Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Demorei realmente. Primeiro porque eu gosto de cinema menos tumultuado e segundo porque uma semana depois estaria com uma menor quantidade de fãs enlouquecidos por lá. (Ainda foi o dia de folga do pessoal de casa que queria ver também).
Minha crítica vai ficar meio sem noção, sem graça e talvez inútil. Explico por que.
Eu não sei se gostei do filme. Como leitora dos livros e amante de cinema eu me diverti horrores. Porém, como fiz questão de não ver nenhum trailer do filme para não criar expectativas, enquanto assistia não me dei o direito de ficar caçando defeitos e furos de roteiro.
O filme é extenso. Pouco mais de 2 horas e meia. Mas não é cansativo. (Óbvio que é para aquele ser que detesta qualquer coisa relacionada ao Harry Potter.)
Em questão, o livro é um dos mais bem elaborados em termos de informações.
No filme ele não parece confuso para quem é fã, mas para quem nada sabe sobre o livro fica perdido em certas partes corridas.
Há pequenas mudanças. Uma delas é a cena inicial, que não se encontra no livro. Outra, que pode parecer irrelevante, é a cena do Expresso Hogwarts. Harry não é encontrado lá por Luna Lovegood como no filme, e sim por Ninfadora Tonks.
Muito do livro foi passado por cima, de forma muito rápida (como qualquer adaptação de livro muita coisa fica de fora). O que fica intenso são os romances. Ok, é muito legal e divertida essa parte, mas ficou muito intenso ao mostrar esse lado da trama, e quando o momento possibilitou seriedade para desenvolver o objetivo (do livro) que era as instruções de Dumbledore e a idéia das horcruxes, foi muitíssimo rápido. Claro, para quem prestou atenção um pouco não se sentiu perdido, mas muitos saíram do cinema em que eu estava com comentários do tipo: “ah, o que eu entendi foi (...) bom, na verdade... preciso ver de novo”.

Chamo atenção para Daniel Radcliffe. Ele realmente se tornou um excelente ator. Ele é o coração do filme, não por ser o Harry Potter, mas por ele simplesmente ter evoluído como ator de uma forma que o deixa a status dos melhores do filme. Os dois primeiros filmes, ele era aquele garotinho que falava bem o texto. Aos poucos houve uma boa idéia de evolução. Em a Ordem da Fênix, muito ainda podia ser explorado de sua capacidade. Mas só em Enigma do Príncipe em que ele alcançou a supremacia. Os palcos londrinos fizeram bem ao jovem ator!^^
Michael Gambon, como Dumbledore também mostrou-se o verdadeiro personagem que conhecemos pelo livro. Antes ele parecia um mago agitado demais para idade. E ele mostrou sendo a alma do filme, como Dumbledore é a alma do livro, e assim não poderia ter outro efeito nas telonas. A cena final e emocionante é rápida. Se na Ordem da Fênix o diretor Yates exagerou na prolongamento do fim, dessa vez ele pecou por estender o irrelevante. Os "namoricos".

Emma Watson ficou de lado no filme pela primeira vez. São poucas as cenas com a atriz. Se Grint ficou apagado em Ordem da Fênix, Emma ficou sem vez em Enigma do Príncipe.
O personagem que deveria ser principal, ao lado de Dumbledore, era Severo Snape, interpretado pelo magnífico Alan Rickman. Poderia ter mais cenas dele. Mas de qualquer forma ele é espetacular em suas poucas cenas.
Com diversão a valer no filme, ainda receio não saber dar uma nota. Talvez entre 7 e 9.
E como o moço do cinema disse, eu finalizo meus comentários: “Bom, na verdade... eu preciso ver de novo.” ^^
Boa quarta-feira!
Trilha sonora do post: Nightwish - Amaranth
Comentários
Quanto a Daniel, simplesmente perfeito!!! Ele é demais!!!
De resto, vc foi perfeita amiga!!!
BTW, ótima trilha!!!! hehehehe
bjs. Ludy
Decepcionada, mas ao mesmo tempo esperava bem isso.
Obrigada pelo comentário amiga!^^
abs!