Entrevista I Love It Loud: Fernando Kesnault
Olá amigos! Hoje apareço aqui para divulgar outra entrevista que fiz. Dessa vez com meu amigo Fernando Kesnault. Uma entrevista suprema!^^
1 - Quem é Fernando Kesnault? Fale-nos sobre você.
_Sou um cara normal como qualquer pessoa, a lutar na vida profissional e muito preocupado com a ética num país que não se sente à vontade com a mesma; gosto de assistir a um bom filme, de ouvir músicas, de ler, de conhecer a cultura, a política e todos os aspectos sociais e econômicos dos países e nações, além de ter vários “hobbies” e principalmente curtir muito minha princesinha que acaba de fazer cinco anos. Sou advogado e trabalhei anos na área pública como assessor jurídico.
Lara Luísa, a princesinha de Fernando, e seu periquito "Dorado"
2- Quando e porque a F-1 passou a ser “rotina” na sua vida?
_Qdo. criança assisti a minha 1ª corrida de f-1 que foi o GP Mônaco de 1972 debaixo de muuuuita chuva, adorei tudo, os carros, a movimentação e a expectativa do público, a partir daí com o sucesso do Emerson, acompanho a f-1; mas tenho paixão mesmo é pela categoria de esporte-protótipos (antigo Mundial de Marcas, Can-Am, Le Mans Series) e de Turismo (NASCAR, DTM, WTCC, TC2000, Super V8 australiano), onde o piloto tem que mostrar para que veio no volante e pelo visual dos carros e sua competitividade.
3 - Qual o maior ídolo de todos os tempos que acompanha o esporte?
O maior ídolo
_Sem dúvida, em minha opinião é Gilles Villeneuve. Com ele não tinha tempo ruim ou carro quebrado; tentava levá-lo até o fim (como GP Holanda/1979 com três rodas) ou até qdo. agüentasse (GP Canadá/1981, carro batido e sob muita chuva). Alguns diziam que ele maltratava os carros, mas carro de corrida é feito pra isso mesmo. Outro ponto forte da personalidade deste franco-canadense era a ética e o respeito por ela e seus adversários em pista, era valente, impetuoso mas jogava limpo (ao contrário dos Schumachers e Sennas da vida, isso é só prá atiçar as “viúvas”, hahaha).
4 - Qual piloto e/ou equipe que você torce (ou tem preferência), hoje?
"...aprecio a pilotagem do asturiano Fernando Alonso e do finlandês Kimi Raikkonen..."
_Até que antigamente podíamos ter preferência por alguma equipe, hoje são apenas detalhes empresariais, por isso não tenho preferência em nenhuma equipe. Embora existam algumas equipes e patrocinadores que marcaram época, como a Lotus e o negro e dourado da JPS, a equipe de John Wyer (marcas) e o patrocínio da cor azul e faixa laranja da Gulf, a McLaren e a Penske com o vermelho e branco da Marlboro, a Lancia e as listras azul, vermelho e preto em fundo branco da Martini&Rossi(rali). Com relação aos pilotos aprecio a pilotagem do asturiano Fernando Alonso e do finlandês Kimi Raikkonen, por todas as qualidades que têm sobram na turma, depois vem os outros.
5- Além do piloto citado, qual a sua visão as respeitos dos pilotos atuais? Algum destes tem chances de ser o seu “segundo” preferido?
_Atualmente, como em todos os esportes, os “caras” fazem tudo em função do dinheiro, e sem querer ser saudosista, antes os pilotos corriam, se arriscavam em pistas horrorosas e carros sem proteção nenhuma por amor ao que gostava de fazer. Sou um amante do automobilismo é o meu primeiro quesito para ter minha a preferência pessoal é que seja aguerrido e nunca praticar atos imprudentes e negligentes, dentro ou fora da pista.
6- O que está achando dos caminhos que estão tomando, as decisões para a temporada de 2010?
_Parece ser boas, vamos aguardar as primeiras provas para ver se algo irá mudar ou não, no comportamento de pista. Teremos “pit-stops” apenas para troca de pneus, os carros irão largar com tanque cheio, aí então caberá a um piloto técnico e rápido a melhor condução do carro, mas continuaremos ter pistas que mais parecem um kartódromo grande, que não proporciona pontos interessantes de ultrapassagens.
7- Qual a melhor coisa e a pior da temporada de 2009?
_Olha, não acompanhei de perto (e nem fiz questão) a f-1 em 2009, pois o nível de competitividade baixou muito (as provas se transformaram em simples passeios em fila indiana). Estive mais atento e preferi acompanhar todas as provas da Sprint Cup da Nascar, onde presenciei mais emoções, disputas e corridas interessantíssimas com pilotos preocupados em apenas correr (e lógico fazer seu papel no merchandising do patrocinador, hahaha).
8- Se você tivesse o poder de escolha, quais seriam as mudanças que faria para melhorar a F-1 (se você achar, claro, que necessita de mudanças)?
_Com certeza em qualquer campo da vida sempre há a necessidade de mudança e o que eu proporia (na minha humilde opinião) para mudar na f-1 seria o seguinte:
_Já que aumentaram a pontuação até o décimo colocado, adotaria dar três pts. ao pole-position e 2 pts. a quem fizer a melhor volta da prova;
_Cada piloto teria a sua própria equipe de mecânicos, assim não prejudicaria um piloto em detrimento de outro na parada qdo. houvesse (por exemplo) a presença do carro madrinha em pista;
_Mudaria os traçados das atuais pistas tendo mais curvas de raios longos e boas retas e...mandaria o Herr Tide “catar coquinhos” em alguma ilha desabitada do pacífico.
9- Uma pergunta menos específica: Qual a sua opinião sobre o trio da Globo; Galvão Bueno, Reginaldo Leme e Luciano Burti?
O trio global
_Infelizmente, eles já vem para a transmissão “programados” para o que se pode falar ou passar de informações, portanto não é uma coisa natural, do calor da transmissão. O Galvão tem seus interesses pessoais e profissionais quando fala bem de um piloto tem o seu – digamos – interesse em lucrar; o Leme tem um bom e seguro emprego então não arrisca a contrariar em nada o pessoal da Globo e o Burti é preciso nas informações técnicas mas sinto que é um ferrenho e declarado torcedor ferrarista (o que é ruim, pois passa a ficar antipatizado) e além disso, sinto uma “pontinha” de desilusão da parte dele por não estar lá a atuar.
10 - O que espera da temporada de 2010?
_Espero assistir muitas corridas ao longo do ano e discutir (de forma sadia) com meus amigos blogueiros sobre corridas, fatos e tudo mais.
Fernando, gostaria de agradecer mais uma vez por ter contribuído com o blog. Sua entrevista provavelmente é um diferencial e um adicional frente a turma que está iniciando agora o gosto por esportes a motor.
Obrigada mesmo!
Ao pessoal que acompanha o blog, sintam-se a vontade para participar também. Não importa quando começaram a gostar de F-1, ou por quem torcem. Como dizem: "o importante é participar"! ^^
As pessoas que estão aqui dando entrevistas foram convidadas por mim a contribuirem, mas é claro aceito sempre novas pessoas revelando algo sobre o esporte.
Saibam que aguardo o email dos interessados.
Abraços afáveis!^^
Comentários
Já Gilles Villeneuve... Deus meu, piloto completo. Arrojado, corajoso, competitivo e além de tudo, um gentleman.
Sobre a questão da ética... bom, eu tenho um posicionamento diferente sobre Alonso. Acho q um pouco foi intriga da oposição tudo q envolveu o seu nome, mas como digo sempre, não estava lá, não o conheço, não sei de nada. ^^
Como Fernando Kesnault ressaltou F. Alonso é digno de admiração pela pilotagem, e como seu caráter foi posto em dúvida então prefiro não tomar partido devido as novas circunstâncias. Até pq cada é o q acha q pode ser e certa vez vi uma entrevista q seu próprio pai dizia q seu filho era "estranho". Bom, o "estranho" acabou nas costas do Kimi, no fim das contas.
Eu já imaginava q Groo iria comentar sobre Gilles!^^ Pena q eu, assim como Zuador, não acompanhei nenhuma corrida dele mas os elogios q já ouvi sempre foram bons à nível desse q Groo comentou.
Zuador, se quizer escrever sobre judô fique a vontade! Entendo pouco sobre mas podemos discutir a possibilidade de vc apresentar algo pra galera.
Fernando, obrigada mais uma vez pela participação. Sua filha é uma fofa, ficaria bem a foto em qualquer fundo!^^
Amigos, abraços p/ vcs!
Manu, só não entendi uma coisa: quem é o pai que falou que o filho era "estranho". É o Sr. José Luis Alonso ou entendi errado!? Se foi, fiquei curiosa, ele quase nunca fala coma imprensa!
Tati
Só vc pode confirmar isso hehehe...
(Qt à isso acho o Alonso um cara normal. Eu sou atacada qt a personalidade das pessoas. Qd eu não gosto, eu não gosto mesmo, e sei lá. Não ainda vi esse F. Alonso "vilão", até pq ele não me convenceu essa história, por isso não tomo partido qt à isso, ainda).
Bjs!
Obrigada!!
Não conheço esta entrevista, então infelizmente não tenho como confirmar, mesmo porque não sei tb o contexto que aparece a palavra!! Gostaria de vê-la porque o pai dele falando é uma coisa muito rara!hehe
Achei poucas coisas na net...
Mas pelo que já li ele sempre foi um menino na dele sim, talvez fosse pela responsabilidade logo tão jovem. Não sei...
Manu, já não importo mais com esta visão de "vilão" que a maioria tem do Alonso, gosta dele quem quiser. Quem não quer... problema!
Mais uma vez, valeu por responder!!
bjinhos, Tati
E se eu encontrar algo envio por email, em breve!^^
Obrigada pelos comentários!^^
bjão!
Ok entaõ!!!Obrigada!!
bjinhos, Tati