Ferrari apresenta F150
Nesse dia 28 de janeiro de 2011 a Ferrari planejou a apresentação do carro F150 para a temporada desse ano.
Como todos já devem ter vistos inúmeras reportagens sobre, faço meu balanço do que já foi lido e comentado por hoje.
A primeira equipe a apresentar o novo carro talvez seja a mais esperada sempre. Não se fez muito suspense sobre o fato, tanto passou tão depressa que já estamos comentando sobre o que poderá vir do F150 já no dia de hoje. A cerimônia foi realizada na sede da equipe em Maranello, na Itália e estiveram lá presidente e pilotos como se era esperado.
Vamos às fotos que selecionei do F150 (Fontes: Tazio e Ferrari.com):
Informações detalhadas (Fonte: Tazio):
Chassi
- Fibra de carbono com estrutura em forma de colmeia;
- Câmbio: Ferrari longitudinal, semiautomático, sequencial, controlado eletronicamente com sete marchas mais ré com diferencial limitado;
- Freios Brembo ventilados construídos em fibra de carbono;
- Suspensão independente, push-rod ativado com barras de torsão nas quatro rodas;
- Peso com água, fluídos e piloto: 640 kg;
- Rodas BBS de 13;
Motor
- Tipo: 056;
- Número de cilindros: oito;
- Bloco de cilindros em alumínio em V no ângulo de 90º;
- 32 válvulas;
- Distribuição pneumática;
- Deslocamento total: 2.398 cm³;
- Largura do pistão: 98 mm;
- Peso: 95 kg;
- Injeção e ignição eletrônica;
- Combustível e lubrificantes: Shell.
O modelo é bem parecido com o da temporada 2010. Visivelmente as mudanças soam mínimas. (Soam? Na verdade são pequenos detalhes irrelevantes um pouco diferentes...)Pelas fotos o visual parece bruto e o bico alto e fino. Há a bandeira italiana na asa traseira em homenagem aos 150 anos da unificação italiana (por isso também o nome F150).
Segundo o site Tazio: O carro tem o bico alto e conta com as asas flexíveis dianteiras, assim como o modelo da Red Bull em 2010. Há mudanças também no difusor, que ficou simples devido às novas regras. A entrada de ar é maior e a asa traseira também veio com modificações aerodinâmicas.
Uma série de comentários técnicos podem ser lidas aqui: Confira uma análise técnica do novo carro da Ferrari .
De antemão o carro me pareceu mais bonito que o da temporada passada que tinha muito branco. Esse parece muito cheio de propagandas básicas, mas olhando bem é quase imperceptível e pode passar despercebido sim, não deixando o visual carregado de informações como um outdoor ambulante.
Está apresentado!
Os discursos soam normais. Segundo Fernando Alonso, as mudanças são uma motivação a mais. "Será um novo desafio, com mudanças nas regras e os pilotos tendo que se adaptar ao novo estilo de pilotagem e ao Kers. Mas esse carro é fruto de muitos meses de trabalho, e estamos prontos para o desafio", disse o espanhol. (fonte: Tazio) Felipe Massa fortificou a motivação do ano: "É muito importante para a gente, estou muito motivado e empolgado, pois acompanhei o desenvolvimento do carro e estou ansioso para começar esse novo ano", afirmou o brasileiro. Novidade nenhuma também. Ninguém gosta de cometer os mesmos erros da temporada passada e afirmar que vai persistir sendo apenas mais um na pista.
O chefe da Ferrari, Stefano Domenicali admitiu que ainda há mudanças a serem feitas: "O carro tem um regulamento técnico diferente do passado, então priorizamos a confiabilidade, que foi a base do nosso trabalho. Queremos chegar à primeira corrida com todos os detalhes prontos", disse. Ainda teve Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, que forçou a barra com um manjado discurso de presidente: "Neste ano, temos que vencer, e faremos nosso melhor para vencer. Estamos melhores e não vemos a hora de desafiar nossos oponentes." Nada mais óbvio. Assim esperam os tifosi, senhor Montezemolo... ¬¬'
Por hora é o que posso destacar. Os pilotos parecem motivados, Alonso em especial está frizando uma motivação para continuar ativo esse ano como foi em 2010, mesmo com muita gente torcendo o nariz. 2011 é nova etapa. É como se começasse tudo do zero, com forças extras e trabalho para fazer jus ao que se tem como função. Espero que o Felipe Massa não esteja só interpretando ao dizer que está animado com a temporada 2011 e o novo carro. Acho que é o mínimo que ele pode retribuir aos fãs e a equipe que tanto ama. (E é claro, trabalhar como qualquer outro. Acho que disso ninguém pode fugir.) O Alonso, quanto à esse feedback com os fãs, aparentemente não tem os decepcionado, pois quem gosta do espanhol, gosta mesmo, o conhece, sabe bem explicar o porquê e se sente satisfeito em orgulhoso em ser.
Se os fãs do Felipe acharem que apoiá-lo ainda é preciso que o façam, sem depositar a culpa em terceiros.
De qualquer forma, isso já basta e é bem mais saudável.
Que assim possamos conferir dia 1 de fevereiro, os primeiros testes pré temporada com o F150 com tranquilos momentos. Os testes serão do dia 1 ao dia 3 de fevereiro, sendo que no dia 1 teremos também apresentação dos carros da Red Bull, da Lotus, da Mercedes, da Toro Rosso e da Williams. Então dia primeiro de fevereiro teremos muito assunto.
Agora dia 31/01, quem apresentará novos carros para 2011 serão a Renault e a Sauber, ambas em Valência, na Espanha . Até lá farei meus novos comentários.
Com isso, a caixa de comentários ficam a disposição de vcs. Quais as expectativas e impressões sobre o F150 e o evento?
Abraços afáveis!
Comentários
Tomara que naufrague.
Discuros político era previsível.
Mas não sei se vai naufragar... Esperar para ver o resto.
Abs!