F1 2019: "Nada de novo, só a Ferrari sendo Ferrari"

O segundo texto da semana é mais um da Carol, dessa vez adentrando no gosto pessoal dela. Confiram a sua reflexão sobre os rumos tomados pela Ferrari, em destaque, nas últimas corridas.
Vamos? Já aviso que está demais! ;)

Nada de novo, só a Ferrari sendo Ferrari - Por Caroline Monteiro

Na semana passada, eu estava fazendo as contas de há quanto tempo assisto F1, que sou fã de Kimi Räikkönen e Sebastian Vettel. Quando comecei a assistir a categoria, há 16 anos, eu torcia para Ferrari, amava tudo aquilo que ela representa e a paixão que envolve. Mas em 2009, por motivos óbvios, "cortei" relações. Só que o mundo dá voltas e pouco depois Kimi e Seb estavam lá. Ou seja, os pilotos que eu torci sempre correram pela Ferrari nesses 16 anos, exceto por quatro temporadas, 2010 a 2013. Mundo irônico! 

Confesso, que apesar de tudo, ainda sou apaixonada pela Scuderia. Minha relação é muito forte, principalmente com a Itália. Não é algo racional, eu amo por amar e acabou. Além disso, parece que eu não consigo ficar longe de um sofrimento italiano. Minhas opções em outros esportes comprovam isso. Acho que sou louca! Bom, mas por que falei sobre tudo isso? Simples, são 12 anos acreditando que a Ferrari vai vir bem, vai acertar o carro, fará boas estratégias, saberá gerir a dupla de pilotos, mas no fim é tudo ilusão. Com exceção dos anos de 2003, 2004 e 2007, o resto é só vergonha.

A reação da Ferrari pós-férias parecia algo incrível. Duas poles e vitórias do Charles Leclerc. Toda a loucura de vencer em Monza, os tifosi. Só que neste momento também surgiram os "contratempos". Charles não fez o combinado e Seb teve uma corrida para esquecer. Singapura não era a melhor pista para eles, mas, né? Já que a situação estava boa, o que custava tentar? Porém, estamos falando da Ferrari. Charles pole, vitória do Seb, rádios e mais rádios, insatisfação, clima ruim na equipe. A vitória foi essencial para o alemão, ele precisava disso para recuperar a confiança ou seja lá qual fosse o problema dele. 

Binotto não tem noção de como gerir a dupla de pilotos e tenta demonstrar que está tudo sob controle, quando, na verdade, parece desmoronar. A F1 chegou a Rússia e o que aconteceu? Parabéns para a Ferrari! Com Charles na pole e Seb em terceiro, resolveu fazer joguinhos e tocar mais lenha na fogueira. Se não sabe elaborar boas estratégias, muito menos tente fazer joguinhos. No fim, o que era para ser uma dobradinha italiana, foi entregue a Mercedes como um presente. Foi aí que, na teoria, as coisas azedaram na equipe italiana. 

Me simpatizo bastante com Leclerc, mas antes sou fã do Vettel. Apesar disso, não sou tapada ao ponto de defender ele nessa situação. Foi errado e ele admitiu. Porém, antes de o Seb estar errado, a Ferrari foi quem provocou isso. De onde tiraram aquela ideia idiota da largada? Uma vergonha uma equipe como ela apresentar esse papel, mas nenhuma novidade, não é mesmo?. Os dois são pilotos, não são? Estão na Ferrari porque tem talento, não estão? Então, que deixem eles pilotarem. Não era para Charles ter cedido a posição, ele foi o mais rápido na classificação e mereceu estar a frente. Quer passar? Passa por méritos próprios. A mesma coisa o contrário. Quer passar, Leclerc? Vai e mostra para o que veio. Porque essa situação só beneficia a Mercedes, faz Charles parecer um novato chorão e Seb o piloto que só ganha por causa de jogo de equipe.

A Ferrari tem um dilema bem complexo. De um lado ela tem um tetracampeão e, do outro, o que chamam de "il predestinato". E agora, como resolver isso? Apostar em um e queimar o outro? Leclerc vinha melhor que Vettel, mas o alemão é o número 1, pela menos na teoria. Depois de Singapura e Rússia, Binotto mostrou que não tem experiência suficiente para gerir a disputa entre seus dois pilotos e que, sob pressão, continua cometendo erros graves. 

Mas, ao contrário, do que se comentou entre o intervalo dos GPs da Rússia e Japão, de que a situação na Ferrari estava insuportável, os pilotos já não podiam se ver, eles pareceram bem amigáveis. Na verdade, até um pouco estranho. Não por estarem se dando bem, mas depois de largar na primeira fila e terminarem em segundo e sexto (antes da punição), por que rir tanto? Suspeito!

Os erros cometidos pela Ferrari nas últimas corridas podem sim influenciar a relação entre Seb e Charles, mas nada que aparentemente vá acabar em "pancadaria". Isso, claro, se os joguinhos não continuarem entregando a vitória para os rivais. Seb é o presente da Ferrari e Charles o futuro. O que a equipe vai escolher? Focar no presente e queimar o futuro? Focar no futuro e queimar o presente? Focar em ambos? Ou queimar ambos, como vem fazendo?

Sobre os próximos GPs? Bom, como nos últimos 12 anos, vou deixar a Ferrari me iludir com uma boa classificação e sofrer na corrida com estratégias ridículas. Nada de novo! Se vencer, excelente, vou comemorar muito. Caso contrário, já estou acostumada. Fiquem quietos nos boxes e "let them race"!

***

Eis um resumo pragmático dos últimos momentos da Ferrari. Especialmente pois, depois de Cingapura e Rússia, muito se falou sobre a conduta adotada pelos dois atuais pilotos da equipe, e pouco ou quase nada à respeito dos oportunistas da Mercedes. 
A Ferrari ainda representa um poder muito grande de interesse na F1 e nós, enquanto fãs da categoria, ao vermos a equipe agir como tem agido a tanto tempo como se fosse um bando de novatos, gera um sentimento desconfortável. E esse sentimento é ainda potencializado porque quem nutre torcida e paixão pelo time. 
No geral, apesar de se criticar a equipe, o que se lê e ouve por aí ainda é pouco, pois o que mais fere e o que mais se dedica esforços são para comentários negativos feitos aos pilotos; são eles as figuras mais expostas quando os erros patéticos da Scuderia brotam nas classificações ou nas corridas - quando é ainda mais grave.

Obrigada Carol por mais esse texto e saiba que o espaço está abertíssimo sempre que quiser! Foi uma honra ter a sua participação!

Mais para o fim da semana, prometo fazer um pequeno texto para fecharmos essa etapa e já pensamos no próximo, GP do México - aquele em que pode ser a conclusão da temporada 2019. 

Abraços afáveis!

Comentários

Carol M disse…
Obrigada pela oportunidade, Manu. Escrever sobre a Ferrari é complicado, mas acho que consegui expôr o que penso sobre tudo o que vem acontecendo. Agora é aguardar os próximos capítulos dessa novela italiana. 🤭
carlos disse…
Parabéns para Mercedes para torcedores que não suportam a Ferrari e seguram a bandeira "eu não suporto a Ferrari" e não gosta deste papinho furado "sem Ferrari não existe F1". E muito bom a Mercedes ganhar este titulo de construtores e esfregar na cara na Ferrari.
Sobre o texto da Caroline Monteiro ótimo texto e o problema da Ferrari não é estratégia e sim incompetência de não encaixar as peças para ter um carro competitivo ou aperfeiçoa-lo durante a competição o que fez a Mercedes durante o ano passado. A única competência da Ferrari de fazer um bom marketing que não se lembra dos testes de Barcelona quando chegou o GP da Austrália resultando um produto de péssima qualidade. Não adiante ter o melhor piloto da atualidade ou pegar um piloto bom, bonito e barato da academia de pilotos da equipe se a Ferrari não corrigir este problema de estrutura que totalmente desandou depois da era Schumacher.
Parabéns a Mercedes teve um projeto que todo mundo subestimou e pegou muitas pessoas de competências da Ferrari que descartou por histeria e ainda foi em cima do Ecclestone, opositor da era motores híbridos, para desarticular esta oposição do Ecclestone.
Para nova temporada é mais um titulo da Mercedes ou uma terceira equipe surgindo para ganhar a nova temporada.
Manu disse…
Carol, foi um grande prazer e orgulho contar com a sua ajuda aqui no blog. Infinitos obrigadas!

Carlos: vc tocou num ponto que é um consenso pleno: "Não adianta ter o melhor piloto da atualidade ou pegar um piloto bom, bonito e barato da academia de pilotos da equipe se a Ferrari não corrigir este problema de estrutura que totalmente desandou depois da era Schumacher."
A Ferrari precisa, de uma vez por todas, se atentar à isso, ou continuaremos com a dinastia Mercedes.

Abraços afáveis aos dois!
diogo felipe disse…
Excelente btexto, Carol!👏👏

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!