Heavy Metal: um estilo de vida ou subversão?
Quem já não foi apontado ou criticado por algum ato na vida?
Enfim os headbangers (ou metaleiros como diz os menos informados) são alvo de crítica e até mesmo chacota em toda parte do mundo e isso é fato.
O post anterior foi colocado aqui de forma proposital.
Uma comparação com o que pode ser tratado e encarado com erudito melhora muito o lado de quem curte heavy metal. Podemos até acreditar que um dia headbangers possam ser tratados com respeito como qualquer outro adepto a qualquer estilo de música.
Estereotipar é característica de 11 entre 10 seres humanos. Quando não se conhece nada sobre então nem se fala.
Por muito tempo, desde o surgimento de Black Sabbath (com certeza os precursores dessa idéia de música pesada) o som foi tratado à época (e até hoje, por que não?) por fanáticos religiosos. Para eles a teoria girava em torno de que esse era o som de acesso ao Diabo.
Há inúmeras teorias sobre isso e pretendo até estender essa história mais adiante.
Até por que é uma discussão essa que daria muito, mas muito comentário. O porque disso realmente não tem explicação lógica e/ou científica. Cada um terá uma concepção para isso.
Mas em regra ou fora dela, o fato é que ouvintes de heavy metal são pessoas normais, como eu e você. Sem estereótipos. Para uns é sua filosofia de vida, sua forma e identidade em notas musicais. Para outros é apenas o som que te alegra e te faz sentir vontade de encarar o dia por exemplo.
Sou fã confessa de heavy metal a alguns anos. Admiro muito o estilo bem como seus músicos. Quem pouco conhecimento tem sobre música pode dizer que é um estilo peculiar e não assim tão simples e fácil.
Nesse ponto creio que heavy metal se compara mais a música clássica do que imaginamos, não só apenas nos aspectos psicológicos retratados na reportagem mas sim na forma de execução musical. Música clássica é complexa, requer muito estudo, muito empenho, muito gosto, muita vontade, muito talento, muita espiritualidade seja você ouvinte ou músico. Heavy metal se encaixa da mesma forma nesses quesitos.
Eu particularmente respondo, sempre quando perguntada sobre meu estilo de música favorito, a mesma coisa: gosto de música boa! Heavy metal e suas vertentes, clássico e certas coisas que não se enquadram nesses quesitos mas que são admiráveis.
Não é preciso sair de roupa preta, com coturnos ou botas, cintos e pulseiras, maquiagens e afins. Não é preciso profanar o Diabo e dizer que é ateu e sair em busca de queimar igrejas. Não é preciso se trancar no quarto e "bater cabelo" até cair de cansaço e torcicolo. Nada disso é necessário para se firmar como um headbanger.
Você pode ir contra a maré e ser sim uma pessoa normal aos olhos da sociedade preconceituosa e chegar na sua casa e colocar a música Enter Sandman do Metallica no seu som no último volume e correr para cozinha para fazer um lanche.
Ser headbanger é ser fiel ao som que você ouve, sem ser obrigado a se fantasiar ou dar ouvidos a quem acha que você é subversivo. Você é sensato e se garante.
Subversão e/ou perversão é achar que as músicas da Mulher Melancia são músicas.
Grande abraço a todos!^^
Comentários
Hurricane 2000 é fantástica e Wind of Change quase me fez chorar quando a ouvi pela primeira vez!!!
Preconceito é normal!!! o que me impressiona são os códigos internos: maneira de se vestir e gírias...
Estilo é algo pessoal, não dá para padronizar!!!
Manu, vc gosta de bandas nacionais? Tipo Jota Quest, Skank (música mineira da boa,rsrs, ao menos pra mim que curto).
Beijos amiga!
Eu adoro Scorpions é muito bom. Está na lista de favoritos aqui do lado hehe!^^
Patrícia, eu achava legal Skank qd começou q tinha umas letras mais doidas, agora temo q tenham ficado muito comercial mas ainda muito bons.São excelentes músicos. J-Quest tbm. As primeiras músicas, do disco Planeta dos Macacos são muito divertidas.^^ Minas é minas hehehehe!XD
Latueiro!! Sim essas músicas/bandas mais antigas são mesmo boas!^^ Eu gosto muito do Genesis e dos q citou claro. Assim q eu postar algo sobre essa bandas pode deixar q deixo vc sobre aviso!
Brigadão amigos!!Bjs e bom fds!
- Sou exactamente assim. Não torno Metal numa coisa comercial, nem preciso de me vestir sempre de preto, porque eu sei que no fundo sou leal ao Heavy Metal. Normalmente as mulheres que gostam de Heavy Metal são logo góticas, pois eu não. Nada de goticismos, e essas coisas comerciais, prefiro o Metal ao seu estado mais puro!
"Ser headbanger é ser fiel ao som que você ouve, sem ser obrigado a se fantasiar ou dar ouvidos a quem acha que você é subversivo. "
- Amén to that!
Hail from Portugal! ^^
É isso aí!
Bjos...
Ao contrário do seu gato eu consigo cochilar com músicas de metal.XD Não sou de ficar enlouquecida em shows pulando, batendo cabelo, até pq minha anatomia não permite isso haha XD.
Não sou fanática só por heavy metal, apenas é o estilo q tenho mais afinidade. Adoro música clássica tbm. Ouço bandas conceituadas e não do ramo do metal, como U2. Gosto de músicas dos Anos 80. Ouço Ana Carolina pq acho sua voz muito boa. Oras, música boa pode ser de qq estilo. Desde q mereça ser chamada de música!
Abraço!