.
O que chamou a atenção em relação aos outros carros foi a traseira: estrutura da suspensão traseira parece bastante radical em relação às rivais. Para o diretor técnico James Allison, a palavra "coragem" marca a Renault em 2011.
"Qualquer um que seguir o esporte verá que palavras como agressividade e coragem serão divulgadas como soluções para as equipes neste ano. Acredito que escolhemos uma direção que é realmente mais corajosa que a coragem", comentou.
Com o lançamento, fica mais evidente a guerra travada com a equipe malaia que leva o nome da Lotus desde o ano passado: o carro apresenta um logo idêntico e o nome "Lotus" na asa traseira, assim como no macacão dos pilotos. Uma decisão sobre o caso sai em março, de acordo com a Corte Inglesa.
O que chamou a atenção em relação aos outros carros foi a traseira: estrutura da suspensão traseira parece bastante radical em relação às rivais. Para o diretor técnico James Allison, a palavra "coragem" marca a Renault em 2011.
"Qualquer um que seguir o esporte verá que palavras como agressividade e coragem serão divulgadas como soluções para as equipes neste ano. Acredito que escolhemos uma direção que é realmente mais corajosa que a coragem", comentou.
As fotos:
Tái a diferença: suspensão traseira diferente das rivais.
A pintura é linda apesar das propagandinhas. Limpos desses mini outdoors os carros ficariam muito mais legais, mas... tem que faturar né? Fato estranho é o logotipo da Lotus idêntico ao da Team Lotus. Guerra declarada sim, mas poxa, seria mesmo necessário?
De qualquer forma é um carro que visualmente me agrada apesar de eu não gostar da Renault, a volta dessas cores deixa muito empolgados.
E falando em empolgação a "novidade" da equipe também fica com o Bruno Senna de terceiro piloto da equipe. O garoto sai na frente daqueles que ficaram sem time, e já permanece contato com a categoria. Mesmo que terceiro piloto não faça muita coisa, antes isso que nada.
A equipe mantém Kubica e Petrov, a dupla do ano passado. Kubica dispensa apresentações, para mim um dos caras mais injustiçados da F1, muito talentoso. Não vai precisar desse ano para provar nada a ninguém, mas com toda certeza só aumentará a carga de talento que tem. Petrov tem um grande desafio à frente: mostrar que realmente o dinheiro não é o suficiente para manter-se na F1. Talento também é preciso no pacote e já é a hora de botar isso em prática caso ele tenha. Segurar um Fernando Alonso numa última corrida de decisão de campeonato não faz ninguém subir de nível, muito menos item para currículo. Vamos precisar de mais do que isso, ok moço?
Vídeo:
Kubica: "Será bom ter as duas mãos no volante" (Fonte: Tazio)
Com a ambição da Renault em tentar retomar os dias de glória de Fernando Alonso, Robert Kubica desponta como um dos destaques da pré-temporada 2011 da F-1.
O polonês apresentou ao público o R31 com sua traseira radical, e disse que as mudanças regulamentares para 2011 fará com que os pilotos dediquem tempo para adaptação.
"Existem muitas coisas novas para nos acostumarmos antes da primeira corrida, mas faremos o nosso melhor para estar o mais pronto possível para o início da temporada", comentou Kubica, que diz estar mais tranquilo em seu segundo ano no time gaulês.
"É bom que não precisamos nos preocupar com este ano, pois sei o que esperar. Isso tornará as coisas mais fáceis e poderemos nos concentrar em extrair o máximo do carro e melhorar a performance", destaca o piloto que comenta as mudanças de 2010 para 2011, ressaltando a ausência do duto frontal e a "vantagem" de manter as duas mãos no volante.
"Será um ano bem diferente, mas não sei se será mais desafiador, pois levar um carro de F-1 ao limite é sempre um desafio. Os pilotos ficarão mais ocupados com o Kers e a asa ajustável, mas não será mais difícil que operar o F-duto", analisa o polaco, vencedor do GP do Canadá de 2008.
"Será bom ter as duas mãos no volante! Certamente precisaremos nos concentrar muito nos poucos dias de testes para entender os novos sistemas, mas sei que nos acostumaremos rápido e tudo ficará automático", destacou Kubica, que espera brigar com as três grandes neste ano.
"No momento, é difícil saber a competitividade do nosso pacote, mas os engenheiros optaram por um design inovador, o que é bom. Esperamos ir para a frente, o que significa brigar com Ferrari, McLaren e Red Bull. Sabemos que não será fácil, mas vamos trabalhar duro."
O polonês apresentou ao público o R31 com sua traseira radical, e disse que as mudanças regulamentares para 2011 fará com que os pilotos dediquem tempo para adaptação.
"Existem muitas coisas novas para nos acostumarmos antes da primeira corrida, mas faremos o nosso melhor para estar o mais pronto possível para o início da temporada", comentou Kubica, que diz estar mais tranquilo em seu segundo ano no time gaulês.
"É bom que não precisamos nos preocupar com este ano, pois sei o que esperar. Isso tornará as coisas mais fáceis e poderemos nos concentrar em extrair o máximo do carro e melhorar a performance", destaca o piloto que comenta as mudanças de 2010 para 2011, ressaltando a ausência do duto frontal e a "vantagem" de manter as duas mãos no volante.
"Será um ano bem diferente, mas não sei se será mais desafiador, pois levar um carro de F-1 ao limite é sempre um desafio. Os pilotos ficarão mais ocupados com o Kers e a asa ajustável, mas não será mais difícil que operar o F-duto", analisa o polaco, vencedor do GP do Canadá de 2008.
"Será bom ter as duas mãos no volante! Certamente precisaremos nos concentrar muito nos poucos dias de testes para entender os novos sistemas, mas sei que nos acostumaremos rápido e tudo ficará automático", destacou Kubica, que espera brigar com as três grandes neste ano.
"No momento, é difícil saber a competitividade do nosso pacote, mas os engenheiros optaram por um design inovador, o que é bom. Esperamos ir para a frente, o que significa brigar com Ferrari, McLaren e Red Bull. Sabemos que não será fácil, mas vamos trabalhar duro."
Petrov confia que terá temporada mais tranquila (Fonte: Tazio)
Indo para sua segunda temporada na F-1 pela Renault, Vitaly Petrov garante se sentirá mais tranquilo em 2011 do que do que no ano passado.
Em 2010, estreando na categoria, o piloto russo terminou o campeonato longe de seu companheiro de equipe, Robert Kubica, em uma temporada marcada pela inconstância e por erros de pilotagem.
Após o lançamento de seu novo carro, o russo admitiu a pressão sentida em sua estreia, mas diz que a experiência de um ano na categoria tornará as coisas mais fáceis para 2011.
"Ano passado foi um pouco tenso, mas agora eu estou livre e posso respirar", revelou Petrov.
"Claro que será mais fácil. Não terei que aprender como no ano passado, mas sim apenas me adaptar com coisas como o Kers e a asa traseira."
Petrov usou como exemplo o GP da Hungria, quando, já conhecendo bem o circuito de Budapeste, conseguiu superar Kubica e obter seu melhor resultado na F-1 até então.
"Durante todo o fim de semana eu fui perfeito. Eu conheço os segredos daquela pista muito bem. Eu sei como fazer o carro trabalhar bem e é por isso que eu fui bem competitivo."
Amanhã, Petrov dará as primeiras voltas do modelo R31 no circuito Ricardo Tormo, em Valência.
Em 2010, estreando na categoria, o piloto russo terminou o campeonato longe de seu companheiro de equipe, Robert Kubica, em uma temporada marcada pela inconstância e por erros de pilotagem.
Após o lançamento de seu novo carro, o russo admitiu a pressão sentida em sua estreia, mas diz que a experiência de um ano na categoria tornará as coisas mais fáceis para 2011.
"Ano passado foi um pouco tenso, mas agora eu estou livre e posso respirar", revelou Petrov.
"Claro que será mais fácil. Não terei que aprender como no ano passado, mas sim apenas me adaptar com coisas como o Kers e a asa traseira."
Petrov usou como exemplo o GP da Hungria, quando, já conhecendo bem o circuito de Budapeste, conseguiu superar Kubica e obter seu melhor resultado na F-1 até então.
"Durante todo o fim de semana eu fui perfeito. Eu conheço os segredos daquela pista muito bem. Eu sei como fazer o carro trabalhar bem e é por isso que eu fui bem competitivo."
Amanhã, Petrov dará as primeiras voltas do modelo R31 no circuito Ricardo Tormo, em Valência.
É isso. Faltam mais detalhes do carro da Mercedes, que devem sair amanhã juntamente com os novos carros das equipes Red Bull e Toro Rosso, mais a Williams. A McLaren tem seu evento marcado para dia 4 de fevereiro (e deve ser pontual pois a mesma também tem o costume de fazer da "estréia" um evento pomposo como a Ferrari). Dia 7 a Marussia Virgin apresenta o carro de seu segundo ano e dia 10 a Force India fecha as apresentações de carros com datas marcadas. Isso se não adiantarem, também. A Hispania ainda falta definir apresentação de carro, mais um segundo piloto para ser companheiro de Narain Karthikeyan.
Eu gostei da pintura da nova Renault e achei a traseira interessante. De qualquer forma a Mercedes também parece bonita com aquele verde extra na pintura. Porém só nos testes de amanhã até quinta poderemos dizer algo sobre os carros e suas eficiências, embora tenhamos certeza de motores e resistências só em março.
Mais uma vez a caixa de comentários fica a disposição.
Abraços afáveis!
Comentários
Das Lotus, só a verde. A preta eu não gostei.
Gosto da Lotus verde, mais e também por outros motivos. Mas o preto da Renault... ^^
Abs!