Versões boas, ruins ou melhores? The Sound of Silence

Retomando o post de versões que desde dezembro do ano passado não faz parte das minhas divagações musicais - venho com uma bem conhecida para quem faz das músicas um entretenimento de rotina do dia-a-dia. 
"The Sound of Silence" alcançou uma grande popularidade na década de 1960. Mesmo não gostando dessa adequação da arte com contextos históricos, uma busca rápida na internet sobre a música gravada pela dupla Simon & Garfunkel, dará conta da informação de que Paul Simon escreveu a música logo na sequencia do assassinato do presidente americano John F. Kennedy, que ocorreu em 1963.
Ainda que seja de fato uma menção ao momento que marca a história política norte americana - assim como "Blowin' in the Wind" do Bob Dylan é descrita como canção protesto e de cunho socio-político, também - me parece sempre muito simplista para qualquer que seja a música, a pintura, o filme ou o livro, seja dado como relevante unicamente por uma interpretação que remete à um discurso de retórica. Uma interpretação à contrapelo fica sem lugar, sendo apenas um exercício que quando sobressai torna-se de pouca importância e interesse. A leitura enquanto uma forma de convencimento de uma "ideologia" ou corrente de pensamento sobressai, ganha peso com a obra, e isso minimiza o feito da arte enquanto arte, à meu ver.
Mas isso é academicismo, que peço (se puderem ou quiserem) que relevem. 

"The Sound of Silence" foi inicialmente gravada como uma canção acústica em 1964 e modificada com acréscimos de baixo, guitarra e tambores no single de 1965.
Ouvimos?

Original: Simon & Garfunkel
Composição: Paul Simon
Álbum: Sounds of Silence
Lançamento: (single) setembro de 1965
Estilo: Folk 


A música esteve na trilha sonora do filme "A Primeira Noite de um Homem", de 1967, com Dustin Hoffman e mais recentemente no filme de quadrinhos de Alan Moore, dirigido por Zack Znyder (quando ainda era um diretor criativo e com estilo) "Watchmen" de 2009.  

Trago três versões para ouvirmos e prometo, que em nenhuma delas, teremos Leandro e Leonardo 

#EntendedoresEntenderão

Versão 1: Heir Apparent
Álbum: One Small Voice
Lançamento: 1989
Estilo: Heavy Metal, Power Metal




Banda de Power Metal dos anos 80, de Seattle, me soou bastante parecida com Helloween, principalmente quando ainda tinham Michael Kiske no line up. Mas a dar por essa versão, acho que Kiske teria feito um trabalho mais bombástico que o cantor de Heir Apparent. Não que isso deixa a música ruim, mas parece que faltou gás para ser realmente, marcante. 
Aumentamos o peso, então?

Versão 2: Nevermore
Álbum: Dead Heart In a Dead World
Lançamento: 2000
Estilo: Heavy Metal, Thrash Metal ou Pregressive Metal


Pegaram pesado? Não acho. A versão ficou puramente interessante. A leveza da original faz dessa do Nevermore, simplesmente intrigante. Tão intrigante, que torna-se boa. Com direito à tudo em excesso: guitarras em riffs ótimos, levadas rápidas da bateria, vocal mais rasgado, solos e uma sutil modificação na interpretação da letra o que confere uma certa autonomia da banda, num material já pronto, e que não "feriu" a obra original: Apenas tornou a obra diferente, de uma forma positiva (pelo menos, para mim). 
A última versão, a seguir.

Versão 3: Disturbed
Álbum: Immortalized
Lançamento: 2015
Estilo: Nu Metal, Groove Metal, Metal Alternativo



Apesar de ser do Disturbed, a versão foi mais conservadora, dado o estilo da banda. Pode-se sentir falta do groove, de umas guitarras mais incisivas. A carga pesada e imponente da música ficou no vocal, que ainda que seja de rock, e tenha deixado a música menos meiga que a original, ficou quase trivial. 

Na sequencia de escolha das versões fico com: Nevermore, Disturbed e por fim, Heir Apparent.

Deixo com vocês a escolha: além da original (se é que gostam), qual versão é boa - ou nenhuma é? 

Lembrando que a página especial com as versões que já passaram por aqui, tiveram os links atualizados. Se quiserem conferir, basta clicar na Especial 1 na aba, ou no link à seguir: Especial versões boas, ruins ou melhores?
Abracinhos mega afáveis!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!