Sonhos: Reflexões (by Michelle)

Em uma conversa depois que assistimos o filme "A Origem" (de Christopher Nolan, com Leonardo DiCaprio, Marion Cotillard, Ellen Page, Cillian Murphy, Joseph Gordon-Levitt...), minha irmã Michelle pensou em escrever algo sobre sonhos e ofereci o espaço de meu blog para postar um texto sobre.
Se alguém viu o filme, (já está nas locadoras e muito porvavelmente pela web disponível para download) e quizer comentar, já sabem: a "casa" é de vcs! Se não viu o filme é uma boa dica para o fim de semana.


"Ao assistir o filme “A origem”(que por sinal, eu gostei muito) me fez refletir sobre esse assunto que tanto me deixa curiosa. Tais reflexões não surgiram somente na forma exata e conceitual (o que é o sonho, como sonhamos, por que sonhamos etc), mas também de forma metafórica.
Para acompanhar minhas reflexões é necessário que tenha assistido ao filme e que se tenha uma idéia geral de sonhos. Peço que quem leia esse texto tenha a compreensão que estou fazendo indagações e interpretações pessoais. Não sou especialista no assunto. Sou somente uma pessoa curiosa sobre o tema.

As definições de sonho são muito amplas e com muitas teorias. Por exemplo, para Freud o sonho é a via pela qual o aparelho psíquico dá vazão a desejos que o indivíduo não pode realizar ou perceber, em um estado consciente; ou seja, “realização de desejos”.
(1) Para o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, baseado na observação de seus pacientes e em experiências próprias, tornou mais abrangente o papel dos sonhos, que não seriam apenas reveladores de desejos ocultos, mas sim, uma ferramenta da psique que busca o equilíbrio por meio da compensação. Ou seja, alguém masculinizado pode sonhar com figuras femininas que tentam demonstrar ao sonhador a necessidade de uma mudança de atitude. Na busca pelo equilíbrio, personagens arquetípicas interagem nos sonhos em um conflito que buscam levar ao consciente conteúdos do inconsciente. Entre essas personagens, estão a anima (força feminina na psique dos homens), o animus (força masculina na psique das mulheres) e a sombra (força que se alimenta dos aspectos não aceitos de nossa personalidade). Esta última, nos sonhos, são os vilões. Um aspecto muito importante em se atentar nos sonhos, segundo a linha junguiana, é saber como o sonhador, o protagonista no sonho (que representa o ego) lida com as forças malignas (a sombra), para se averiguar como, na vida desperta, a pessoa lida com as adversidades, a autoridade e a oposição de idéias. Jung aponta os sonhos como forças naturais que auxiliam o ser humano no processo de individualização.Ao contrário de Freud, as situações absurdas dos sonhos para Jung não seriam uma fachada, mas a forma própria do inconsciente de se expressar. Para o mestre suíço, há os sonhos comuns e os arquetípicos, revestidos de grande poder revelador para quem sonha.
No Islamismo, os sonhos bons são inspirados por Alah e podem trazer mensagens divinatórias, enquanto os pesadelos são considerados armadilhas de Satã.
Oniromancia, previsão do futuro pela interpretação dos sonhos, tem grande credibilidade nas religiões judaico-cristãs.
Filósofos ocidentais eram céticos quanto ao tema religião e sonhos, por alegarem que não haveria controle consciente durante os sonhos.
Enquanto estive nos estudos logosóficos, li e aprendi muitos conceitos sobre sonhos, em resumo pode-se dizer que: “Os sonhos são, pois, resultados da intervenção direta do espírito individual, produzida enquanto o ser dorme. Ao se tornarem conscientes, evidenciam o que o homem pode alcançar na vigília, enquanto procura estabelecer o enlace de seu espírito com sua consciência.”
Cálculos de cientistas atestam que se uma pessoa viver até os 80 anos, terá sonhado, em média, 6 anos completos. De todos esses sonhos, uma média dde 80 % trará alguma emoção negativa, especialmente para as mulheres. Homens sonham, em média, 15% a mais com outros homens do que as mulheres, que costumam dividir o elenco de seus sonhos igualmente entre os dois sexos.
Os sonhos têm uma linguagem própria. Há relatos que pessoas que não sabem uma determinada língua (idioma), sonha falando ou ouvindo essa língua e entende tudo. Tem gente que sonha sempre com outro idioma que estudou ou estuda.

Posso dizer fatos pessoais que me ocorrem, depois que estive estudando melhor sobre sonhos.
Teve um tempo que criei o hábito de sempre anotar meus sonhos, não para decifrá-los logo em seguida, mas para analizá-los no futuro ou até mesmo para encontrar a ligação quando o fato ocorrer na realidade. Nesse período eu lembrava de quase todo o sonho ao despertar. Com o passar do tempo esse hábito foi diminuindo a frequencia (por motivo de esquecimento, falta de tempo, etc) e o fato de eu recordar do(s) sonho(s) foi diminuindo também. Mas tem vezes que lembro de todos os sonhos que tive durante o sono.
Como no filme eu já tive, várias vezes, a sensação de estar caindo, acordar com o chamado “kick” (chute) e a sensação de estar horas sonhando e na realidade não se passaram nem 30 minutos de sono.

Eu já consegui controlar meu(s) sonho(s), acordar quando eu queria parar o sonho, já tive as”etapas” como no filme, de sonhar durante o sonho. Já “manipulei” meu sonho, sonhar do jeito que eu queria. Já sonhei falando outro idioma e na realidade não saber a língua. Já sonhei em idiomas que eu sei (espanhol, italiano e inglês).

 O mais curioso: ao assistir o filme, fui dormir. Tive uma noite extremamente inquieta. Eu acordava depois de um sonho (não lembrado) e não sabia se eu estava sonhando ainda ou era a realidade (se eu estava acordada). Isso ocorreu várias vezes pela noite. Foi por isso que decidi escrever sobre minhas inquietudes...


Agora queria ressaltar minhas perguntas.Quem sabe essas perguntas encontrem as respostas e me ajudem a refletir mais sobre.

Algumas são de forma científica outras de forma metáforica:

- O sonho estará ligado a conflitos / problemas passados e/ou presentes?
- O sonho só demonstra aspectos da vida emocional?
- Sonhos são símbolos? Por que temos que entender, estudar esses símbolos? Por que ficam ocultos?
- Por que as crianças sonham mais? Pureza do espírito? Por que a crianças está mais “receptiva” para obter informações do sonho? Mas elas não têm maturidade para entender os sonhos...
- Sonhamos para aprender? Sonhamos para descansar? Sonhamos para suprir algum desejo?
- Por que tem gente que não sonha? Por que alguns sonham sem cor?
- Sonho pode ter ligação com vidas passadas?
- Vivemos na realidade ou no sonho?
- Se vivêssemos no sonho, iríamos querer o “Kick” (chute)? ..."


Abraços afáveis!

Comentários

Fernando Kesnault disse…
Eu também assisti ao filme na segunda-feira passada e adorei...assisti 3 vezes para entendê-lo melhor...será que tudo era um sonho dele no final??? Lembram-se de que qdo. o totem (ou piorra??) continuasse a rodar então tudo seria um sonho e o final estava assim...mas creio que o diretor do filme queria esta abordagem de dúvidas dos fãs...
Aproveitando a brecha assistam ao filme "Salt" com Angelina Jolie...é uma história de uma aggente sovietica (ela) que trabalha na CIA e é descoberta e caçada e muita ação e adrenalina.
Ron Groo disse…
Não vou assistir ao filme porque eu sempre durmo nos filmes, sejá lá qual for, mas me contento com a opinião de vocês...

E Manu, que coisa heim? Tem mais gente talentosa na familia... Deixa ela escrever mais vezes. hehehe
Rart og Grotesk disse…
Esse filme achei ótimo! Mas é um mistério essa coisa de sonho mesmo...Então os homens sonham 15% a mais com outros homens? interessante!
E nao conhecia essa coisa de anima e animus.

Esses dias sonhei que tava tropeçando na calçada e ia cair e então acordei assustada, mas estranho que na hora era tão real, eu me sentia caindo mesmo!
ótimo post!
Bjos e valeu pela visita!
http://artegrotesca.blogspot.com
Manu disse…
Obrigada pessoal. A Mi vai ler os comentários hoje um pouco mais tarde.

Enquanto isso: Fernando... Salt? Valeu a dica.

Groo, foi bom que vc escrevesse isso, pois a criatura da minha irmã acha que escreve mal. Assim posso pedir mais textos com certeza. ^^

Denise realmente sonhos são um mistério. Esse tipo de sonho que teve é de sensação mais real que tem.

Obrigada a todos pelos comentários.
Abs!

Postagens mais visitadas deste blog

Aquaman post

Corrente Musical de A a Z: ZZ Top

Boas festas 2021!